Esqueceu a senha?

O Homem de Piltdown: Apenas uma fraude

por Pr. João Flávio Martinez - dom set 09, 10:06 pm

O embuste de Piltdown é repetido aqui, não com o intuito de ridicularizar os envolvidos, mas para mostrar que a expectativa de que o fóssil humano se assemelha ao macaco pode levar a falsas conclusões. Quando alguém espera um determinado resultado, incorre em rejeitar o óbvio.

Em 1912, William Dawson e Woodward anunciaram a descoberta de um homem semelhante ao macaco, nos rochedos do planalto de Kent, na Inglaterra. O crânio fóssil estava quebrado mas praticamente completo e essencialmente humano. A mandíbula, por outro lado, parecia-se muito com a do macaco. Junto ao crânio, encontravam-se ossos de um mamífero, ferramentas de pedra e um osso de elefante afiado na ponta.

Imediatamente, alguns cientistas disseram que a mandíbula não pertencia ao crânio; outros afirmavam, com igual firmeza, que pertencia. Enquanto a discussão prosseguia, foram feitas novas escavações que resultaram na descoberta, em outro local, de dois pedaços de crânio e um dente.

Desde que isto parecia demasiado para uma coincidência, muitos que haviam refutado a descoberta original mudaram de opinião e a aceitaram. Esta aceitação foi feita apesar do dente na segunda descoberta ter sido desgastado artificialmente e um dos fragmentos do crânio parecer parte do encontrado anteriormente. Seda, de fato, muito suspeito encontrar uma parte do crânio original a poucas milhas de distância. Todavia, esses fatos foram desprezados.

Em 1953, Kenneth Oakley completou alguns testes químicos sobre o material. Eles provaram que o crânio e a mandíbula não pertenciam à mesma criatura e que nenhum dos dois correspondia aos ossos de animal encontrados. O homem de Piltdown acabou sendo apenas a união de um crânio humano moderno com mandíbula de um macaco. O material tinha sido tratado quimicamente para parecer velho, assim como os dentes. Ninguém sabe ao certo quem preparou o embuste, mas ele foi capaz de enganar a ciência moderna por mais de quarenta anos. É surpreendente como esses fatos passaram desapercebidos durante quarenta anos!

Veja o vídeo:

Por isso pense nisso!

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” (Gênesis 1:26).

Fontes de pesquisas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_de_Piltdown;
N. Geisler;
J. Macdowel


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Eu Não acredito na teoria da Evolução que é só uma Teoria e teoria Não é prova.Eu acredito que Javé Deus criou o Universo e Criou todos os seres vivos incluído o Homem e a Mulher como esta registrados em Geneses 1-3 no Antigo Testamento.

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement