Esqueceu a senha?

Minha resposta a calúnia levantada por um “calvinista”

por Pr. João Flávio Martinez - sex dez 12, 12:36 am

JF pregando no coperp

Bem, ultimamente minha vida de apologista tem ficado mais difícil que o normal. São 18 anos de apologética, apologética feita com responsabilidade e seriedade. Sempre pautando a verdade como objetivo primaz.

Atualmente minha cruz ficou mais pesada. Resolvi estudar a fundo a doutrina calvinista, visto o seu florescer em terras tupiniquins. Depois de lido onze livros de Comentários da Bíblia escritos por João Calvino, das Institutas e de autores calvinistas renomados – cheguei a uma triste conclusão – o calvinismo não é bíblico. Foi uma conclusão muito triste, por amar os irmãos históricos e calvinistas, mas não podia deixar que o amor pelas instituições fosse maior que o amor pela verdade. Então me posicionei, tornei-me um “não calvinista” assumido. Escrevi um breve livreto chamado “Calvinismo Recalcitrante” – fiz questão de deixar claro minha posição. Depois de refletir demasiadamente, me declarei oficialmente um arminiano/wesleyano. Participei de alguns debates na internet e no facebbok. Percebi que o caldo engrossou e que a celeuma não era singela e simples, mas complexa e incurável! Pior, descobri que o calvinismo levado às últimas consequências transformava Deus em autor do pecado. Então, aqui no site do CACP publicamos uma coluna e ali divulgamos alguns artigos sobre a problemática – você pode acessar clicando aqui.

Depois, então deparei com alguns colegas de apologética que resolveram, depois de 18 anos de trabalhos e de pesquisa, que eu não prestava mais como apologista. Tudo o que eu fiz e pesquisei era lixo, pois eu não era calvinista. Vários artigos foram escritos pra questionar-me. Alguns muito bem escritos e dentro de uma ótica acadêmica e bem elaborada e outros nem tanto. Achei normal, eu havia me posicionado, era certo que eles também se posicionassem.

Mas teve um pseudoapologista que foi além. Ele escreveu coisas que eu nunca havia dito, inclusive inventando fatos e afirmações tirados do contexto do Facebook – quem quiser me seguir no meu Facebook e ver os fatos, favor acessar:

https://www.facebook.com/joaoflavio.martinez.9

dave e Mackrthur

Pois bem, entre as embustes que esse “apologista” disse estão a de que eu havia afirmado que os calvinistas são diabólicos, heréticos e perdidos. A grande problemática é que não foi exatamente isso que eu disse, nem de longe eu arvorei esse tipo de conclusão.

O contexto da conversa mostrava que J. Wesley explicitou que o calvinismo levado às últimas consequências faz de Deus “um ser mais vil que o diabo” (citação do Sermão de Wesley “A Graça Livre”). Roger Olson, em seu livro TEOLOGIA ARMINIANA, mostra que a cosmovisão do Deus arminiano é uma e a do calvinismo é outra, ou seja, são deuses diferentes devido às concepções antagônicas desse mesmo Deus. Dr. Augustus Nicodemus, pra apimentar a celeuma, em seu vídeo “Livre Arbítrio” chama o Deus arminiano de “banana”. Então, expliquei a esse “apologista calvinista” que a coisa era bem complexa e que não tinha como não se posicionar. Só fica no muro quem não estuda a questão, mas quem estuda escolhe um lado e vive com isso. Depois, ele me perguntou se um crente poderia perder a salvação, eu disse que cria nessa possibilidade, que tal possibilidade estava registrada na Bíblia e chamava-se apostasia (clique aqui e baixe o estudo com 50 páginas sobre a temática).

De posse dessas informações, ele concluiu que eu havia dito que os calvinistas eram perdidos, heréticos e satânicos. Também me acusou de “falso” Batista e questionou-me por eu ser um Pastor Batista (OPBB – Seção SP 3110).

Vamos deixar claro algumas coisas aqui:

Sobre a questão calvinista –

  • – Não vejo a coisa como soteriológica, ou seja, calvinistas e arminianos, se fiéis a Jesus, vão para o céu;
  • – Não fui eu quem definiu o calvinismo como heresia, mas sim o concílio de Orange em 529 Dc. Detalhe – é desse mesmo concílio que os calvinistas pegam a condenação do pelagianismo – então deveriam aceitar a condenação da dupla predestinação. Também não são os arminianos que iniciaram essa escaramuça, mas DORT ao não respeitar o posicionamento dos Remonstrantes.
  • – Tanto Wesley como Olson chegam à mesma conclusão, quando a questão levada ao extremo da doutrinação entende-se que a divindade calvinista e arminiana são diferentes.

Sobre eu ser pastor batista –

  • – Os batistas, quase sempre em sua história, foram divididos em calvinistas e arminianos. Hoje no Brasil, de acordo com a confissão de fé da CBB, podemos arrazoar que os batistas Brasileiros são Arminianos Clássicos, ou seja, que dos Cinco pontos da TULIP acreditam no primeiro (depravação total) e no último (segurança dos santos), negando dos demais.
  • – Eu fui muito claro na minha MONOGRAFIA DE INGRESSO ao ministério batista – expliquei meu posicionamento e deixei os pastores livres para decidirem a minha situação. O engraçado é que minha comissão avaliadora quase me reprovou, não por eu ser arminiano, mas por eu expor que receberia um irmão presbiteriano no rol de membros sem necessariamente precisar rebatizá-lo – disse isso e argumentei que éramos irmãos apesar do tanto de água usada no batismo.

Diante dos fatos, fica claro meu posicionamento, sem perder meu amor e carinho pelos irmãos. Lamentavelmente, esse pseudoapologista, agiu levianamente como costumam fazer os membros de seitas. Reitero que estou à disposição dos irmãos para eventual esclarecimento. Aqui no site temos e-mails e telefones a sua disposição para futuros contatos.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

111 Comentários

Comentários 1 - 50 de 111Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Ola , como o site está levando a cabo todo esse trabalho nessa espinhosa questão . gostaria se fosse possível Algum post sobre as diferenças de posições entre arminianos (perda de salvação ,diferença entre arminianos clássicos e wesleyanos,etc),acho só acho q ajudaria a muitos.

  2. TB se fosse possível , pelo bem da apologética do site se fazer artigos sobre o arminianismo extremado (teísmo aberto alguns q na pratica aderem a algum grau de semi pelagianismo, etc), acho q enriqueceria enormemente o site e a discucão alem de mais uma vez mostrar a ortodoxia arminiana

  3. No mais continuem o bom trabalho q esse site sempre fez . Deus abençoe voces (sou leitor antigo).

  4. Essa discussão toda pode ser até interessante do ponto de vista do coração humano, mas passa longe da simplicidade do Evangelho e do alerta de paulo.. Abissum abyssus invocat.

    1. abyssus abyssum invocat – Um abismo chama outro abismo. Expressão do Salmo 42 :7, para indicar que uma falta cometida predispõe o pecador a cometer outras mais graves.
      Os calvinistas adoram o latim. Essa “simplicidade” que eles falam está condicionada a geo-politica-economica.

    2. imagine então um neofito, com alegria da salvação/primeiro amor em Cristo,depara-se com o calvinista,onde apresentam-lhe um deus arbitrário,que faz acepção de pessoas,e não ama todas as pessoas,exceto “eleitos” (os que ganharam na mega-sena divina”) Isso é “simplicidade”?

  5. O trabalho de apologética do Pr. J.F.Martinez tem sido ético e sério, quando responde para alguém, alguma questão, ele deixa um comentário com poucas linhas não fazendo longas discussões. 
    A série de artigos sobre o calvinismo tem alertado as pessoas do erro.

  6. Eu pessoalmente sou antagônico e ácido sulfurico contra a doutrina calvinista, Pois outrora eu já tive uma magoa profunda contra os calvinistas, porque fui “convidado” a retirar-se da igreja calvinista porque não aceitava abertamente o dogma de J.Calvino.

  7. Eu perdoei os meus inquisitores, hoje somos amigos, porém amizade é à parte, e a doutrina calvinista eu não perdoo! [Jesus disse] “… a doutrina dos nicolaítas, o que EU ODEIO.” (Apocalipse 2:6 e 2:15).Jesus odiava a doutrina/obras dos nicolaitas, MAS NÃO OS nicolaitas.
    fica bem claro.

  8. Sobre “Jacob Arminio” eu o considero como um ilustre e histórico professor, pregador e apologeta que iniciou um trabalho para desarmar a cama de gato que Calvino fez. 
    Não considero-me “arminiano” porém sigo a dissertação bíblicas dele, assim como sigo os artigos do J.Flávio.

  9. eu pesquisei na Net : blog’s e videos no youtube de autores calvinistas, para ver por conta própria se tem alguma coisa boa : E NÃO TEM ! concluo que quem defende o calvinismo extremado NA CANETA, é para mim um endemoninhado, principalmente quando dão gargalhadas na exposição.

  10. Os calvinistas souberam fazer um alerta sobre “Teologia da Missão Integral”,e as “teologias da libertação X prosperidade”, E não sabem ver o próprio erro da teologia J.Calvino? Ou não querem !

    http://www.cacp.org.br/mackenzie-critica-teologia-da-missao-integral/

  11. Tem uma frase popular que diz “PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS, É COLIRIO.”
    Os eclesiasticos calvinista gostam muito de criticar pentecostais, mas vê se estes aceitam a ideia de um deus arbitrário e que faz acepção de pessoas? DIZENDO-SE SÁBIOS TORNARAM-SE LOUCOS !

  12. kkkkkkkkkkkk

    1. Esse carlos augusto é um calvinista supralapsariano ou infralapsariano tipico, ele gargalha quando não tem argumentação e esconde o seu odio. é o endemoninhado religioso. 

    2. Carlos, gargalha e ri das desventuras de outrem para esconder o seu desafeto contra os cristãos que não aceitam a pifia doutrina calvinista.

  13. Acompanho o site a alguns anos, sou leitor antigo e creio que os trabalhos de apologética do CACP são de extrema importância para os Cristãos deste século. Que Deus nos ajude pois Calvinista ou Arminiano a verdadeira bandeira que devemos defender é a Bandeira de CRISTO e não da calunia … 

    1. “…o homem foi criado, dizemos que foi predestinado para a vida ou para a morte”. Calvino confessa que este é um “decreto horrível…” (The International Standard Bible Enclyclopaedia, vol. 4, pg. 2436). 

      CALUNIAR DEUS COM ESSAS MENTIRAS PODE SR. PABLITO?

  14. Vejam a flagrante contradição contra João 3:16 :
    As Institutas Vol.3 : “…aqueles que [DEUS] quis tornar para a salvação, e aqueles que [DEUS] quis deixar em abandono…ao contrário, o acesso à vida é vedado a todos aqueles que [DEUS] quis deixar entregues à condenação; 

  15. “…Deus, pelo … conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece…”, Confissão de Fé Filadélfia cap. 6 º, parág. 2 – 4 (calvinismo)
    ” Allah predestinou todas as coisas …Tudo acontece de acordo com o que Ele determinou.”
    (An Nawawi) – islã.

  16. a predestinação calvinista e a predestinação islâmica, é a cara de um e focinho do outro. idênticas.

  17. Acompanho sempre o site. Mas, o que vem a ser “Calvinista Extremado”? É aquele que vê a salvação somente pela doutrina Calvinista?

    1. Danilo,
      tem o calvinista “moderado” ele é um cristão que considera as criticas.
      Infelizmente, o “extremado” vê a salvação só pela interpretação de J.Calvino, e não aceita criticas, e tem também o “hiper” que diz que “fora do calvinismo” não tem salvação. 

    2. Obrigado pela resposta, Máximus.

  18. Infelizmente o calvinismo é como uma doença que quando ataca o organismo se entranha de uma maneira que, algumas vezes, vejam bem eu disse algumas vezes, nem mesmo o remédio da são doutrina bíblica cura.

  19. O calvinismo ataca a mente e o ego, tornando o ser elevado em vaidade e soberba, achando-se superior a todos e detentor de uma eleição que o torna especial e acima de todos os outros seres humanos. Triste ver tantos se afastando de Deus por adorarem as ideias de um homem.

  20. Hiper Calvinismo diz : “Deus, na sua soberania e justiça, não precisa esperar que os réprobos cheguem à idade do discernimento e pratiquem o primeiro pecado atuador para poder lança-los
    na perdição eterna.” FIDES REFORMATA 4/2(1999) – CONCLUSÃO “d”, por J.Alves dos Santos.

  21. Gente, muito antes de Deus ser Soberano, Ele é Amor ! Acha que o Pai, Jesus e o Espirito Santo vão lançar no inferno nenes? “Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas” Mt.19:14
    Só monstros pensam assim !

  22. Os calvinistas gostam de elaborar textos com palavras academicas, aplicam a si, em dois grupos distintos: “Supralapsariano” ( os hiper)  e o outro “Infralapsariano” (os extremados). Louis.Berkhof, teologo calvinista sistemático reformado parece favorecer o supralapsarianismo.

  23. E Cristo, fica onde nessa história? Respeito o apologista, mas estão coando um mosquito e engolindo um camelo. Preguem o Evangelho puro e simples, como Paulo pregou….Isso basta. Deixem essa filosofias humanas de lado.

  24. Alguém, por acaso, orou ao Senhor pedindo entendimento sobre esse assunto? Ou arminianos e calvinistas tiram suas próprias conclusões através da lógica e do raciocínio humano?

  25. Roque, onde Cristo fica nisto? – A salvação é dada a todos quantos receberem a Jesus como Salvador, conforme João 3:16, mas os calvinistas insistem na interpretação das institutas de calvino,e quanto a isso oponho-me.

  26. Roque,
    esse mimimi “não julgueis” mimimi “preguem puro e simples”, mimimi “coando mosquito”, muita gente usa isso como escape para não ser arguido ou reprovado. Vc comentou sobre Paulo, sim ele pregava, mas também falava a verdade, doa a quem doer. e vc prega?

  27. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. só sabe rir ou ser duplo na questão.

  28. Apenas ressaltando para que não hajam mal-entendidos: Dave Hunt não era arminiano e jamais se permitiu ser rotulado. Sua obra What Love Is This? já possui tradução completa para o português e estamos apenas finalizado o processo de revisão do texto, bem como diagramação e capa.

    1. Não é uma opção não se rotular, não para os calvinista e para DORT. Não tem jeito, Sr. Castro – ou vc acredita nos 5 pontos da TULIP e é um calvinista ou nega um dos pontos e já é um arminiano… Quando a Dave Hunt, sim, ele sabia que era um arminiano clássico.

    2. É A SEGUNDA VEZ QUE POSTO ISTO: Não é uma opção “NÃO SE ROTULAR”?! Creio que o que deveria dizer é: “Não é uma opção NÃO SER ROTULADO”, meu caro! Afinal, parece que muitos não conseguem se libertar deste expediente e adoram “rotular” os outros.

    3. Quanto a Dave Hunt, quem lhe disse que ele sabia que era um “arminianos clássico”. O irmão realmente leu toda a obra de Dave (refiro-me a “What Love Is This?”)? Pelo visto não!!

    4. Traduzi o livro inteiro e deixe-me esclarecer-lhe. No início da obra Dave deixa clara que muitos cristãos (como você, ao que parece) acreditam não haver outra opção: ou você é calvinista ou é arminiano. Não seja tão crédulo nisto, meu caro!

    5. Isto só é assim porque as coisas são (sobretudo no meio teológico) exatamente como expus acima. Espero que tenha esteja disposto a ler a obra completa de Dave, pois tão logo termine a diagramação, enviarei ao irmão!

    6. Desculpe-me o erra de número em “arminiano clássico” ao referir-me a Dave Hunt. Pois bem, se não continuarmos, espero que ao menos meu comentários não sejam excluídos! De qualquer forma, já os salvei a todos! Um abraço e fique na Paz de Cristo!

    7. É… esse “deus” calvinista mesmo! Como diz Dave, “até o erro do digitador” é ele quem causa. Substitua “erra” por “erro” em meu último comentário. Um abraço!

    8. Até qualquer dia, meu caro! Ou quem sabe até qualquer livro? (Se não entendeu, paciência).

    9. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (Heb 13:17)

    10. Vai seguir o mesmo caminho que Cesare, meu caro Máximus? Citar textos que nada têm a ver com o que tratamos em nossa “arenga”?

    11. Quem disse que citei para você ? todo mundo sabe que você é emocionalmente instavél e tem mania de ser escritor …

    12. Desculpe a demora. Estava encerrando com um outro arrogante. Então não se dirigiu a mim? Ok, então desculpe! No entanto, esse “emocionalmente instável” que “todo mundo” sabe “tem mania de ser escritor” tem argumentos bíblicos para defender sua fé, sem necessitar atacar os outros!

    13. E você? Tem?!

    14. Dave Hunt era um arminiano clássico, ou seja, aceitava a Depravação Total (com livre arbítrio) e a Segurança dos Santos, ou seja, nega outros 3 pontos da TULIP – (Pr. Martinez)

  29. Mesmo que não tenhamos autorização para a publicação da obra, estaremos entrando em contato com o The Berean Call para viabilizarmos a distribuição digital da obra gratuitamente. Quanto a ver-me obrigado a publicar estes comentários sob outra identificação, só Deus o sabe!

  30. Quanto a você, meu caro irmão J. F. M. (arminiano/wesleyano), no momento em que deixar de rotular-se, verá que será mais fácil tratar com o assunto, afinal, creio que assim como eu, seu problema não é com os calvinistas, mas com o calvinismo.

    1. Sim, Castro, meu problema é com a doutrina e não com as pessoas. Agora, não há jeito – ou você é calvinista ou arminiano – não tem outra opção. (editado pelo Pr. Martinez)

    2. Esse D.S.Castro parece-me uma pessoa sagaz e astuta. Se o Pastor estuda que o problema é a “doutrina calvinista”, então Castro dirá “seu problema é os calvinistas”.
      Quem é que aceita uma realização sem marca? ou um chingui-lingue como esse Castro.?

    3. Meu caro, Cesare! Você realmente entendeu o que afirmei dirigindo-me a Flávio Martinez? Acho que não! Onde eu disse que Martinez tem algum “problema com os calvinistas”. Não teria eu dito exatamente o contrário!

    4. D.S.Castro, você é muito altivo quando fala com um Pastor, no caso os replies ao Pr. J.F.M não sabe o que é hierarquia? você julga-se no mesmo patamar ? você responderia assim a um diretor do seu trabalho? acho que não porque você teria medo de ser demitido …rs.

    5. Castro, eu dei uma olhada no vosso link, mas são compilações, não é nenhum best sellers, eu prefiro ficar com o livro “Calvinismo Recalcitrante” de um Pastor devidamente consagrado.
      eu nunca vi você fazer um comentário argumentando sobre o calvinismo.

    6. “Altivo quando falo com um Pastor?”, “Não sei o que é hierarquia”?, “Julgar-me no mesmo patamar”? Meu caro, Cesare! Diga-me, por favor: Você sabe o que é um pastor à luz do Novo Testamento? Pelo visto não, pois você, ao que parece, deve adorar “títulos” e “honrarias”!

    7. Diga-me ainda: Acaso ao me dirigir a um pastor (nos moldes bíblicos) devo eu dizer: “Pastor” Fulano de tal, ou apenas, irmão Fulano de tal? Você vê Paulo, ou qualquer dos demais apóstolos tratando-se com tais “formalidades”.

    8. Acaso disse Paulo: “Repreendi O APÓSTOLO Pedro na cara…”? Somos todos igualmente discípulos de Cristo, meu caro!

    9. E ele mesmo nos disse que a ninguém devemos chamar de “mestres”. Foi a tradição católico-romana quem nos impôs esta “obrigação” hierárquico-clerical, elevando o “clero” acima dos “leigos”.

    10. Além disso, ao me dirigi a Flávio Martinez, não o chamei de irmão? Sou obrigado a pôr seu “título” à frente de seu nome ao dirigir-me a ele? Estaria eu sendo ofensivo? Prove-me pelas Escrituras!

    11. Castro, 

      “Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em honra;” Filipenses 2:29

    12. “Deus uma olhada no meu link”! “Prefere com o livro de um Pastor devidamente consagrado”! A bajulice salta aos olhos! E o desdém da raposa também!

    13.  Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. (1 Cor 4:1)
       E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. (Gal 4:14)

    14. Desculpe o erro de digitação, (não “Deus” mas “Deu”, do verbo dar em meu comentário). Diga-me, o que o texto que citou têm a ver com que estamos tratando? Estarei eu agindo com desonra ao chamar um pastor de irmão e não “Pastor”? Não apele, meu caro… não apele!

    15. Repito a pergunta anterior: O que os textos que você está citando têm a ver com o que estamos tratando? Responda-me, por favor!

    16. Castro, eu não vou ler seu artigo, alias não é seu propriamente dito, são compilações, eu prefiro o 
      livro “Calvinismo Recalcitrante” do Pastor João Flávio. É melhor explicado, tem experiência de vida.

    17. Apresente-me uma única passagem que me obrigue a tratar um pastor por seu suposto “título” ao dirigir-me a ele! Você está confundindo dom com “título” meu caro. Na igreja existem dons ministeriais e não “patentes”.

    18. Afinal, do que estamos tratando, meu caro Cesare? De ataques pessoais? O que sabe sobre meu testemunho cristão para julgar-me um “Zé ninguém”? Voltando ao assunto, diga-me: Onde Paulo punha seu DOM apostólico (e não título) ao se dirigir à igreja, à frente ou atrás de seu nome?

    19. “E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. (1 Tes 5:13) Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; (1 Tim 5:17)

    20. Se é para partirmos para ataques pessoais, dou por encerrada esta discussão! Um abraço e fique na Paz de Cristo!

    21. Castro, vai dormir meu filho … amanhã você levanta cedo ou acorda ao meio-dia?

    22. Já vi que continuará apelando e citando textos que nada têm a ver com o que estamos tratando. Não vale mais a pena continuarmos, meu caro! Fique na Paz de Cristo!

    23. conversa com esse castro é mesma coisa que cutucar um “au-au” com vara curta….cara fica tinindo de “réiva”. 

    24. O típico expediente de quem não tem argumentos: os deploráveis “argumentos” ad hominem”. Ok, vou “dormir”! Faça o mesmo também!

    25. “Raiva”? Eu? Kkkkkk… Ainda não foi dormir?

    26. Até qualquer dia, meu caro! Ou, quem sabe, até qualquer livro! (Se não entendeu, paciência!)

  31. Essa histeria de calvinismo/arminianismo está cheirando como fermento da parábola de Jesus. Nada disso importa. Jesus é TUDO em todos. Devemos fazer: pregar o Evangelho da Salvação em Jesus. Não ficar nessas discussões teológicas (doutrinas?).

  32. Jader, “pregar o evangelho da salvação”, sim correto, mas qual? em Jo3:16 diz que abrange todas as pessoas, sem acepção, desde que a pessoa receba e creia em Jesus. Mas o calvinismo diz que não, é apenas para os eleitos arbitrariamente pela soberania. 

  33. esse negocio de falar “não julgueis”, “preguem Jesus e não doutrina”, “histeria”, “fermento”, tudo isso é para distrair a atenção sobre a pifio calvinismo, que é anti-biblico, vai pregar o que? Que Deus ama só os eleitos? e outros são reprobos sem chance?

  34. Muito simples. É só obedecer: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.(Marcos 16:15). Se são eleitos ou reprobos, não importa; toda criatura deve ouvir o Evangelho. Não é nossa missão julgar que será salvo, ou não. É nossa missão pregar!

    1. Então, Jader – Jesus Cristo seria um hipócrita ao pedir-nos que oferecêssemos a todos o evangelho, sendo que ele já teria fechado a porta ou réprobos (já que os perdidos nascem condenados), Estranho, né??? (Pr. Martinez)

  35. Jader, “eleitos ou reprobos” “…não julgar quem será salvo ou não” – nós temos que saber ô que pregar. um deus arbitrário calvi ou um Deus que ama todas as pessoas e quer salvar quem aceita Jesus? 

  36. SIM NOSSA MISSÃO É PREGAR, MAS :
    Tem cuidado de ti mesmo e DA DOUTRINA. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto A Ti mesmo como aos que TE OUVEM.
    1 Timóteo 4:16

    1. E mais, Máximus, o calvinismo tem gerado o esfriamento da igreja, pois entrega-se tudo ao determinismo. (Pr. Martinez)

  37. Atenção aos calvinistas “ocultos” que dizeis : “vamô páia di firlorsofia, vamô prergar” 

    podem espernear, que as instituitas do “janjão calvinoide” serão devidamente arguidas e reprovadas pelo pensamento “arminiano/wesleyano” (pró-biblico e Amor do Pai a todos). 

  38. Atenção arminianos/calvinistas: lembram-se da parábola da figueira? Que frutos voces estão apresentando?

    1. rajader.(seu calvinista oculto)
      qual o fruto do arminismo : se você aceitar Jesus serás salvo, é só ler João 3:16.
      qual o fruto do calvinismo : só se você escapar da roleta russa do janjão kalvin 

  39. “IDE por todo mundo e pregai a toda criatura (Mc 16:15)” – Alguns dos primeiros apostolos e discipulos entenderam que essa palavra, era somente para o judeu, e não para os gentios, demorou um pouco, para que através de Cefas e Paulo para quebrar esse paradigma. 

    1. Bem lembrado, mas paulo fala salvação 1o do judeu depois do grego. Creio q matou a charada. Pregar aos judeus e dps aos gentios.

    2. sr rodrigo, isso foi para a igreja do primeiro século, essa disponizição hoje não é prática, pois estamos no Brasil, se fores bitolado assim sr. rodrigo, que tristeza de cristão você, se és um de fato ou outro arenga qualquer.

  40. mas graças a Deus, a igreja primitiva aceitou os gentios, embora com um pouco de ressalva, até todas as diferenças serem dissolvidas em Cristo. infelizmente com os calvinistas isso é impossivel, como judaizantes antigos insistem que a salvação é para um grupinho seleto.

  41. Pra mim a bíblia é muito clara, este deus calvinista não se encontra em nenhuma parte da bíblia. Só os que tem esta doutrina impregnada é que tentam defende-la e isso ocorre em todas as seitas também.

  42. O Pastor Dave Hunt disse que recebeu “uma tempestade de cartas enfurecidas” porque posicionou-se contra o Calvinismo. Ele passou algo similar que o Pastor João Flávio comentou conosco.

    https://www.youtube.com/watch?v=EJQJMJB5K5o&index=4&list=UU7iJoeCjqYdSh01aRdBGKdA

  43. Até qualquer dia, meu caro! Ou, talvez, até qualquer livro! (Se não entendeu, paciência!)

  44. nossa esse d.s.castro parece um papagaio doido que perdeu o freio na lingua, e não sabe nem o que quer ? 

  45. …não sabe quando calar a boca, fica falando sem parar, a impressão que mostra que imagina-se ou fantasia ser um grande escritor reconhecido ! para isso ó filosofo é necessario ter humildade antes.

    1. É realmente triste, meu caro CHRIS, quando alguém não tem argumentos bíblicos para sustentar o crê! Em geral, recorrer a ataques pessoais é a única opção! Lamentável, meu caro… lamentável!

    2. Espero que “diferente de mim”, você saiba quando ficar calado!

    3. Além disso, sua “humildade” ao alcunhar-me de “papagaio doido” é realmente “louvável”! Meus parabéns!

    4. “Imagino-me ou fantasio ser um grande escritor reconhecido”? O seria um grande escritor reconhecido para você, meu caro CRHIS? Um erudito que é “louvado pelos homens”? Se busca-se isso meu caro, eu certamente diria o que os aduladores adoram ouvir, e não o que odeiam!

    5. imagino você vestido de napoleão, discursando na clinica recuperação psiquiatrica ….
      Aff para cada um que responde para o castro, ele devolve meia dúzia de replies.

    6. Continue imaginando, meu caro… continue imaginando!

  46. Esses arminianos pensam que são dono da razao! Vão pregar o evangelho, bando de raça de víboras!

    1. esse marquito é calvinista hiper-tenso … não sabe argumentar, o calvinismo é uma religião que se impôs na europa e na américa, esse sim julga-se “dono da razão”, e alguém precisar mostrar as evidencias biblicas do erro.  esse negocio de viboras melhor aplicado no seu caso.

  47. Nem Calvinismo, nem arminianismo. Somos salvos em Cristo.

    Elect in the Son

    Life in the Son

    1. Não sr Isaac, o calvinismo é arguido como heresia anti-biblica. O Arminio opos-se ao erro J.Calvino, e somos salvos sim pela graça de Deus em Jesus, de acordo como recebemos a Cristo, João 3:16 onde os calvinistas acham batido esse v.v. (na verdade detestam).

  48. um videos para os calvinistas 
    http://youtu.be/lTlNYEWuFgU?list=UU7iJoeCjqYdSh01aRdBGKdA 
    assistam e tire suas conclusões. 

  49. Eu nem sei o q esse Darivan castro é, arminiano ou calvinista não consegui entender nada do q ele falou  até agora, so sabe arengar com todo mundo do site.

  50. Pergunto  para você que se entregou para Cristo verdadeiramente e que tem seu nome escrito no livro da vida .
    – Satanás tem o poder de tirar o seu nome do livro da vida ?

Comentários 1 - 50 de 111Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement