Esqueceu a senha?

O que é Dispensacionalismo?

por Artigo compilado - ter nov 22, 4:07 pm

biblia 0007

Pergunta: “Por favor, expliquem o que é Dispensacionalismo”.

Resposta: O Dispensacionalismo é um sistema de teologia que vê o mundo como um “lar” que é gerenciado por Deus. A palavra “dispensação” em si significa “administração” ou “mordomia” e é usada por Paulo no Novo Testamento (Ef 1.10; Ef 3.2; Cl 1.25).

Uma dispensação é uma economia*, uma etapa distinta na realização do Plano Mestre de Deus. O Dispensacionalismo afirma que há sucessivas dispensações durante toda a história e que cada uma envolve um teste ou uma responsabilidade, na qual o homem falha, e que é seguida pelo juízo de Deus. Assim, a graça de Deus, através de Jesus Cristo, torna-se a única base de esperança para a humanidade.

A presente dispensação é conhecida como “a Era da Graça” ou “a Era da Igreja”. A dispensação anterior foi chamada de Lei ou de Israel. Há dois povos de Deus: Israel e a Igreja. Entretanto, o plano de Deus para Israel ainda não terminou, e Ele voltará a tratar com os judeus durante a Tribulação de sete anos e durante o Milênio.

O Dispensacionalismo é caracterizado por: (1) uma interpretação literal e consistente da Bíblia (desde Gênesis até o Apocalipse); (2) produzir uma distinção entre Israel e a Igreja; e (3) resultar na glorificação de Deus como Seu propósito principal para o mundo. O Dispensacionalismo é uma teologia deduzida da Bíblia, que enfatiza a glória e a graça de Deus. Maranata! (Thomas Ice — Pre-Trib Perspectives)

* “Economia = Organização dos diversos elementos de um todo… A arte de bem administrar uma casa ou um estabelecimento…”, donde vem a palavra “ecônomo = indivíduo encarregado da administração de uma casa grande, ou de uma instituição…, mordomo” (Dicionário Aurélio).

Extraído de Revista Chamada da Meia-Noite julho de 2011

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

9 Comentários

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Ai se nós como crentes entendêssemos as dispensações:

    Lei; Dízimo; Templo; Adoração; Bençãos terrenas e celestiais; Corpo de Cristo; Sacerdócio de todos os crentes; Dons,Israel e a Igreja.

    Cada uma destas doutrinas ficaria nos devidos lugares e épocas

    Paz

  2. Obs. A Tribulação não será de sete anos irmão,s e sim, de três anos e meio.

    O acordo de paz será firmado, porém, será quebrado na metade.

    É o que nos afirma a Bíblia.

    1. Os maiores teólogos e exegetas pastores protestantes de renome explanaram sobre a grande tribulação ser um período de sete anos … e você simplesmente diz que não é bem assim ?

    2. Deveras, o auge dos eventos segue na segunda metade, mas imagine você se não for arrebatado logo no antes da primeira metade ? não ficaria já atribulado? cônscio que a Igreja foi arrebatada e você exilado, e terá que sofrer agruras para ser salvo.?
      estude mais.

    3. Se levarmos em conta que Jesus já terá levado sua Igreja e o mundo todo se dará conta disso, será sim 7 anos de grande tribulação. Pois muitos serão sabedores de que são 3,5 anos de falsa paz e 3,5 anos de juízo divino. Isso é ou não uma grande tribulação?

  3. Discordo do item (1).
    O dispensacionalismo nao vê a biblia como literal como os contrários costumam dizer, mas enxerga os simbolos e os procura interpreta-los. Exemplo: cremos no governo LITERAL de Cristo na terra, porem nao será necessariamente 1.000 anos literais como afirma Apocalipse.

  4. Essa forma de interpretação das escrituras foi criada por uma carismática chamada Magaret Mac Donald?

  5. há uma evidência de dispensação de eras até dentro da Igreja, vide Atos 5, imagine se fosse aplicado uma disciplina severa na Igreja de HOJE ? assim como foi na Igreja 1 º século tendo Ananias e Safira como alvo ! se fosse HOJE HAVERIA um massacre de tanto mentiroso que tem.

    1. estudiosos de hoje dizem que as sete igrejas de apocalipse são um indicativo de “dispensação” de eras dentro da Igreja, e que a última igreja “Laodiceia” contempla a mais correta cosmovisão comportamental dos dias de hoje e atualidades.

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário