Esqueceu a senha?

O que é livre arbítrio?

por Artigo compilado - sáb ago 05, 1:31 pm

Livre Arbítrio: a capacidade de um agente de fazer escolhas genuínas que se originam a partir de si mesmo. Os libertários argumentam que o livre arbítrio inclui o poder de determinar a própria vontade, de modo que uma pessoa com livre arbítrio pode mais do que uma coisa. Normalmente os compatibilistas veem o livre-arbítrio como o poder de agir de acordo com a própria vontade ao invés de ser limitado por alguma causa externa, Permitindo que a própria vontade possa ultimamente ser casualmente determinada por algo além de si mesmo. Deterministas rígidos negam a existência do livre-arbítrio completamente. A maioria dos teólogos cristãos concordam que os seres humanos possuem livre-arbítrio em algum sentido, mas discordam sobre que tipo de liberdade é necessária. A posse do livre-arbítrio não implica a habilidade de não pecar, uma vez que a liberdade humana é moldada e limitada pelo caráter humano. Assim, a pessoa humana pode ser livre para escolher entre possibilidades, mas ainda será incapaz de evitar todo o pecado.

C.Stephen Evans, Pocket Dictionary of Apologetics & Philosophy of Religion (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 2002), p. 46-47.

By Walson Sales.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

9 Comentários

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Se “livre-arbítrio”existe,logo Deu$,ou não existe ou não é 100% 0nisciente,pois, antes de criar os anjos a terra e o seres vivos,ele tbm deveria saber muito bem,que tudo iria dar errado,e com isso as consequências das tragédias e desgraças,ou tudo isso já fazia parte do “plano divino”.

    1. cabeção, de acordo com a SUA ideia o mesmo valeria se “livre-arbítrio” não existisse … e seu ultimo raciocinio é de um patetico cristão provisório que pende para o ateísmo.
      vai se reciclar e procura uma eclesiologia saudavel e menos calvinista de preferencia.

  2. Do artigo ” …Assim, a pessoa humana pode ser livre para escolher entre possibilidades, mas ainda será incapaz de evitar todo o pecado.”

    Por isso mesmo Deus aconselhou:

    “…te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida” Deuteronômio 30:19

  3. Gostaria que vocês explicassem como o homem consegue ter “livre arbítrio” com a sua natureza pecaminosa o puxando para o pecado?

    1. “Se vós, pois, sendo MAUS, SABEIS dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus..” Mateus 7:11

      leu o verso acima ? Jesus explicou o livre arbítrio aí aposto que o sr. nunca prestou a atenção nisso. mesmo sendo MAU uma pessoa SABE fazer o bem..

    2. nunca leu este verso ? como interpretas ?

      “…te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida” Deuteronômio 30:19

    3. Primeiramente a fé vem pela graça, Deus através de sua misericórdia te concede fé, através da pregação e você pelo seu livre-arbitrio escolhe seguir por caminho A ou B. É evidente que Deus da o primeiros passos até nós, para que chegamos a ele.

      Jeremias 31: 3.

  4. Boa tarde! Li outros artigos sobre livre arbítrio e tenho algumas dúvidas.
    “a liberdade humana é moldada limitada pelo caráter humano” , isso inclui o pecado? 
    Se eu tenho livre-arbítrio para escolher a Cristo ou libre-arbítrio para me arrepender a quem eu dou graças?

    1. “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.” Romanos 6:17 .

      Lógico dar graças a Deus, porém verifica no verso o verbo no Pretérito Perfeito [vós] “obedecestes” aqui indica livre arbítrio, uma ação.

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement