Esqueceu a senha?

O que a Bíblia diz sobre a fofoca?

por Artigo compilado - dom ago 02, 4:15 pm

A palavra hebraica traduzida como “fofoca” no Antigo Testamento é definida como “alguém que revela segredos; que age como um fofoqueiro ou traficante de escândalo.” Um fofoqueiro é uma pessoa que tem informações privilegiadas sobre outras pessoas e revela essa informação àqueles que não precisam saber. A fofoca é diferente de compartilhar informações de duas maneiras:

1. Intenção. Os fofoqueiros muitas vezes têm o objetivo de se elevar ao custo de fazer com que outras pessoas se pareçam más; também exaltam-se como uma espécie de repositórios de conhecimento.

2. O tipo de informações compartilhadas. Os fofoqueiros falam dos erros e defeitos dos outros, ou revelam detalhes potencialmente embaraçosos ou vergonhosos sobre a vida alheia sem o seu conhecimento ou aprovação. Mesmo se não tiverem má intenção, ainda é fofoca.

No livro de Romanos, Paulo revela a natureza pecaminosa da humanidade ao afirmar como Deus está derramando a Sua ira sobre aqueles que rejeitam as Suas leis. Por terem rejeitado as instruções e direção de Deus, Ele os entregou às suas naturezas pecaminosas. A lista de pecados inclui murmuradores e detratores (Romanos 1:29-32). Podemos ver dessa passagem quão sério o pecado da fofoca é e como isso é uma característica daqueles que estão sob a ira de Deus.

Um outro grupo que era (e ainda é hoje) conhecido por participar em fofoca é as viúvas. Paulo adverte as viúvas para não serem mexeriqueiras ou ociosas. Essas mulheres são conhecidas por serem “não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém” (1 Timóteo 5:12-13). Porque as mulheres têm a tendência de passar muito tempo com outras mulheres em seus lares, trabalhando juntamente e se envolvendo na vida de muitas pessoas, elas escutam e observam uma variedade de conversas e situações que têm o potencial de serem destorcidas, principalmente quando repetidas várias vezes. Paulo afirmou que as viúvas criam o hábito de ir de casa em casa, procurando por algo para ocupar a sua ociosidade. Mãos ociosas são a oficina do diabo, e Deus nos adverte contra deixar que esse pecado entre em nossas vidas. “O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios” (Provérbios 20:19).

As mulheres certamente não são as únicas culpadas de fofocar. Qualquer pessoa pode acabar participando de uma fofoca ao repetir algo escutado em segredo. O livro de Provérbios tem uma longa lista de versículos sobre os perigos da fofoca e potencial dano que pode resultar. “O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto” (Provérbios 11:12-13).

A Bíblia nos diz que “o homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos” (Provérbios 16:28). Muitas amizades já foram destruídas por causa de algum engano que começou com uma fofoca. Aqueles que se entregam a esse comportamento nada mais fazem além de criar confusão e causar ira e amargura, sem falar da dor, entre amigos. Triste dizer que alguns adoram isso e procuram por oportunidades de destruir outras pessoas. Quando confrontados pelo seu hábito, negam essas alegações e respondem com desculpas e racionalizações. Ao invés de admitir o erro, culpam algo ou alguém mais na tentativa de minimizar a seriedade do pecado. “A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre” (Provérbios 18:7-8).

O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias (Provérbios 21:23). Dessa mesma forma devemos guardar nossas línguas e deixar de participar nesse ato pecaminoso de fofocar. Se entregarmos os nossos desejos naturais ao Senhor, Ele vai nos ajudar a permanecer retos. Que todos nós possamos seguir o ensinamento da Bíblia sobre fofocas, mantendo nossas bocas fechadas a menos que seja necessário e adequado falar.

Extraído do site http://www.gotquestions.org/ em 02/08/2015


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

24 Comentários

Comentários 1 - 24 de 24Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Depois que inventaram as redes sociais o campo das fofocas tornou-se muito propicio a esse fenômeno. Tem gente que detalha sua vida particular em facebook e twitter e depois reclama que está sendo “fofocado”. E quem é “celebridade gospel” tem obrigação de dar bom exemplo.

    1. pois é
      estar profetizando datas para o fim do mundo e apontar 2 ou 3 anticristos por m~es tb é fofoca
      bom artigo

    2. R.Soares, não sei se você é um corno ou é um bicha para ficar atrás de homem desse jeito ?
      você não sabe comentar um artigo mas fica defecando bobagens por esse seu teclado profano.
      Sai prá lá jaburu, pensa que sou “besouro rola bosta” para voce ficar dando marcha ré para mim?

    3. sr miguel cuidado com sua lingua
      a sociedade agradece

  2. Concordo com você Santillana, tem pessoas famosas goslpe que expõe sua vida intimada na rede social, anunciando seu pífio “divorcinho” pelos motivos mais fúteis “casei muito cedo” “quero conhecer outras pessoas” Isso é adultério consentido e proclamado em “cima dos eirado.”

    1. Sr absalão
      O Sr criticou as celebridades gospel
      Parabéns
      Existe autocritica no meio protestante

  3. Santillana, concordo com seu comentário sobre o R.Soares, esse “rapaz alegre” que vive perturbando, não sei porque ainda não bloquearam esse vadio elemento que põe ovos de cobra e pariu estes comentários subversivos contra os protestantes e faz apologia a gládio entre mulheres. 

    1. e aí sr absalão
      essa de rapaz alegre foi o sr seu pastor que ensinou?
      diz pro seu pastor comentar sobre os gays esfaqueados na parada de Jerusalem
      será uma boa
      e pare de copiar as mentiras do sr miguel sobre mim
      diz o apocalipse que mentirosos não herdam o céu certo?
      pense por SUA cabeça

  4. AH AH AH esse soares só leva sabugo parece muleh de malandro.

  5. AH AH AH esse soares só leva sabugo parece muleh de malandro.

    1. olá sra eduarda
      como tem passado?
      já deixou de idolatrar pastor?
      faço votos que sim

    2. AH AH coitado !
      cê para muleh quando o jota-cê-pê escreve cê fica assanhado.

    3. sra eduarda
      obrigado pela deferencia a minhas palavras

  6. Muitas almas salvas, batismos com o espirito santo, curas divina, um presente de Deus.

  7. se olhar para os seus próprios horários seria bom, se eu falar que fui em visitar um tal lugar e já voltei, fica a critério de quem lê se acredita ou não pois não tenho como provar isso, o que acontece muito hoje são pessoas que gostam de exaltar a sua própria virtude. 

  8. Absalão,
    Eu deveria ter escrito da seguinte forma:
    ”ALGUMAS” sem generalizar.
    Quanto exaltar a minha virtude, ir para a igreja os 7 dias da semanas não me glorifica pois não somos salvos por ir a igreja, estar em todos os cultos, congressos e seminários. mas o que eu vi aqui foi que…

    1. …algumas pessoas estavam arengando em um horário em que deveriam estar no culto. mas pelos horários de seus comentários vc realmente foi visitar esse tal lugar. se lhe ofendi vamos esquecer isso.

    2. deixe que eles rosnem
      boa noite
      e otimos congressos mais

    3. Tyago, eu acredito em você.

      mas não posso dizer o mesmo do soares que se intromete nos comentários latindo sem parar como cachorro louco. imaginando ser um paladino cristão, e gosta de ver violentas briga de mulher na TV, e diz que é cristão, Que infeliz deve ser a mãe deste !

    4. sra receheine

      modere suas palavras a sociedade agradece

    5. absalão
      acredito que seu pai e sua mãe lhe deram educação
      mas a idolatria ao pastor lhe prejudicou
      saia dessa

  9. pára de latir soares … e ainda ensina ser cachorro rosnento. como disse a duda, você tá farto de sabugo e ainda assim não cria vergonha nessa cara. 

    1. sra recheine
      a senhora e a sra duda moderem suas palavras
      a sociedade agradece

    2. sra recheine
      a senhora e a sra duda moderem suas palavras
      a cristandade agradece

Comentários 1 - 24 de 24Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement