Esqueceu a senha?

O livro de Jó apoia a reencarnação?

por Artigo compilado - sex fev 02, 10:28 am

JÓ 1.20-21 – ESTE VERSÍCULO ENSINA A REENCARNAÇÃO?

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Jó 1.20,21

A Bíblia fala contra a crença da reencarnação (Hb. 9.27), mas aqui Jó fala de uma pessoa retornando a Deus após a sua própria morte. Este é um dos versículos usados pelos espíritas (todas as facções) para apoiar sua doutrina reencarnacionista.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Jó não está se referindo ao “retorno” da alma a outro corpo com a finalidade de viver novamente, mas do retorno do corpo à sepultura, voltando a ser pó pois era pó. Deus disse a Adão que ele “retornaria à terra” pois “porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn. 3.19). O termo hebraico utilizado para “ventre” (shammah) é usado de maneira figurativa na expressão poética de Jó, referindo-se à “terra”. As ideias de “terra” e “ventre” são utilizadas no Salmo 139, referindo-se ao fato de Deus nos ter criado: “Entreteceste-me no ventre de minha mãe”, nas “profundezas da terra” (v. 13,15). Na condição de antigo livro de sabedoria hebreu, Jó acreditava que as pessoas trabalhavam “a partir do dia em que saíam do ventre de sua mãe, até o dia em que retornavam à mãe de todos [isto é, ao ventre da terra]” (Eclesiástico 40.1ss) .Do mesmo modo, Jó utilizava a expressão poética “retornar para lá [isto é, para o ventre de minha mãe]”, referindo-se à terra da qual todos nós viemos, e para a qual todos voltaremos (conforme Ec. 12.7). Mesmo que alguém insistisse na compreensão literal dessa figura de linguagem, não provaria a reencarnação. Apenas poderia mostrar que uma pessoa retorna ao ventre de sua própria mãe após a sua morte, o que é um absurdo. Finalmente, Jó não acreditava na reencarnação em um outro corpo mortal. Ele cria na ressurreição em um corpo imortal (Jó 19.25-26). Ele compreendia que esta carne corruptível seria revestida de um corpo incorruptível (ICo. 15.42-44). A doutrina da reencarnação, em contraste, não diz que as pessoas serão ressuscitadas uma única vez e em um corpo físico imortal; ela é a crença de que a alma será reencarnada muitas vezes em outros diferentes corpos mortais, que morrerão sucessivamente. Portanto, não existe qualquer base para se alegar que Jó acreditava nessa doutrina.

————————–

Fonte: Resposta Às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 2000 – Texto compilado e adaptado pelo Pr. Edison Miranda da Silva. Bíblia Apologética, ICP, 2000.

 


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement