Esqueceu a senha?

O “ligar e desligar” de demônios é bíblico?

por Artigo compilado - ter ago 18, 8:48 am

biblia livros

Uma das expressões mais comuns no Cristianismo contemporâneo é “Está amarrado, Satanás, em nome de Jesus”. No entanto, biblicamente, as expressões “amarrar (ou “ligar”) e “desligar” não têm nada a ver com demônios.

Primeiro, quando Jesus disse aos discípulos: “tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus 16.19), não estava falando sobre demônios, mas sobre disciplina. Em outras palavras, no contexto da disciplina da igreja, aqueles que se arrependem devem ser “ligados”, isto é, restaurados à comunhão. Aqueles que persistem no pecado devem ser “desligados” isto é, retirados da comunhão. Os demônios são totalmente estranhos ao contexto.

Além disso, os seres humanos não têm autorização em lugar nenhum nas Escrituras para “ligar” ou “desligar” (ou, como se costuma dizer, “amarrar” ou “desamarrar”) Satanás. Nem o arcanjo Mguel lidou com Satanás sozinho. Apesar de sua sabedoria e poder, ele clamou a Deus para repreender Satanás. Os cristãos nunca devem achar que são espertos o bastante para se encarregarem de Satanás sozinhos. Ao contrário, como Miguel, eles devem orar: “O Senhor te repreenda”. Finalmente, embora faça sentido pedir ao Senhor para “amarrar” o poder dos demônios, no sentido de frustrar os planos deles contra nós, “desamarrar” Satanás e seus demônios não faz sentido algum. Portanto, só o senso comum já deve ser suficiente para nos convencer de que, biblicamente “amarrar” e “desamarrar” não têm nada a ver com demônios.

 “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão. Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que, pela boca de duas ou três testemunhas, toda palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo, que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18.15-20).

  • HANK HANEGRAAFF

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement