Esqueceu a senha?

O Início do Movimento Nome Sagrado

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - seg set 10, 8:54 pm

Diz a Bíblia Sagrada:

“Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos” – Mateus 24.11

Para Entender o Movimento do Nome Yehoshuah

Surgiu na década de 80 aqui no Brasil, um movimento denominado vulgarmente de “Testemunhas de “Yehoshuah”. Este movimento é uma pequena facção do que é conhecido nos EUA mais popularmente como “Movimento do Nome Sagrado” e que começou por volta de 1920-30 dentro das “Igrejas de Deus do Sétimo Dia”. Aqui no Brasil foi batizado de “Adeptos do Nome Yehoshua e suas Variantes (ASNYV)”

É uma versão hebraizante do cristianismo. Pregam que é errado usar o nome Jesus. Para eles o certo seria sua forma hebraica Yeshua (???), ou a forma mais arcaica Yehoshuah ou ainda Yahoshuah (?????) comum no período anterior ao exílio babilônico.

Segundo esta nova compreensão, todas as demais igrejas cristãs estão erradas. Acreditam que o nome Jesus é de origem pagã, e é em si mesmo uma blasfêmia e difamação do nome sagrado do Redentor. Sendo assim, todos estariam servindo a um falso deus quando invocam o nome Jesus.

O que as Testemunhas de Jeová fazem com o nome “Jeová”, assim o fazem as Testemunhas de Yehoshuah com relação ao Deus-Filho.

O movimento acredita que são os verdadeiros restauradores do nome sagrado Yehoshuah, que considera ser uma verdade adormecida por 2000 anos e que só agora foi restaurada por eles.

Argumentos Apresentados Contra o Uso do Nome Jesus

Esses grupos que se opõem ao uso do nome Jesus argumentam que os apóstolos e as outras pessoas da Igreja Cristã Primitiva jamais ouviram falar neste nome – Jesus. Para rejeitar o nome Jesus baseiam-se nas seguintes conclusões:

1. O bispo católico Jerônimo por ordem do papa Damaso foi quem primeiro introduziu o nome Jesus na Bíblia;

2. Jesus significa “Deus cavalo”;

3. O nome Jesus foi dado em homenagem aos deuses pagãos o grego Zeus, o romano Júpiter e o deus celta Esus;

4. Segundo eles, o nome Jesus somado daria 666;

5. Argumentam que nome não se traduz, somente se translitera.

6. O nome Jesus é falso porque não existia a letra “J” em hebraico.

7. Os judeus que traduziram a Septuaginta foram forçados pelo imperador grego a mudar o nome sagrado do Messias. 

Os Argumentos Apresentados a Favor do Nome Yehôshua

A favor do nome Yehôshua é argumentado que este Nome Sagrado é de origem hebraica e que significa: YEHÔ (YHVH) + SHUA (Salvação). Assim o nome quer dizer “YHVH é salvação”. Desde que as palavras em hebraico advém de raízes que, geralmente, têm três letras, então o nome Yehôshua contém as quatro letras do Tetragrama = YHVH. Assim, o nome do Pai Celestial no Velho Testamento (o Tetragrama) está inserido no nome sagrado Yehôshua, cumprindo, deste modo, o que está escrito em João 17:26, de que o Filho veio para “dar a conhecer” o Nome do Pai.

Uma série de textos bíblicos são citados para substanciar a importância do nome Yehôshua, indicando que existe salvação nesse nome. Nessa linha de pensamento são apresentados textos como Lucas 1:31,24:47;Atos 4:12:
“Salve agraciada… conceberás e darás à luz a um filho, e lhe porás o NOME DE YEHÔSHUAH, e Ele salvará o Seu povo dos seus pecados”

O Nome Jesus para eles, portanto, não tem nenhum valor dentro das Sagradas Escrituras. Conseqüentemente, os verdadeiros filhos de Deus são aqueles que crêem no NOME VERDADEIRO do Redentor, e não naquele outro nome QUE APARECE nas Bíblias de origem católica romana (a Vulgata) e protestante (Almeida).

Acreditam ainda que sobre eles se cumpri a mensagem que foi dita à Igreja de Éfeso em Apocalipse 2:3: “e tens perseverança, e suportaste provas por causa DO MEU NOME, e não desfaleceste”.

No desenrolar deste estudo você irá aprende como se defender dos ataques desta seita.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Olá, prof. Paulo Cristiano da Silva. Agradeço pela postagem. Pergunto:
    a) Alguma das bíblias apologéticas já publicadas trata especificamente dessa seita?
    b) Poderia postar os demais links do estudo?
    Forte abraço, na paz do salvador Jesus Cristo de Nazaré (o único).

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement