Esqueceu a senha?

O problema do suicídio

por Pr. João Flávio Martinez - seg dez 18, 11:46 am

Faça uma pesquisa no Google sobre a palavra <<SUICÍDIO>> e veja o resultado. É quase uma unanimidade de teólogos que colocam os suicidas no céu. É praticamente uma anistia teológica para tal pecado. Somente o catolicismo se posiciona vendo o ato como um pecado capital. Mas achei também muitos padres dizendo que tal pessoa pode chegar até a salvação via purgatório, ou seja, mesmo os católicos tomistas estão dando anistia parcial ao ato de suicídio. Sinceramente, nunca tinha pensado que tal tema precisasse ser mais bem resolvido ou que teólogos teriam a ‘coragem’ de explicitar tal posicionamento permissivo. Pra mim, a coisa é um tanto volúvel e corrobora com uma consciência eufemizada para o problema do suicídio.

É verdade, ninguém pode ser julgado culpado, caso cometa uma loucura de tirar a própria vida, estando em uma condição de demência. Agora, uma informação, os atos de suicídios são em sua maioria: pensados, arquitetados e muito bem elaborados. Os suicidas escrevem cartas conscientes dos motivos e fatos que o levaram aquele momento crucial. Eles pensam no melhor jeito de execução; tipo de corda ou arma, e até o dia específico para o ato. O suicídio não é, na maioria das vezes, um ato de insanidade ou loucura, mas um desprezo pela própria vida. Oremos e preguemos o evangelho, pois a Graça de Jesus pode livrar o homem do suicídio e da morte eterna.

A Bíblia enxerga o suicídio da mesma forma que um assassinato, em conclusão prática isto é exatamente como se define um suicídio, um auto-assassinato.

  • “… nenhum homicida tem a vida eterna”. 1 João 3.15

  • “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós”. (1 Co 3.17).

Há cinco exemplos de suicídio na Escritura (Juízes 9.52-54; 1Samuel 31.3-5; 2 Samuel 17.23; 1Reis 16.18-19; Mateus 27.3-5) e todos eles estão em um contexto de vergonha e derrota.

Quando o ser humano se encontra em uma condição de pré-suicídio, mesmo que seja um Cristão, podemos supor que isso se deve ao fato de ele ter perdido toda sua fé em DEUS, passando a acreditar que nem mesmo DEUS poderia solucionar os seus problemas.

  • “Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela”. I Co 10.13

Deus (1 João 4.16) é Amor e Fogo Consumidor (Hebreus 12.29), por isso não podemos tentá-lo (Mateus 4.7), deixe que Ele decida seu futuro, e saiba que essas serão sempre as melhores decisões para a sua vida!

Termino estas conjecturas com a nota da Bíblia Defesa da Fé:

“O suicídio envolve a remoção não autorizada de uma vida humana, e, como tal, infringe o mandamento (Ex 20.13). Deus não autoriza e não aprova o suicídio. O apóstolo Paulo impediu que o carcereiro filipense tirasse a própria vida (At 16.27-28). Mas, como no caso de todos os outros pecados (Incluindo a Blasfêmia contra o Espírito Santo, Mt 12.31), o suicídio (consciente) é um pecado que exclui a automaticamente uma pessoa do céu”. (Bíblia Defesa da Fé, Pg. 521, Editora CPAD)


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

4 Comentários

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Pr.JFM, no artigo:”por que eu não devo cometer suicídio “eu disse que penso muito nisso. Tenho depressão!Os que pregam “uma vez salvo, salvo para sempre” usam a história de sansao (em hb é um dos heróis da fé) para dizer que um eleito não pode perder a salvação.Como o sr explica isto ?

    1. além da depressão, tenho pecados( imoralidade sexual) que não consigo abandonar, como sansão, e tenho um problema de um irmão viciado há 17 anos ,  já fiz tudo para ajudar. nada na minha vida melhora ! só lutas e derrotas , não tenho 1 vitória nesta vida! porque não o suicídio?!

    2. Sansão não se suicidou, sua intenção era livrar israel dos seus inimigos e não se matar. E mais, Deus lhe deu força pra agir. Ou seja, Sansão é um herói de guerra e não suicida – ele cumpriu I Jo 3.16.

    3. Sansão não suicidou -se , ele foi levantado por Deus para guerrear e assim ele fez até o fim. 

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement