Esqueceu a senha?

O que significa a expressão “Últimos Dias”?

por Pr. Eguinaldo Helio de Souza - sáb jun 22, 9:54 am

Dias vindouros, últimos dias (Gênesis 49.1) Esta é a primeira ocorrência do termo “dias vindouros”, o mais importante conceito na profecia bíblica. (A palavra hebraica para “vindouro” aqui  é acharith.) Esta expressão e outras semelhantes, são o primeiro passo para o estudo das profecias bíblicas. De fato, é importante que o termo apareça logo no primeiro livro da Bíblia, uma vez que Deus “anuncia o fim desde o princípio” (Is 46.10). De um modo geral, a expressão (como também “últimos dias” e “últimos tempos”) refere-se ao período terminal da história de um particular grupo de pessoas ou nações, quando o propósito anunciado de Deus para eles for consumado.

  1. Em Dn.2:28 – 10.14, refere-se ao fim do governo das nações gentias. Daniel é um livro completamente escatológico, lidando com a história das nações e seu fim. Logo, esta expressão é o próprio centro de sua mensagem.
  2. Com mais frequência no V.T., o tempo se refere à rebelião final de Israel contra Deus (Dt.31.29), acompanhada  de um período de grande perturbação (Dt 4.30; Ez 38.16), seguido do seu retorno ao SENHOR (Os 3.5), sendo seguido, por sua vez, pelo estabelecimento em Jerusalém do centro da soberania divina sobre a terra, ao qual as nações do mundo virão para aprender a lei do SENHOR (Mq.4.1). Isto sem dúvida é contemporâneo ao derramamento universal do Espírito Santo predito por Joel (Joel 2.28-29; Atos 2.17).
  3. No N.T. a expressão é usada duas vezes para o período da história introduzido pelo advento de Cristo (Hb.1.2; I Pe.1.20).
  4. Frequentemente é usada em relação com o fim da era da Igreja, quando com grande intensidade ocorrerá apostasia da fé e a multiplicação da iniquidade, resultando em graves perigos (II Tm.3.1; Tg.5.3; I Pe.1.5; II Pe.3.3).
  5. E nosso Senhor usou a expressão “o último dia” apenas no Evangelho de João, onde se relaciona com a ressurreição (6.39,40,44,54; 12.48; comp. 11.24). O capítulo 49 parece combinar a Segunda e a terceira destas definições.

Como podemos ver o conceito de um período de fim para a História, é abundantemente apontada nas Sagradas Escrituras, seja o fim das nações como um todo ou da Igreja em particular. Embora o elemento preditivo da Bíblia seja apenas uma parcela de seu conteúdo, é uma parcela bastante significativa, não só em quantidade, mas pelo próprio assunto em si. As inúmeras passagens escatológicas precisam ser profundamente estudadas, e seu sentido deve ser encontrado e ensinado.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement