Esqueceu a senha?

O que acontece na morte?

por Pr. Natanael Rinaldi - sex maio 19, 8:54 am

Pergunta: Alguns grupos religiosos ensinam que o espírito do homem é a sua força de vida e que no estado morto, tanto os humanos como os animais estão na mesma condição de inconsciência total. Isso está certo à luz da Bíblia?

Resposta: Com a morte do homem, separam-se imediatamente o espírito do corpo, conforme ensina Eclesiastes 12.7 “E o pó volte à terra como era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.

Pergunta: Existe qualquer outra passagem bíblica que diga que o espírito sai do corpo quando o homem morre?

Resposta: Sim. Em Gênesis 35.18 lemos: “E aconteceu, que saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou o seu nome Benjamin.

Pergunta: Pode-se citar mais algum versículo que prove que na morte a alma ou o espírito se separa do corpo?

Resposta: Sim, temos o caso do filho da viúva de Sarepta, em IReis 17.21, onde o profeta Elias assim orou: “Ó Senhor Deus, rogo-te que torne a alma do menino a entrar nele. Pois a alma tinha saído ao menino, porque ele havia morrido”.

Pergunta: Deus ouviu a voz de Elias?

Resposta: Sim, pois está escrito: “E o Senhor ouviu a voz de Elias e a alma tornou a entrar no menino e reviveu” (IReis 17.22).

Pergunta: Pode-se provar pela Bíblia que a alma não morre?

Resposta: Sim, Jesus disse: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10.28). Ora, se o homem é uma alma, quando morresse o homem sua alma morreria, mas Jesus ensina que o corpo pode ser morto, mas não a alma. Repetindo: Jesus disse que os homens podem matar o corpo, mas não podem matar a alma. Logo, a alma sobrevive à morte do corpo. Ainda em Lucas 12.4-5 lemos: “E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois não tem, mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei”.

Pergunta: Como pode ser definida o que é a alma?

Resposta: Podemos definir a alma ou o espírito como uma entidade consciente, inteligente, que existe dentro do nosso corpo ou fora dele.

Pergunta: Que versículo bíblico o Pastor poderia citar como prova de que o espírito tem consciência, inteligência?

Resposta: ICoríntios 2.11 lemos: “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, se não o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus senão o Espírito de Deus”. É o espírito do homem que sabe o que quer, sente, determina.

Pergunta: Que semelhança existe entre o Espírito de Deus e o espírito do homem?

Resposta: Em Hebreus 12.9 lemos que Deus é o Pai dos espíritos, que somos nós. Logo, é claro que estes espíritos participam da natureza do seu Criador. Em Zacarias 12.1 lemos: “Fala o Senhor, que forma o espírito do homem dentro dele”. “Deus é Espírito” (João 4.24), são portanto exemplos de um espírito pessoal, cônscio, imortal existindo sem corpo material, pois um espírito não tem corpo, ou não tem carne e ossos, como ensinou Jesus (Lucas 24.39). Cada homem possui um espírito capaz de agir no corpo (Jó 32.8).

Pergunta: Que outros exemplos há de espíritos existindo fora de um corpo material?

Resposta: O Espírito Santo, que nos guia e ensina, também existe e opera fora de um corpo, tomando às vezes a forma corpórea, como por exemplo de uma pomba (Mateus 3.16). Os anjos são espíritos cônscios e inteligentes, que apesar disso vivem sem corpo (Hebreus 1.14). Os espíritos malignos são inteligentes e cônscios do seu estado, tanto dentro do corpo como fora dele (Marcos 5.1-13).

Pergunta: Se a alma sobrevive à morte do corpo, e separa-se do corpo na ocasião da morte, para onde vai a alma?

Resposta: Ao ladrão arrependido, que morria sobre a cruz, Jesus Cristo disse: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23.43).

Pergunta: O que pretendia Jesus com essa afirmativa?

Resposta: Pretendia afirmar que a alma do ladrão arrependido iria, no mesmo dia de sua morte, para o paraíso, portanto a alma não ficaria com o corpo no túmulo.

Pergunta: Mas os que não creem na sobrevivência da alma, e que ela se separa do corpo na hora da morte, distorcem esse texto de Lucas 23.43, dizendo; “Deveras, te digo hoje: Estarás comigo no paraíso?” (Tradução do Novo Mundo, das testemunhas de Jeová). O que nos diz o Pastor?

Resposta: Para se ver que a vírgula colocada depois da palavra hoje não tem sentido, é só perguntar: que necessidade teria Jesus de afirmar que dizia aquilo naquele dia, hoje, se o próprio falar em si já indicava o dia presente quando essas palavras foram proferidas?

Pergunta: Mas Cristo depois de morto não foi para o paraíso e sim para o túmulo.

Resposta: Sim, o corpo de Cristo foi para o túmulo, porém sua alma foi para o paraíso, para Deus. Tanto é assim, que Ele disse: “Pai, nas tuas mãos, entrego o meu espírito” (Lucas 23.46). Ora, se Cristo entregou o seu Espírito nas mãos de Deus, quando morria, era porque, com a morte o espírito teria que se separar da matéria; o corpo iria para o túmulo e a alma iria para Deus.

Pergunta: Mas Cristo, depois de ter ressuscitado, não disse a Maria Madalena: “Não me toques, porque ainda não subi ao Pai?” (João 20.17).

Resposta: O espírito de Cristo após à sua morte física foi para o Pai, mas seu corpo ressuscitado é que ainda não tinha comparecido perante Deus, por cujo motivo Ele disse: “Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai (João 20.17).

Pergunta: Que outro exemplo pode ser citado do espírito estar lúcido, cônscio e ativo depois da morte?

Resposta: O exemplo de Moisés. Moisés morreu e foi sepultado no vale da terra de Moabe, como se lê em Deuteronômio 34.5-6. Não obstante, 1500 anos depois o espírito de Moisés apareceu na Palestina, no monte da transfiguração, plenamente cônscio do seu estado e falando com Jesus (Mateus 17.3).

Pergunta: Existe algum versículo bíblico que diga que as almas dos salvos estão no céu?

Resposta: Sim. João viu no céu as almas dos mártires, como se lê em Apocalipse 6.9-11.

Pergunta: E a alma dos ardidos, onde está por ocasião da morte?

Resposta: O corpo do rico foi sepultado, mas sua alma foi para o hades, onde ficou em estado consciente de tormento (Lucas 16.23). O rico, em tormentos, lembrava da sua vida na terra e de seus parentes (Lucas 16.27-28), mas não podia sair do Hades – o mundo invisível dos mortos perdidos.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. No caso dos animais, oque acontece com espirito ou folego, onde este vai, ficam guardados para ressurreicao, para a nova terra ?

    1. animal não tem espírito ou salvação. não é igual o ser humano. que tem espírito e precisa de salvação. quando animal morre acaba e também não tem ressurreição, por isso aproveita bem o seu cachorrinho ou o seu gatinho porque morreu já era.

  2. O espírito/alma do homem é imaterial e consciente, mas o espírito/alma dos animais significa apenas fôlego de vida, existência.

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement