Esqueceu a senha?

O Espírito Santo é uma força ativa?

por Pr. João Flávio Martinez - dom mar 15, 12:06 am

TJs ct_revistas_002

Gênesis 1:1,2 – No princípio criou Deus os céus e a terra. Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia; e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia‑se por cima da superfície das águas. (Tradução do Novo Mundo, grifo acrescentado.)

As testemunhas de Jeová usam este versículo para atacar a fé cristã na questão da personalidade do Espírito Santo. A maioria das traduções do versículo 2 dizem que “o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. Mas a sociedade Torre de Vigia tem ensinado a seus seguidores que o Espírito Santo é meramente uma força impessoal a serviço de Deus. Para provar isto a seus ouvintes as testemunhas de Jeová citam este versículo segundo a Tradução do Novo Mundo. Esta é uma situação na qual uma testemunha de Jeová não precisa distorcer as Escrituras para encaixar as doutrinas que aprendeu. O versículo vem pré‑distorcido em sua própria Tradução do Novo Mundo. Em outros textos, a tradução da Torre de Vigia fala do “espírito santo”, escrito em minúsculas.

Para responder à alegação da testemunha de Jeová de que o Espírito Santo é uma mera  força  impessoal, enfatize  que a  Bíblia  repetidamente  se  refere  ao Espírito Santo como tendo atributos pessoais. Por exemplo, mesmo a Tradução do Novo Mundo revela que o Espírito Santo fala (At. 13:2), dá testemunho (João 15:26), fala as coisas que ouve (João 16:13), sente‑se magoado (Is. 63:10) e assim por diante.

  • Ficaram eles “cheios” duma pessoa? Não, mas ficaram cheios da força ativa de Deus. (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra página 40)… Então e Espírito Santo não é uma pessoa… Mas será?…

É claro que a Bíblia usa aí uma figura de linguagem onde toma a parte pelo todo. Efésios 1:23 diz que Deus “preenche todas as coisas”, o que concorda com Atos 2:4.

Romanos 8.11 diz que o Espírito Santo mora ou reside em nós, assim como Efésios 3.17 diz que Cristo reside em nossos corações, da mesma forma que João 14.23 também fala da habitação em nós tanto do Pai, quanto do Filho. Nada disso faz com que o Pai e o Filho deixem de ser pessoas. O que dizer da legião de demônios que se apossou de uma só pessoa? Até mesmo as TJs defendem a personalidade dos demônios. Lançando mão de tal raciocínio tão pouco Satanás seria uma pessoa, pois diz a Bíblia que ele entrou em Judas (Lucas 22.3).

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement