Esqueceu a senha?

O que significa a Palavra Belial?

por Pr. Natanael Rinaldi - qui nov 14, 11:34 am

Essa palavra tem como significado base “oposto da luz”, a bíblia cita em poucos versículos essa palavra. Normalmente essa palavra era usada para “pessoas que se distanciaram dos caminhos de Deus.

Seu significado histórico é “Belial era um demônio, que determinava ser adversário do povo escolhido”.

Essa expressão é utilizada aproximadamente 27 vezes pode se ver em deuteronômio, Juízes, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Cronicas,  Jó, Salmos, Provérbios, Naum, Corintios. Todos essas aparições elas foram relacionadas a pessoa más, pessoas de má conduta ou manifestação de satanás.

A Bíblia cita em várias passagens esse tipo de Frase ” Filhos de Belial “, essa frase não é nada menos que ” os filhos do satanás. Belial é um nome que significa “Inutilidade”. Aplica-se a Satanás, mostrando o proceder enganoso de seguir o mundo dele.

A palavra Belial é usada costumeiramente no Antigo Testamento para designar os ímpios, porém seu significado exato deve ser determinado com base no contexto em que aparece.

Por exemplo, em Salmos 41.8, lê-se no original “uma coisa de Belial se lhe tem apegado”. O significado nessa frase é a de “doença maligna”, sendo traduzida corretamente como “uma doença má se lhe tem apegado”.

Outra aplicação interessante do termo Belial está no Salmo 101.3, onde a frase “não porei coisa injusta diante dos meus olhos” traduz a o original “não porei uma coisa de Belial diante dos meus olhos”.

Também em Deuteronômio 15.9, o termo Belial é utilizado para se referir aos pensamentos perversos, ou seja, na ordenança “não haja pensamento vil no teu coração”, a palavra “vil” traduz o original “Belial”.

Em 2 Samuel 22.5 e Salmos 18:4 encontramos a expressão “as torrentes de Belial” que aparece paralela ao termo “morte”, devendo então ser traduzida como “as torrentes de destruição” ou “as ondas de perdição”.

No livro de Provérbios 6.12, o termo Belial é igualado ao hebraico ‘awen na expressão “homem de Belial”, cuja tradução frequentemente significa “iniquidade“, ou seja, “homem de Belial” equivale a “homem perverso”, “homem mau” ou “homem iníquo”.

O termo Belial no Novo Testamento ocorre apenas uma vez em 2 Coríntios 6.15, onde aparece no grego Beliar na pergunta: “E que harmonia há entre Cristo e Belial?”.

Paulo está fazendo uma clara exortação de que os cristãos verdadeiros seguem a Cristo e rejeitam completamente a Belial e tudo quanto ele representa.

Satanás prega o materialismo em nosso mundo, cristo mostra que há dois caminhos a seguir, Cristo ou Belial, mas devemos escolher apenas 1.

Não tem como andar em dois lugares ao mesmo tempo, então pense bem qual é sua escolha e siga a melhor opção, que é claro Jesus Cristo.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement