Esqueceu a senha?

O Número da Besta na visão adventista

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - qua set 05, 4:29 pm

A Bíblia de fato possui alguns pontos obscuros. As seitas aproveitam essa “dificuldade”, usando justamente essas passagens para extrair delas novas revelações, até então desconhecidas para o mundo. As seitas alimentam esta utopia teológica baseadas na suposição de que Deus esteja através delas revelando “mistérios” para os tempos do fim. Isso é sintomático entre esses movimentos. Essa patologia teológica incurável em algumas seitas tem feito especulações absurdas em torno do número 666. Entre elas está a Igreja Adventista, vejamos:

O Papa é a Besta”:

Para os adventistas o Papa é inquestionavelmente o anticristo. Embora não se possa achar nada de concreto nos escritos de Ellen G. White sobre este cálculo, alguns pioneiros adventistas como Uriah Smith, em seu livro “As profecias do Apocalipse”, já trazia o cálculo do número 666 aplicando-o ao papa.

Fazem isso partindo da premissa de que o papa mudou a lei de Deus, principalmente o quarto mandamento, então chegam a conclusão que ele deve ser o anticristo conforme fala Daniel 7.25.

Para confirmar tal fato era preciso forjar uma ligação de seu nome com o número 666, provando assim que o líder religioso católico seria então a besta apocalíptica. A consequência desta exegese defeituosa é óbvia: provando que o papa é a besta e que ele mudou o sábado para o domingo, os cristãos protestantes que guardam o domingo estariam adorando a besta como afirma o texto de Apocalipse.

Como não conseguiram o resultado usando o nome de nenhum papa, inventaram um título latino que supostamente o papa usaria em sua Tiara, o “VICARIUS FILII DEI” (Vigário do Filho de Deus). Daí a famosa sominha que passou a fazer parte da teologia adventista até hoje:

V I C A R I V S F I L I I D E I
5 + 1 + 100+1+5+ 1+50+1+1 + 500+ 1= 666

Acontece, porém, que esta soma enfrenta algumas dificuldades insuperáveis:
A primeira delas é que a soma correta não dá 666, mas 664. Veja o computo correto:

5+1+100+ IV + 1+50+1+1 + 500+ 1= 664 IV é = 4 e não O 5, COMO XL é = 40 e não 60

A segunda questão é que isto não é o “nome de um homem”, mas o título de uma suposta função que aquele líder católico exerce.

Outrossim, temos que levar em consideração que não se pode provar que tal título existia de fato na Tiara papal. E ao que tudo indica, nem mesmo este corresponde ao nome correto do título, o qual seria corretamente chamado de “Vigário de Cristo” e não Vigário do Filho de Deus.

Outra, o Apocalípse foi escrito em grego e não em latim, conseqüentemente o cálculo deveria ser feito por estas letras. É temeroso acreditar que os os destinatários de João conhecessem o latim já que este era um idioma usado apenas nos territórios do Ocidente Europeu.

Demais disso, pode-se até usando este mesmo cálculo, encaixar a profetisa dos adventistas nele:

E L L E N G O U L D W H I T E
50+50+ 5+50+500 5+5 + 1 = 666 – o número da besta.
Onde “w” é = v,v = 5,5 (tanto é que no nome “Walter” o “W” é lido com som de “V”)

Diante disso, atualmente, muitos teólogos adventistas já não mais associam o número da besta com o título papal.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

38 Comentários

Comentários 1 - 38 de 38Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Embora não  compactuo com o pentecostalismo, um excelente texto sobre o adventismo  do 7* dia é de  Abraão de Almeida O SABADO A LEI E A GRAÇA (CPAD).

  2. Adventistas tem fascinação por calcular o número da besta e aplicar a outrem, e olha agora, o nome da protagoniza também coincide com 666. É gozado que nenhum adventistas comentou nada replicando.

    1. Simplesmente porquê o cálculo não está correto… Depois dos dois primeiros 50 (L) e antes do terceiro não há um “V” representando o 5. 

    2. Jef, você blefa, o calculo está certo…EGW é 666. 

    3. Há gente burra mesmo!
      Jesus afirmou para que não houvessem dúvidas, que 666 é numero de um homem, ou seja, não é um homem em particular, mas o numero de um homem. Como alguém pode ser tão ridículo que nem pensa no que escreve quando fala de um assunto sagrado? Ellen White? Mulher?!?!?!?!

  3. é simples meu querido, não comentamos porque a biblia diz que esse numero (666) é numero de homem, e pelo que eu saiba Ellen White é uma mulher.

    1. Na bíblia a palavra homem se refere ao ser vivente e não ao sexo masculino ou feminino… quando Deus se refere ao homem ele se refere a todos!

  4. 666 é o numero do papa sem duvida querido amigo

  5. É o número da papisa do adventismo Pois não falam nada senão através dela,não diferença dela para o papa!

    1. é o papa porque a biblia num sagrado texto e famosissimo diz: a ninguem chameis de PAI, a não ser o vosso Pai que esta nos céus… e o papa chamamos de PAPA:pai, PADRE:pai… por isso as evidencias de que ele se coloca como reopreasentante de Deus aqui na terra… vigario filho de Deus…666.

    2. nem o papa que a si mesmo nomei-a “pai” sendo assim um herege, e então a EGW ? que a si mesmo declara-se “espirito profecia” ? usurpando um cargo do Espirito Santo / ou espirito de Cristo.
      essa velha faz jus, ela é 666.

    3. A inveja o recalque e a falta do espírito Santo na vida é um caso sério,os adventistas por mais que vocês não queiram estão certos na interpretação bíblica . besta não é o papa é  o sistema,

  6. Como o CACP    GOSTA DE ENGANAR   o principio  do  algarismo romano  ora  utilizado é  a  letra isolada  !!!   portanto   da  666

  7. Vocês viajam, a besta do apocalipse vai aparecer no final dos tempos, isso é bíblico e é um homem.

    “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis” Apocalipse 13:18.

  8. Homens,ignorantes,a sua língua é limitada, bem aventurados os q conhecem a profecia.

  9. O grande problema das religiões atualmente é essa mania de julgar o outro. Se cada um estivesse preocupado em melhorar como pessoa a cada dia, e não em dizer quem é a besta (ainda com acusações insignificantes), o mundo estaria bem melhor e Cristo teria mais bem espaço na sociedade.

  10. Provem onde tem na língua portuguesa dizendo que a letra W pode ser fragmentada em dois V.

  11. Mostrem isso no dicionário, na enciclopédia, etc. Onde está a prova? Gente, não vamos espiritualizar a letra W, ok! Se é W é W, isso é fato..

  12. Ap.13:5 diz que a besta fala blasfêmias…vejam a seguinte citação de estudiosos CATÓLICOS…”O papa é o vigário de Cristo,só ele é soberano dos fiéis. O papa é o rei dos reis e senhor dos senhores…”

  13. “…Por isso ostenta uma tríplice coroa,como o rei do céu,da terra do inferno.Só o papa é chamado SANTÍSSIMO porque é o único que legitimamente é SANTO. O papa é de tão grande dignidade e exaltado que não é um simples homem, é como o MESMO DEUS, O VIGÁRIO DE CRISTO NA TERRA.”

    1. Que o Senhor Te mostre o caminho Certo um dia. Pois ainda precisas duma revelação divina de verdade. existe somente um ser”Espírito Santo ” o qual  intermédia pelos nossos pecados…e não um simples homem eleito por seres caídos como agente. 

  14. Fonte: enciclopédia católica, pronta biblioteca, Vol. 2, artigo papa, pg. 26.

  15. Pois bem. Dito isso, onde tem em algum livro de Ellen G. White onde ela própria diz blasfêmias. Vocês já leram os livros dela? Onde tem escrito tal tipo de blasfêmia em seus livros?

  16. Dn.7:25 diz que essa besta cuidará em mudar os tempos e A LEI. Vamos ver o que os estudiosos CATÓLICOS dizem?

  17. “O papa tem tamanha autoridade e tanto poder que PODE MODIFICAR, EXPLICAR OU INTERPRETAR ATÉ AS LEIS DIVINAS…O papa PODE MUDAR A LEI DIVINA, visto que seu poder não é de homem, mas de Deus, e ele atua como vice-regente de Deus na terra.”

  18. Fonte: traduzido por Lucius Ferraris, “Papa II”, Pronta Biblioteca, Vol. 6, pg. 25-29.

  19. Já vi que aqui alguém apagou o que eu escrevi. Portanto, não tem nenhum crédito esse canal.

  20. Desculpem-me.. talvez a internet aqui não atualizou na velocidade que queria e achei que tinha apagado os textos anteriormente escritos.

  21. Vejam o que Deus disse…escritas por Ele próprio (Ex.31:18)
    Ex.20:8: “Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar.”
    Ex.20:10:”Mas o Sétimo dia é o dia do Senhor TEU DEUS…”

  22. Agora vejam o que o papa disse…
    “…O domingo é o dia da ressurreição, o primeiro dia da nova criação…este dia anuncia O DESCANSO ETERNO DO HOMEM, EM DEUS…”
    Fonte: Carta Encíclica Laudato Si, pg.188.
    Fonte 2: Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 2175.

  23. Sim, até agora não vi ninguém mostrando um texto sequer da Ellen G. White mostrando uma blasfêmia sequer ou qualquer coisa que contradiga com a bíblia. Gentileza mostrar, certo. E eu vou pra sua denominação evangélica protestante.

    1. E L L E N G O U L D W H I T E
      50+50+ 5+50+500 5+5 + 1 = 666 – o número da besta.
      Onde “w” é = v,v = 5,5 (tanto é que no nome “Walter” o “W” é lido com som de “V”)

      booo egw é a besta !

    2. Os adventistas aprendem sempre, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade.

  24. boa tarde, pensa num estudo ruim e fraco é este feito pelo CACP.
    abraços

  25. Leiam os escritos de EGW, e perceberão as contradições, e suas falsas profecias.

  26. Amados diante destes textos citados e de todas essas prova. É impocivel dizer que os adventistas estao errados….. oque acontece aqui é o diabo tentando torcer a palavra de Deus..

  27. Quero repetir aqui as mesmas palavras que Jesus disse, em João 5:39: ´´examinais as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim.“Não podemos meus caros defender uma doutrina apenas pelo o fanatismo ou pelo o costume de praticar tal doutrina.

  28. Vamos ver o desenrolar do resto da historia da terra, ai vamos ter mais segredos revelados.

Comentários 1 - 38 de 38Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement