Esqueceu a senha?

O inferno é a sepultura ou um lugar de tormento?

por Artigo compilado - dom dez 01, 2:01 pm

PROBLEMA: Em Mateus 5:29 Jesus refere-se ao “corpo” sendo “lançado no inferno”, e o salmista fala de “ossos” sendo “espalhados à boca do Seol [inferno]” (SI 141:7, R-IBB). Jacó falou que suas “cãs” desceriam ao inferno [Seol] (Gn 42:38; cf. 44:29,31, R-IBB). Entretanto, Jesus referiu-se ao inferno como um lugar para o qual a alma vai depois da morte, ficando conscientemente em tormentos (Lc 16:22-23). O “inferno” é apenas a sepultura, como as Testemunhas de Jeová e algumas outras seitas ensinam?

SOLUÇÃO: A palavra hebraica sheol, traduzida em algumas versões como inferno, ou transliterada como Seol (R-IBB) ou Xeol (BJ), é traduzida também como “sepultura” (como na ARA, na EC e na SBTB) ou “cova”. Ela significa apenas “o mundo invisível” e pode referir-se tanto à sepultura, onde o corpo fica fora da visão depois do enterro, como ao mundo espiritual, que é invisível aos olhos mortais.

No AT, sheol é usada freqüentemente significando sepultura, já que indica o lugar para onde “ossos” (SI 141:7) e “cãs” (Gn 42:38) vão após a morte. Até mesmo a ressurreição do corpo de Jesus é dita como sendo do “hades” [inferno] (isto é, da sepultura) (At 2:30-31, R-IBB), onde sua carne não viu a corrupção.

Conquanto possa haver no AT algumas alusões ao “inferno” como um mundo espiritual (cf. Pv 9:18; Is 14:9, R-IBB), o “inferno” (em grego: hades) é descrito claramente no NT como um lugar de espíritos que já partiram (almas). Anjos lá estão (2 Pe 2:4), e eles não têm corpos. Seres humanos que não se arrependeram estão lá em conscientes tormentos após sua morte, e os seus corpos estão enterrados (Lc 16:22-25).

No fim aqueles que estiverem no inferno serão lançados no lago de fogo com o diabo, onde “serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (Ap 20:10,14-15). Jesus falou muitas vezes do inferno como sendo um lugar de tormentos conscientes e eternos (cf. Mt 10:28; 11:23; 18:9; 23:15; Mc 9:43,45,47; Lc 12:5; 16:23).

Extraído do livro Manual de Dúvidas e Enigmas da Bíblia – Geisler – Howe.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

9 Comentários

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O inferno é real isso eu não tenho duvida pois a bíblia é muito clara quando jesus disse sobre o inferno. se o inferno não existisse e é um lugar que os humanos não tem consciência um lugar de inatividade cristo é o homem mais mentiroso que já houve na terra.

  2. baseado em Lc 16:22-23, o inferno é um lugar onde as situações se invertem, o rico agora padecia necessidades e estava sofrendo, enquanto que Lazaro estava consolado.
    deve ser também um lugar de surpresas macabras, imagina tanta gente achando que está salvo por pertencer a tal religião, quando morre vai para esse lugar, então é tarde demais quando descobre a verdade (foi enganado a vida toda).
    O inferno não é um teatro do Dante Aligueri, mas tem uma frase dita pelo poeta que parece se encaixar no tema “deixai todas as esperanças, ó vós que entrais [no inferno]”

  3. Ok. Mas está escrito em MT 5 29 “… seja todo o teu corpo lançado no inferno”.
    Se o corpo é matéria e conforme Deus disse que voltará para o pó da terra, como o será lançado no inferno?

    1. Parábola!

    2. Provavel que ai já é o corpo ressuscitado ou seja corpo e alma basta ler bem o verso.

    3. amei sua pergunta, a verdade é que inferno não é nome de lugar mais situação de um lugar Ex: a sepultura é um buraco e a situação ali é infernal.

  4. Sabemos que tanto o salvo como o perdido ressuscitarão. Sendo assim, os salvos sairão para a vida eterna, e os ímpios para a condenação eterna. E na eternidade estarão com corpos imortais.

  5. O maior premio para os homens é a vida, e o maior castigo é a morte; existe vida eterna, mas tormento eterno não existe; em Ap 21:8 fala da 2° morte isto é, depois da ressurreição os impios serão lançados no lago de fogo e morreram novamente, só que desta vez para sempre.

    1. calixto diz “…tormento eterno não existe”

      Eu preferia que você estivesse certo ! entretanto não é isso que a Palavra diz “A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem..” Ap 14:11
      vai estudar mais.

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement