Esqueceu a senha?

O Reino de Deus é tomado pela força?

por Norman Geisler - seg out 15, 11:36 am

MATEUS 11.12 – Como é que o reino de Deus, soberano e pacífico, pode ser tomado pela força?

PROBLEMA: Paulo declarou que o reino (o governo) de Deus é “paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17). Entretanto, Mateus diz que “se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele” (SBTB). Como pode alguém entrar no reino de Deus por meio da força?

SOLUÇÃO: Essa é uma passagem difícil e tem sido interpretada de muitas formas. Alguns consideram que significa que o reino é violentamente tomado por seus inimigos, isto é, os poderosos líderes religiosos dos dias de Jesus estavam resistindo ao reino introduzido por João. Eles queriam o reino, mas não do tipo que estava sendo oferecido por João e por Jesus (cf. Rm 10.3). Entretanto, alguns objetam dizendo que isso está em oposição ao contexto, que expressa a grandeza de João Batista e o contraste entre o seu dia e o dia de Cristo.

Outros vêem a “violência” como uma figura de linguagem que significa, em primeiro lugar, que o reino penetra ou se introduz com grande poder e repentinamente. Daí os intensos esforços daqueles que, pela pregação de João, tomavam de assalto o reino. Nessa visão, o texto está falando da resposta à pregação de João, como uma insurreição popular indo violentamente ao reino de Deus, no qual as pessoas apressam-se a entrar, com avidez e violento zelo. Isso explica o uso do termo “violência” e enquadra-se dentro do contexto geral.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement