- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

O que é Dispensacionalismo?

biblia 0007

Pergunta: “Por favor, expliquem o que é Dispensacionalismo”.

Resposta: O Dispensacionalismo é um sistema de teologia que vê o mundo como um “lar” que é gerenciado por Deus. A palavra “dispensação” em si significa “administração” ou “mordomia” e é usada por Paulo no Novo Testamento (Ef 1.10; Ef 3.2; Cl 1.25).

Uma dispensação é uma economia*, uma etapa distinta na realização do Plano Mestre de Deus. O Dispensacionalismo afirma que há sucessivas dispensações durante toda a história e que cada uma envolve um teste ou uma responsabilidade, na qual o homem falha, e que é seguida pelo juízo de Deus. Assim, a graça de Deus, através de Jesus Cristo, torna-se a única base de esperança para a humanidade.

A presente dispensação é conhecida como “a Era da Graça” ou “a Era da Igreja”. A dispensação anterior foi chamada de Lei ou de Israel. Há dois povos de Deus: Israel e a Igreja. Entretanto, o plano de Deus para Israel ainda não terminou, e Ele voltará a tratar com os judeus durante a Tribulação de sete anos e durante o Milênio.

O Dispensacionalismo é caracterizado por: (1) uma interpretação literal e consistente da Bíblia (desde Gênesis até o Apocalipse); (2) produzir uma distinção entre Israel e a Igreja; e (3) resultar na glorificação de Deus como Seu propósito principal para o mundo. O Dispensacionalismo é uma teologia deduzida da Bíblia, que enfatiza a glória e a graça de Deus. Maranata! (Thomas Ice — Pre-Trib Perspectives)

* “Economia = Organização dos diversos elementos de um todo… A arte de bem administrar uma casa ou um estabelecimento…”, donde vem a palavra “ecônomo = indivíduo encarregado da administração de uma casa grande, ou de uma instituição…, mordomo” (Dicionário Aurélio).

Extraído de Revista Chamada da Meia-Noite julho de 2011
[1] [2]Compartilhar [3]