Esqueceu a senha?

O que significa “Novo Nascimento”?

por Pr. Natanael Rinaldi - sex nov 11, 9:59 am

liberdade

PERGUNTA: Os espíritas afirmam que a reencarnação é ensinada na Bíblia sob a expressão “novo nascimento”. Reencarnar é nascer de novo? Como se entendem as palavras de Jesus em João 3.1-7?

Resposta: Na verdade o espiritismo kardecista tenta justificar a doutrina da reencarnação com as palavras de Jesus em João 3.5: “Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. Allan Kardec escreveu: “Estas palavras ‘se o homem não renascer da água e do Espírito’, ou ‘em água e em Espírito’ significam, pois: Se o homem, não renascer com seu corpo e sua alma”.

 

PERGUNTA: O Pastor disse que o novo nascimento não é o mesmo que reencarnar. O que mais poderia dizer não ser o novo nascimento? Não há dúvida de que essa expressão de Jesus ‘nascer de novo’ tem dado margem a muitas interpretações errôneas. O que não é o novo nascimento?

RESPOSTA: O novo nascimento não é:

  1. a) Não é o mesmo que batismo nas águas. O batismo nas águas é símbolo do novo nascimento, mas não é novo nascimento;
  2. b) Não é filiação a uma igreja, embora todo nascido de novo se filie a uma igreja;
  3. c) Não é reforma moral ou justiça própria;
  4. d) Não é privilé0io que se adquire por dinheiro ou méritos pessoais;
  5. e) Não é prerrogativa que se alcança por cultura ou por outros meios humanas;
  6. f) Não é fruto da sugestão ou de qualquer outro fator psicológico

 

PERGUNTA: Então o que é novo nascimento à luz da Bíblia?

RESPOSTA: É regeneração, que é diferente de reencarnação. Regeneração é a mudança das disposições íntimas da alma dentro do mesmo corpo. Paulo usa a expressão ‘nova criatura’ em 2Coríntios 5.17. Repetindo: é a transformação espiritual do nosso ser, por um milagre operado por Jesus, quando o recebemos como Salvador e Senhor:

“E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne” (Ezequiel 11.19).

“Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Ezequiel 26.25-27).

 

PERGUNTA: Qual é o agente que promove o novo nascimento?

RESPOSTA: Compulsando os textos de João 3.5-8 e Tito 3.5, por exemplo, chegamos à conclusão que é a pessoa do Espírito Santo o agente do novo nascimento.

 

PERGUNTA: Então a palavra água que aparece em João 3.5 é símbolo do batismo nas águas?

RESPOSTA: Não. A palavra água refere-se à Palavra de Deus. Vamos ler algumas passagens bíblicas para apoiar a nossa afirmação:

“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (João 15.3).

Porque eu, pelo evangelho, vos gerei em Jesus Cristo” (1 Coríntios 4.15).

“Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra” (Efésios 5.26).

“Segundo a Sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade” (Tiago 1.16).

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus viva, e que permanece para sempre” (1 Pedro 1.23).

 

PERGUNTA: Por que é tão imprescindível o novo nascimento?

RESPOSTA: Porque o ser humano, sem Cristo, acha-se espiritualmente morto (João 5.24; Efésios 2.1-5; Colossenses 2.13).

 

Pr. Natanael Rinaldi


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

9 Comentários

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. ” … citados, carecem melhor explicação.”

    e quem vai isso “explicar melhor” ? o espiritismo ? o mesmo não prova nem a real identidade dos espíritos supostos finados que “vos falam”, simplesmente vocês sugerem que “tem que” acreditar na honestidade dos médiuns.

  2. ” … Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, jamais será perdoado: é culpado de pecado eterno. Isso porque eles diziam: Ele está possuído por um espírito impuro”. (Marcos 3: 28 a 30).

  3. espiritismo chama a si próprio de “consolador” ou “o espírito santo” prometido por Jesus, diz que “dom do Espírito Santo” é a “mediunidade”, atribuem “demônio” (espíritos) ao Espirito Santo, logo o preletor do espiritismo Kardec pecou de ré eterno. e quem anda atrás disse tb…

  4. [João Batista ] confessou e não negou; mas declarou francamente: “Eu não sou o Cristo.” E o questionaram: “Quem és, então? És tu Elias?” Ele disse: “Não o sou.” João 1:21

    1. João Batista não aceitou e negou francamente a “ideia” um pouco “espírita” dos judaizantes, se bem que os Fariseus nunca tiveram “reencarnação” na sua liturgia, pensaram que eram Elias que surgiu do último evento quando foi trasladado.

    2. reencarnação não tem base bíblica nem no A.T como também não no N.T e nem cientifica.
      “Ora, se assim fosse, seria necessário que Cristo sofresse muitas vezes, desde o início do mundo.
      como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo.” Hb 9:26-27

    3. o autor de hebreus descarta completamente suposto “renascimento” que kardec, esse individuo diz baseado em “espíritos” detrator da Palavra Bíblica de Deus.

  5. De que maneira age o Espírito Santo sendo agente do novo nascimento?

    1. http://www.cacp.org.br/quem-e-o-espirito-santo/

      (no canto superior do site cacp tem um campo de pesquisa, digite suas dúvidas lá e aparecerá vários artigos relacionados.)

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement