Esqueceu a senha?

O Espírito Santo foi dado antes do Pentecostes?

por Artigo compilado - sáb fev 01, 12:10 am

espirito-santo-blog

JOÃO 20.22 – O Espírito Santo foi dado aos discípulos antes do Pentecostes?

PROBLEMA:

Em Atos, os apóstolos foram informados de que deveriam esperar até que recebessem o Espírito Santo, o que aconteceu no dia de Pentecostes (At 1:4-8; cf. 2:1-2). Contudo, mesmo antes de sua ascensão, Jesus soprou sobre os seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo”(Jo 20:22). Foi então que eles receberam o Espírito Santo, e não nb dia de Pentecostes?

SOLUÇÃO:

Primeiro, a passagem de João é uma daquelas difíceis, que não possui outras paralelas, e não é fácil saber exatamente o seu significado. Como deve ser com toda passagem obscura, não devemos basear nela nenhum ensino importante.

Segundo, alguns eruditos acreditam que o imperativo “recebei” tem a intenção de denotar um futuro “recebereis”. Sendo assim, não há conflito algum.

Terceiro, mesmo que Jesus estivesse dizendo que eles estariam recebendo o Espírito Santo naquele momento (em João 20:22), aparentemente havia um sentido diferente nesse recebimento. O Espírito estava sendo dado para que eles perdoassem os pecados (cf. v. 23). Mas depois o Espírito seria dado para capacitá-los com “poder”, para serem “testemunhas” de Jesus “até os confins da terra” (At 1:8).

Quarto, a promessa em João era de que o Espírito viria habitar neles (cf. Jo 14:16), não que os estivesse batizando (At 1:5; cf. 1 Co 12:13), que é um ato diferente do Espírito Santo. Nesse sentido, então não há conflito algum entre as duas passagens, já que elas falam de diferentes atividades do Espírito, que os discípulos receberam em tempos diferentes.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement