Esqueceu a senha?

O Que São Pontos de Contato?

por Pr. Natanael Rinaldi - dom maio 29, 12:39 pm

1 – Alguns teólogos citam com frequência Atos 19.11-12 para provar que Paulo empregava a tática de pontos de contato para promover a cura ou riquezas materiais. É correta essa interpretação?

Resposta: Essa interpretação de Atos 19.11-12 não é correta. Alguns se utilizam dessa passagem bíblica como meio de levantar dinheiro, mas o texto não trata de questões financeiras. Em nenhum momento vemos Paulo pedindo que lhe enviassem dinheiro. Pelo contrário, a Bíblia expressa uma forte advertência a todos aqueles que queiram comprar o poder divino de operar milagres em troca de dinheiro. Atos 8.20 diz “o teu dinheiro seja contigo para perdição,pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro”.

2 – Quem deu origem a esse chamado ponto de contato para liberar a fé aqui no Brasil? Sabemos que esse método foi empregado primeiro por pregadores americanos, está correto?

Resposta: Quem deu início aqui no Brasil, de se empregar esse chamado ponto de contato para liberar a fé, foi o bispo Macedo. No seu livro “Despertar da Fé”, p.42, diz ele: “De fato nós temos, notado em nosso ministério que há pessoas que só liberam a fé através de pontos de correntes especiais, como receber unção no local da sua enfermidade, ou colocar as duas mãos sobre uma mesa ungida com óleo, ou beber um cálice de água pura, etc.” Mas, por outro lado, quem realmente descobriu esse método do ponto do contato, como sua maior descoberta, foi Oral Boberts. Esse método de ponto de contato é um meio ou uma tática de levantar mais dinheiro. Outro pregador americano por nome Robert Tilton descreve o ponto de contato como um elo de fé com seus associados. Esse pregador construiu um império financeiro baseado nessa tática.

3 – Quer dizer que esse método conhecido como ponto de contato não é uniforme, cada um usa uma tática especial para levantar dinheiro? Poderia citar alguns exemplos dessas táticas?

Resposta: Esse pregador já citado, Oral Roberts, emprega a tática ‘sementes da fé’. Plantar uma semente da fé: “Se você é alguém carente, plante uma semente”. Ele enviou uma carta por mala direta a seus seguidores, dizendo que se não levantasse 8 milhões de dólares, até uma data préfixada, Deus tiraria sua vida. Pedia que enviassem uma semente de 50 dólares, que podiam garantir muito dinheiro para por no pé de meia: “Alguém estará assistindo a esse ministério pelo ar, alguém que prometeu uma larga soma de dinheiro a Deus, e você age como se já o tivesse dado, mas não pagou a importância. Você está tão perto de mentir ao Espírito Santo, que dentro de poucos dias estará morto, a menos que pague o preço dito por Deus. Você está prestes a mentir ao Esoírito Santo. Não minta ao Espírito Santo”. Ele citou Atos 5.34 em seu benefício pessoal. Não devemos esquecer o aviso de Pedro em 2Pedro 2.1-2.

4 – Poderia citar mais um exemplo de tática desse método ponto de contato?

Resposta: Outro método conhecido é a devolução de cem por um: “Doem US 10,00 e recebam 1.000,00; doem 1.000,00 e recebam 100.000,00. Sei que vocês sabem multiplicar, mas quero que vocês vejam, em preto e branco, quão tremendo é esse retomo de cem por um. Doem uma casa e recebam cem casas, ou o valor de uma casa e recebam o valor de cem casas. Doem um avião e recebam cem vezes mais o valor desse avião. Doem um automóvel e o retorno lhes fornecerá uma vida inteira de carros. Em suma, Marcos 10.30 é um negócio muito bom”. Mais outro exemplo, para terminar o nosso comentário sobre o método ponto de contato. Um outro pregador americano, por nome Robert Tilton, emprega o “pano verde” com uma oração como ponto de contato. Ele age da seguinte forma: ensina a pegar o pano com a oração, segurá-lo com a sua mão direita e orar pela liberação de poder para gerar riquezas; preencher um formulário pessoal de resposta intitulado “O Poder para Produzir Riquezas” enviar muito dinheiro, ou, conforme coloca a questão “Semeiem suas melhores sementes”. Exorta seus leitores a semear mesmo estando em necessidade. Quanto maior for o sacrifício, maior será a devolução. Aqui no Brasil esse chamado ponto de contato é conhecido como “fogueira santa de Israel”. É um culto de sacrifício, onde se coloca num envelope, com uma oração, a ‘Oração do Monte’, uma oferta estipulada, não pouca. Uma moça que queria se casar foi aconselhada por uma irmã: “Por que não manda seu pedido ao Monte?” A jovem solteira concordou, mas depois desistiu, porque junto com o pedido tinha que por nada menos que R$ 300.00. “E não vale” – perguntou a irmã que iria levar o pedido ao Monte- “um marido por R$ 300,00 até que não é exagero”.

5 – E qual sua opinião sobre esses métodos?

Resposta: Não passam de chantagem e estorno. O dízimo é bíblico, conforme Malaquias 3.10. A contribuição de ofertas é bíblica, conforme 2Coríntios 8.9. Fora disso é chantagem.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement