O fatalismo assassino
por Pr. João Flávio Martinez - sáb out 31, 4:36 pm
- Comentários
- 2705 views
- Tweetar
Além do ateísmo Europeu, podemos acusar o fatalismo de corroborar com as maiores crueldades da cristandade:
AGOSTINHO (354 – 430), O primeiro a ensinar o predestinacionista fatalista, antes dele ninguém mais havia elaborado tal cosmovisão – resultado: milhares de donatistas (cristãos do norte da África) mortos com requinte de crueldade – o tal “sando” de santo teve muito pouco… Confira na Biografia de Santo Agostinho, Peter Brown.
TOMÁS DE AQUINO (1225 – 1274), predestinacionista fatalista – resultado: Teólogo da Santa Inquisição corroborou com a morte de milhares de pessoas e do pior jeito… Confira em “História da Inquisição”, de Luiz Roberto Lopez.
LUTERO (1483 – 1546), no início, predestinacionista fatalista – Em seu escrito “Contra os bandos rapaces de camponeses”, Lutero exortou os príncipes a matarem dos lavradores COMO CÃES DANADOS. O conselho foi seguido em toda a parte, de modo que a sublevação só foi dominada em 1525, após verdadeiros massacres em massa, sem misericórdia e sem julgamento.
CALVINO (1509 – 1564), predestinacionista fatalista – resultado: só na sua gestão em Genebra, fora as demais crueldades, 58 assassinatos – incluindo a injustificável morte de Miguel Servet… Já o calvinismo em si vitimou 18 mil arminianos… Confira em várias obras, como: “O Unitário” da Editora Jorge Zahar; “Uma Consciência contra a Violência: Castellion contra Calvino”, de Stefan Sweig; “Contra Libellum Calvini”, Sébastien de Castellion, 1554; “História da Civilização Ocidental”, Burns; “O Outro Lado do Calvinismo, Vance – Etc…
Só o fatalismo pode promover as reflexões que segue: “Deus provoca adultério, blasfêmias, mentiras.” (Piscat. Responsio ad Apologiam Bertii.) “Ele fornece aos homens maus oportunidades para pecar, e inclina seus corações para isso. Ele cega-os, engana-os, seduze-os. Ele, trabalhando em seus corações, inclina-os e incita-os a praticarem o mal.” (Pet. Martyr. Ver. Comment. in Rom. pp. 36, 413.) Assim, “ladrões, assassinos, e outros malfeitores são instrumentos de Deus, que ele usa para executar o que decretou em si mesmo.” (As Institutas de Calvino, 1.17.5.)
Ou seja, a predestinação fatalista, além de condenada em Orange em 529 como uma heresia que afronta a santidade de Deus devido a sua malignidade, trouxe um rastro de sangue junto e uma teologia doente. Lamentável!
João Wesley endereçou a seguinte mensagem aos predestinacionistas: “Ah! pobre predestinacionista! Se você. é sincero para com a sua doutrina – a eleição, ela não pode confortá-lo! Pois, quem sabe se você pertence ou não ao número dos eleitos? Se não, você também está no sumidouro. Qual é a sua esperança? Onde está o seu socorro? Deus não representa socorro para você. O seu Deus! Não, ele não é seu, nunca foi e nunca será. Ele que o fez, o criou, não tem piedade de você. Ele o fez para este fim: condená-lo; para atirá-lo de cabeça para bai- xo no lago que arde com fogo e enxofre! Este foi preparado para você desde que o mundo começou a existir! Para este você está reservado em cadeias de trevas até que o decreto se cumpra, até que, de acordo com a sua vontade eterna, imutável e irresistível, você gema, uive e se contorça nas ondas de fogo e diga blasfêmias contra o seu desejo!” “Ó Deus! até quando esta doutrina existirá!”. Coletânea da Teologia de João Wesley – Compiladores Burtner e Chiles, Setor de Publicações da Pastoral Bennett. 2a. Edição, 1995, página 51. Extraído de “Um pensamento sobre a necessidade”, VI, 6 (X,480).
Bem, por isso, por ter uma Bíblia em casa e ser livre a minha opinião – NÃO SOU UM CALVINISTA FATALISTA, graças a Deus!!!
- Comentários
- 2705 views
- Tweetar
Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.
Talvez herança do catolicismo, medo de perder posições, ou outras fraquezas humanas. Pois um verdadeiro cristão que crê que Deus predestina pessoas jamais impõe sua religião a outrem. Seria ilógico.
a paz do Senhor
Por que tanto odio a uma doutrina bíblica, como é a eleição, se um dia vier a mudar de posição, como aconteceu com Piper, Sproul etc etc, como ficaram seus artigos? Lute contra as seitas e não contra a realidade de um Deus Soberano que tem direitos totais sobre a criação
aonde está escrito explicitamente que “Deus é soberano” ? Contudo eu Lí explicitamente na Biblia que “Deus é Amor.” 1 João 4:8
Não colou, volte para sua sala de projetos heréticos e estude mais boa sorte da próxima vez.