Esqueceu a senha?

O malabarismo do calvinismo sobre o decreto do mal

por Artigo compilado - ter nov 03, 9:24 am

Malabarismo de R.C. Sproul – um dos maus relevantes apologistas do calvinismo, depois de citar a Confissão de Fé de Westminster de que Deus decretou tudo quanto acontece, ele escreveu:

“Nós sabemos que Deus é soberano porque sabemos que Deus é Deus. Portanto, DEVEMOS CONCLUIR QUE DEUS PREORDENOU O PECADO. O que mais podemos concluir? Podemos concluir que a decisão de Deus de permitir que O PECADO ENTRASSE NO MUNDO FOI UMA BOA DECISÃO. Isto não quer dizer que nosso pecado seja uma boa coisa, MAS MERAMENTE QUE A PERMISSÃO DE DEUS PARA QUE PEQUEMOS, O QUE É MAU, É UMA COISA BOA. QUE DEUS PERMITIU O MAL É BOM, MAS O MAL QUE ELE PERMITE AINDA É MAU. O envolvimento de Deus em tudo isto é perfeitamente justo. Nosso envolvimento nisso é mau. O fato de ter Deus decidido permitir que pecássemos não nos absolve de nossa responsabilidade pelo pecado” (Eleitos de Deus, p. 22).

Como isso poderia ser? Compare isso que ele escreveu com o Salmo:

Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal. Salmos 5.4

E com Tiago:

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Tiago 1.13

Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os teus caminhos justos são, Deus é a Verdade e não há nele injustiça; justo e reto é. Deuteronômio 32.4

Realmente, ainda estou tentando entender…

O pecado é mau, mas o preordenar é bom? Que tal lembrar I Coríntios 10.13?

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Willian Lane Craig, no entanto, critica esta lógica calvinista:

“O Determinismo calvinista faz de Deus o autor do pecado e impede a responsabilidade humana. Na visão determinista até o movimento da vontade humana é causado por Deus. Deus move as pessoas a escolherem o mal, e eles não podem fazer o contrário. Deus determina suas escolhas e os faz cometer injustiças. Se é mau constranger outra pessoa a fazer o mal, então, sob esta visão, Deus não é apenas a causa do pecado e do mal, mas torna-se o próprio mal, o que é absurdo. Da mesma forma, toda a responsabilidade humana pelo pecado foi removida, pois, nossas escolhas não são realmente nossas: Deus nos leva a fazê-las. Nós não podemos ser responsáveis por nossas ações, pois nada daquilo que pensamos ou fazemos é realizado por nós.”

Walson Sales via Facebook


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

8 Comentários

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. No AT Deus deu a Lei formal ou letra … No NT deu a Lei do Espírito em ambos os casos Ele reprova o mal ou o mau … como pode Ele criar o pecado e predestinar arbitrariamente pessoas a fazer isso ? É um absurdo essa doutrina do calvinismo, é pior que q.q.seita aqui catalogada.

    1. Olha,  eu sou “calvinista” mas discordo totalmente do pensamento ai, Deus jamais iria criar o pecado e predestinar nossos pecados. Esse é o grande erro de muitos para sempre exaltar a soberania de Deus e colocar o homem no seu lugar, mas acabam exagerando e falando coisas assim.

  2. Depois que li no blog Bereianos que Deus odeia os pecadores e ama somente os eleitos, eu deixei de segui-los. Não sei como é possível pregar o evangelho dizendo: “Deus te odeia, mas se você for eleito, aceite-O, e Ele te amará.”.

    1. calvinismo é doutrina medieval arcaica com o empirismo da época, esse reformador saiu da igreja católica e trouxe consigo essa cultura do arbitrarismo religioso, e se alguém contestava era aplicado algum castigo, um praxe da época, com tempo isso evolui para execuções homicidas.

  3. Uma explicação do assunto por A. Nicodemus. Será diferente de R.C Sproul?http://voltemosaoevangelho.com/blog/2015/09/deus-predestinou-nossos-pecados/

    1. ESSA PESSOA QUE VOCE RECOMENDA É REFERENCIAL SÓ PARA VOCES CALVINISTAS MAS PARA NOS NÃO É. E VEJA PORQUE

      http://www.youtube.com/watch?v=RSRJV7g-aM4

      no video tempo 52:16 minutos, o rev.  chama o Deus-não-calvinista de \”deus banana\” porque ele não seria soberano. 

  4. Isto chega a ser satânico.

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement