Esqueceu a senha?

O papel das mulheres no Novo Testamento

por Artigo compilado - sex maio 01, 11:12 am

Intimamente relacionado com a vida comunitária dos primeiros cristãos, rompendo as barreiras entre judeus e gentios é a ênfase colocada, tanto por Jesus como por Paulo em um papel proeminente para as mulheres, pelo menos pelos padrões culturais do seu tempo.

Potencialmente, um dos fatos mais marcantes foi  o de Jesus ter permitido que um grupo delas o  acompanhasse durante o seu ministério itinerante (Lc 8.1-3).

Ao permitir que Maria de Betânia “se assentasse aos seus pés” e aprendesse com os seus ensinamentos (Lc 10.39), Ele a aceitava na qualidade de um estudante da Torá, precisamente um papel normalmente proibido às mulheres pelo judaísmo ortodoxo do século I. E Ele não apenas permitiu o comportamento de Maria, como o elogiou em contraste com a sua irmã Marta, por estar demasiadamente preocupada com os papéis domésticos convencionais (vv. 41,42).

Por outro lado, Jesus não chegou a promover equivocadamente as relações totalmente igualitárias entre os gêneros, pois escolheu apenas homens para formar o seu grupo de Doze seguidores, chamados Apóstolos.

Paulo , também,  mostra incomum abertura para as mulheres nas igrejas. Frequentemente, ele inclui nomes de mulheres entre seus “cooperadores” (vide, especialmente as saudações em Romanos 16.3-16 e Filipenses 4.2,3). Ele reconhece que todos os dons espirituais que Deus dá são para todos os crentes, exatamente como o Espírito decidir distribuí-los (1 Co 12.7-11). Paulo ainda antevê mulheres (missionárias ou fundadoras de igrejas – Romanos 16.7). No entanto, como Jesus, Paulo também traça uma linha limite, e exclui o papel de presbítero para as mulheres, aparentemente a responsabilidade conferida a um presbítero, era o mais alto em nível de autoridade nas igrejas (1 Tm 2.12).

————

Livro: Questões Cruciais do Novo Testamento/ Craig L.Blomerg.

Via Fabiana Ribeiro.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. os Adventistas dizem que os ´´escritos´´ de EGW são inspirados por DEUS , mas Paulo em 1 Co 14:34 diz que a lei ordena que a mulher fique em silêncio na igreja; DEUS entregou a bíblia para os homens. Como DEUS agora entrega os ´´escritos´´ para uma mulher chamada EGW ensinar na IASD ?

  2. Resposta de um adventista (Rodrigo Viana Gonzaga 3 minutos atrás ali nesse texto era um lei ” cultural” pelo fato de ser uma mulher sociedade de cultura influências gregas .Coríntios era cidade grega .ou seja!a lei ali não é universal é pontual de acordo com a cultura local .) canal LQ

  3. Resposta bíblica , para Rodrigo Viana Gonzaga e para os adventistas ,´´ Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor.´´1 Coríntios 14:37 NVI É mandamento de DEUS e não lei de homens! A EIXEGESE Adventista É Explicita !!!

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário