Esqueceu a senha?

O filho da perdição era um predestinado?

por Artigo compilado - seg out 26, 2:37 pm

judas-thebible

A expressão ‘filho da perdição’ proferida por Jesus na oração sacerdotal, se referia a Judas exclusivamente? Está implícita alguma ideia de predestinação nessa passagem?

Na oração sacerdotal, proferida pelo Senhor Jesus no capítulo 17 do Evangelho de João, encontramos a expressão “filho da perdição” (verso 12). Trata-se de um hebraísmo, um modo de expressão da língua hebraica, encontrado especialmente na Bíblia.

No hebraico, era comum designar os moradores de um local ou de um país como filhos. Exemplos: “filhos de Sião” (Lamentações 4.2) e “filhos de Belém” (Esdras 2.21). O termo era usado também como forma de referir-se aos membros de uma classe de profissionais. Exemplos: “filho de um perfumista” (Neemias 3.8) e “filho dos cantores e dos que adoram o mesmo Deus” (Números 21.29). Também é uma maneira de expor qualidades morais, como nas expressões “filho de Belial” (1Samuel 25.17), “filho da Paz” (Lucas 10.6) e “filho da perdição” (João 17.12), que se enquadra perfeitamente na forma hebraica de falar.

“filho da perdição” não diz respeito à eleição de uma pessoa à perda da Salvação, pois se Judas Iscariotes o quisesse, poderia ter escolhido outro caminho. Ele “deu lugar ao Diabo”, como lemos em João 13.21-30. O versículo 27, especialmente, diz que, depois de ter recebido o pedaço de pão umedecido no vinagre “entrou nele Satanás”.

Judas Iscariotes teve chance de escolher e escolheu errado. Ele se perdeu. Não foi preferido para ser o traidor. Se ele tivesse resistido ao Diabo, este teria fugido dele (Tiago 4.7). Isso funciona para todos.

A Salvação é anunciada para todo mundo e é para todos (João 3.16). O problema é que um número considerável de pessoas rejeita a Salvação, tornando-se, por escolha própria, “filho da perdição”.

Em 2Tessalonicenses, encontramos o apóstolo Paulo novamente usando a expressão “filho da perdição” (2Tessalonicenses 2.3). Este filho perdido tem um sentido escatológico, referindo-se a um homem que será cheio do poder do Diabo (2Tessalonicenses 2.9). Em Apocalipse 13.4, lemos que “o dragão deu à besta o seu poder”. Em Apocalipse 12.9, vemos o dragão identificado como sendo a “antiga serpente”, o “Diabo” e “Satanás”, que engana todo o mundo.

Ninguém se perde por um engano de Deus. Deus nunca salva nenhuma pes­soa por engano. To­dos têm a mesma chance. Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conheci­mento da verdade (lTm 2.4), porque a sua graça salvadora se manifestou a to­dos os homens (Tt 2.11). Mas a este desejo de Deus exi-ge-se uma resposta positiva dos homens. O Iscariotes respondeu negati­vamente, tornando-se um “filho da perdição”.

Jesus não estava dizendo que essa perda não era uma descaracterização do seu poder de guardar, na qualidade de pastor do rebanho. Antes, o que realmente ocorreu é que Judas nunca lhe pertencera realmente. O pensamento de perdição é o contrário do de preservação, e o termo “perdição” é da mesma raiz do termo “perdido”. Judas não fora preservado porque nunca o quisera. Por isso ele era o “filho da perdição”.

Pr. Gilberto Gil Rebelo


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

12 Comentários

Comentários 1 - 12 de 12Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Antes de ser traidor, Iscariotes roubava as ofertas que o grupo de Jesus recebia, pois ele tinha a bolsa João 12:6. Se Iscariotes foi “um predestinado” então Deus o fez ladrão e furtador ? Deus é Pai das Luzes como Ele poderia direcionar uma pessoa praticar o mau ? Tg.1:17

  2. Na verdade, judas já estava predestinado para a perdiçaõ, porque Deus já sabe o futuro de muitos, mesmo sendo evangelizados, o evangelho não encontra lugar nesses corações e Deus já sabia que não encontraria lugar no coração de judas, mesmo andando e ouvindo Jesus.

    1. Logicamente Deus sabia de tudo, mas não houve predestinação fatalista e arbitraria quanto a Judas, pois Deus não seria contraditório quando disse “escolhe pois a vida” Deuteronômio 30:19
      Deus quis que Judas escolhesse a “vida” mas Judas seguiu seu próprio caminho. At.1:25

  3. Discordo
    Jo.17:12 Jesus afirma o filho da perdição e Judas
    Sl. 41:9 conta profecia do que ia acontecer com Jesus e Judas
    Jo. 13:18 Jesus diz que escolhe os seus
    Mt. 13:37-39 explica que a pessoa nasce joio ou nasce trigo e quem semeia o trigo é Jesus e quem semeia o joio é o inimigo.

  4. +
    Jó 2:10 já reconheceu que o bem e o mal vem de Deus
    Is.45:7 O próprio Deus diz que faz todas as coisas forma luz e trevas faz a paz e o mal
    Ex.4:11 O próprio Deus diz a Moisés que fez o surdo e mudo e e concede vista ou torna cega uma pessoa

  5. Deus É soberano e não temos como brigar com Ele por ser quem Ele é.

  6. Jenifer qui ago 11 at 7:06 pm “Deus É soberano não temos como brigar com Ele por ser quem Ele é

    Antes de Deus Ser Soberano, Ele é Amor, nunca leu? ““Deus é amor” (1 João 4:8)” Será que Deus está tão preocupado assim com Soberania? Filipenses 2:7 (o esvaziamento).

  7. Jenifer qui ago 11 at 7:06 pm O próprio Deus diz que faz todas as coisas forma luz e trevas faz a paz e o mal.

    Então na sua cabeça calvinesca, Deus cria o mal ? Então se um estuprador te atacar então foi Deus que criou isso para você ? Deixa de ser otária. sua cabeçuda !

  8. Sim foi . Porque tudo é dele por ele e para ele. Ele faz o que quer e como quer pra mostrar o seu poder.

  9. Caro pastor Juds era como nós, em sua oração sacerdotal Cristo não faz a oração pelo mundo mas por aqueles que Deus lhe deste, o próprio Cristo, lhe permite a entrada de satanás, Quem endureceu faraó?

  10. Queria só corrigir que deus nao criou o mal o proprio homem escolheu ser mal quando no jardim deu ouvidos a serpente o anjo caiodo escolheu ser mal ele tinha tudo mais queria sempre mais,queria esta acima do soberano e grande deus:
    Gn1:25deus fez tudo de melhor
    Gn1:5Eva escolheu comer.

  11. ninguem nasce joio ou trigo.apartir do momento q vc faz a sua descisao,e trilha firme naquele caminho,ai sim,vc vai ser joio,ou trigo.se vc faz a vontade de Deus,..sera um joio,se esta so enfiltrado n meio do povo de deus,e claro q e trigo…e so cabe a ele separar.

Comentários 1 - 12 de 12Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement