- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

O perigo de expor as autoridades

pregador

No livro de Gênesis, no capítulo 9, do verso 20 ao 27, lemos:

 20  E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. 21  E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. 22  E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. 23  Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do eu pai. 24  E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. 25  E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. 26  E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. 27  Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

O que esse texto nos ensina sobre a importância de respeitar uma autoridade? Vejamos.

Após o dilúvio, já em uma nova vida, aconteceu, certa vez, que Noé exagerou no vinho e ficou bêbado (v21). Um bêbado perde controle sobre si próprio. Nessa situação, Noé tira sua roupa e fica nu. Ao tomar conhecimento disso, Cão, o pai de Canaã, deveria ter ajudado seu pai, coberto o mesmo com suas roupas e encerrado o caso ali mesmo. Entretanto, por algum motivo que desconhecemos, resolveu divulgar isso a seus irmãos, o que constrangeu tanto a seus irmãos quanto ao próprio Noé, pois isso jamais poderia ter sido feito. Era uma regra muito rígida na cultura deles e tal fato acabou marcando negativamente a Cão.

Quando Noé restabeleceu-se de sua embriaguez, isso foi lhe comunicado e ele precisou adotar medidas contra Cão. Noé amaldiçoou Cão e até mesmo suas gerações (v25).

Ora, porque isso ocorreu? Onde estaria o maior problema de tal fato para Deus?

Na exposição que Cão fez da autoridade que Noé representava.

No livro de Romanos, Paulo nos exorta a estarmos sujeitos a autoridade. (Rom 13.1 e 2) e não resistirmos a essas autoridades. Se eu não concordo com alguma autoridade, é melhor deixar de lado, sair debaixo da autoridade do que criticar ou se opor a ela. Biblicamente, quem se opuser a uma autoridade (até mesmo no mundo), se opõe a Deus. É disso que decorreu a maldição imposta a Cão. Esse valor que Deus atribui à autoridade é exatamente o problema que gerou a queda de Cão. A autoridade de Noé foi desnudada. Noé deveria ter sido protegido pelo primeiro que o viu nu, mas isso não ocorreu. Ainda que ele não concordasse com aquilo, o melhor era proteger (como fizeram seus irmãos depois) e, quando Noé estivesse sóbrio, conversasse com ele.

Quando você discordar de seu pastor, converse com ele sobre o ponto de discórdia, não murmure, não critique. Se você continuar com a mesma posição, não fique com ele, mas jamais o exponha. Do mesmo modo, as autoridades seculares são posicionadas pela permissão e autorização de Deus, de modo que é melhor se calar que ficar murmurando, criticando, apontando contra aquela autoridade, pois, ao fazer isso, estará se opondo ao próprio Deus. Deus o abençoe.

[1] [2]Compartilhar [3]