Esqueceu a senha?

O Jesus da Bíblia

por Pr. Natanael Rinaldi - ter jun 13, 12:00 pm

Pr. Natanael Rinaldi Responde: O Jesus da Bíblia

—————–

Pergunta: Há pessoas que ensinam sobre Jesus aquilo que ele não é. For exemplo, há aqueles que ensinam que Jesus, antes de vir ao mundo, ou antes de nascer no ventre de Maria, vivia no céu na condição de um anjo, melhor dizendo, Ele era o arcanjo Miguel. A Bíblia declara isso sobre Jesus?

Resposta: Não. Isso não passa de ensino de demônios, porque seria muito pouco afirmar que isso é ensino humano. Bastar ler IICoríntios 11.3, onde Paulo nos informa: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” e Paulo, logo no versículo seguinte (verso 4) continua: “Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado…” Pregar outro Jesus é ensinar que ele antes de vir ao mundo vivia na condição do arcanjo Miguel.

 

Pergunta: Que provas bíblicas o Pastor nos oferece para declarar que Jesus é uma pessoa distinta de Miguel?

Resposta: Observem o seguinte: a Bíblia é taxativa na proibição de adorarmos anjos. Isso se encontra em Apocalipse 22.8-9: E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”. Em Hebreus 1.6 se lê que os anjos adoram Jesus: E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Logo, se Jesus é adorado pelos anjos, e desde que Miguel é um anjo, adorar Jesus sendo ele Miguel, seria idolatria dos anjos. Por outro lado, desde que Jesus é adorado por Miguel, que é um anjo, isso é uma prova cabal de que Jesus não é Miguel.

 

Pergunta: Que outras provas poderiam ser oferecidas de que Jesus é adorado?

Resposta: Apocalipse 5.12-14. Nessa passagem bíblica as criaturas celestiais, que são os anjos, adoram a Jesus. Ora, se Deus e Jesus são adorados conjuntamente, e desde que em Lucas 4.8 se declara que só Deus deve ser adorado, não resta outra conclusão senão admitir a distinção entre Miguel e Jesus, que são distintos: Jesus é Criador (João 1.1-3) e Miguel é uma criatura celestial.

 

Pergunta: Na verdade, se os anjos adoram a Jesus, como pode Jesus ser um anjo? O fato dos anjos adorarem a Jesus implica que eles reconhecem ser Jesus Deus verdadeiro, como lemos em Colossenses 2.9 “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Mas, pergunto: A expressão que aparece no livro de Apocalipse 22.13 “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro” se aplica ao Pai ou a Jesus?

Resposta: É claro que se aplica a Jesus. Basta ler os versos 12 e 20 do mesmo capítulo, que diz: ”Eis que cedo venho e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra” (v.12). “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem Senhor Jesus”. E por fim o verso 16 “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas”.

 

Pergunta: A que conclusão chegamos depois de suas explicações sobre Jesus e Miguel como pessoas distintas?

Resposta: 1) Jesus não pode ser Miguel;

2) Jesus é adorado como Deus pelas criaturas celestiais, os anjos;

3) A Bíblia aplica a Jesus os títulos de “Alfa e Ômega”, “o Princípio e o Fim”, “o Primeiro e o derradeiro”. Ora, essas expressões, com exceção de Alfa e Ômega, que só se encontra em Apocalipse 1.8 e 22.13, são expressões que se aplicam a Jeová no Velho Testamento, como se lê em Isaías 44.6: “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu Sou o último e fora de mim não há Deus”. Jesus e Jeová são duas pessoas, constituindo porém a mesma Divindade.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Jesus é Deus Filho: a Segunda pessoa da Santíssima Trindade.

  2. Quero deixar minha contribuição para reforço com dois textos Ap 12.7,10 e Jd 1.9

    1. no contexto de apocalipse 12 deixa bem claro que o diabo e o dragão e a antiga serpente v.v.9 são as mesmas entidades, contudo nos v.v. 7 e v.v.17 miguel e Jesus são pessoas distintas e NÃO a mesmas pessoas. estude mais, e tire EGW na sua cabeça que entende.

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement