Esqueceu a senha?

O Sábado de Gênesis – Mandamento, Exemplo ou Ilustração?

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - qui set 06, 10:30 am

Gênesis 2.2-3 e Êxodo 20:8-11, é uma das armas principais no arsenal dos adventistas. Mas eles já partem de pressupostos errados, por começarem pelo Velho Testamento ao invés do NT.

Por exemplo, os Puritanos ensinaram que a observância de um dia em sete era uma ordenação da criação e deve ser, segundo eles, uma obrigação perpétua. Porém, Calvino foi um pouco mais sensato na questão. Embora ele reconheça a grande antigüidade do sábado, ele não afirmou que era um mandamento desde a criação. Como veremos, há razões fortíssimas para a apoiar a posição de Calvino. A instituição da família e o mandato cultural para governar a terra são largamente reconhecidos como um mandamento desde a criação para toda a humanidade. Todas estas ordenações aparecem especificamente em Gênesis e são acompanhadas com exemplos específicos. Porém, isto não pode ser dito do sábado semanal. Gênesis 2:2, 3 não menciona um mandamento se quer, nem por inferência, ordenando o homem a descansar todo sétimo dia da semana. E nenhum exemplo é dado de alguém guardando o sábado. É verdade que a lei mosaica do sábado está ligada com o descanso de Deus em Gênesis. Mas todos os sabatistas que tentam projetar esta lei na época do Gênesis têm sérias dificuldades com a passagem que fala de servos e servas, bois, trabalhos, fadiga etc… coisas estas que de modo algum pertenceram ao Éden primitivo em estado de inocência.


Ellen G. White afirmou que Adão possuía conhecimento do decálogo nos seguintes termos:

“Adão e Eva, ao serem criados, tinham conhecimento da lei de Deus… Adão ensinou a seus descendentes a lei de Deus, e esta foi transmitida de pai a filho através de gerações sucessivas.” (Patriarcas e Profetas, 3a. edição, p. 32)
“Santificado pelo descanso e bênção do Criador, o sábado foi guardado por Adão em sua inocência no santo Éden; por Adão, depois de caído mas arrependido, quando expulso de sua feliz morada. Foi guardado por todos os patriarcas, desde Abel até o justo Noé, até Abraão, Jacó.” (O Grande Conflito pág. 453 – EGW)

Este é o ensino que todos os conversos recebem assim que se filiam à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Mas seria verdadeiro tal ensinamento?

Não obstante, tudo aponta para o fato de que os dez mandamentos nunca existiram como um código formal de lei até a época de Moisés. Um fato importante é que a palavra “sábado” nunca aparece no livro de Gênesis. O primeiro caso da guarda do sábado se encontra em Êxodo 16 no monte Sinai. Ali Jehovah deu a Moises as ” Dez Palavras”, pela primeira vez na história. Se as Dez Palavras não existiram de modo formal antes de Moises, o 4ª preceito como mandamento também não existia. Ao contrário da afirmação adventista supra citada, a verdade é que Adão nunca guardou o sábado do sétimo dia, nem Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José ou qualquer um enquanto estavam no Egito. Pais da igreja como Justino em “Diálogo com o Judeu Trifon” (150), Tertuliano em Resposta aos Judeus (200), confirmam esse fato.

Mesmo que o sábado fosse dado a Adão no Éden isso não significa que a igreja precisa guardar tal instituição.Deus deu muitas leis a Adão, como por exemplo, leis de sacrifício, mas nem por isso os adventistas são obrigados a guardá-las.

Eis algumas razões porque não aceitamos a interpretação adventistas:


1. A palavra ” Sábado” não é encontrada no livro de Gênesis!

2. A lei era algo novo, leia Deuteronômio 5.6. O próprio teor dos mandamentos nas tábuas mostram isso de fato.

3. Os antepassados do povo hebreu não tiveram nenhuma ordem para guardar o sábado. A Aliança não foi feita com eles obviamente, leia Deuteronômio 5.2-3.

4. Ninguém antes do Êxodo (Êxodo 16), soube sobre qualquer lei de guardar um sábado, leia Ezequiel 20:10-12 .

5. Alguns adventistas contestam dizendo que a palavra ” Sábados” em Ezequiel 20:10-12 é plural e não pode estar falando sobre o sábado semanal, ao invés estaria se referindo aos sábados chamados por eles de cerimoniais. Errado: o sábado semanal também se encontra no plural em Êxodo 31:13,17. Ele aparece no singular ou plural: Levítico 19:3; 23:38; Isaías 56:2,4; Mateus 12:5; 12:10; Atos 17:2.

6. Veja que Deus não disse que os “lembrou” dos sábados como se fosse uma restauração, mas disse que havia feito “conhecer” o sábado no Sinai Neemias 9:13-14.

7. Em Gálatas 3:17 Paulo afirma que a lei veio somente 430 anos depois de Abraão.

8. A primeira ocorrência da palavra “Sábado” se encontra em Êxodo 16:22-23. O texto nos versos 23-30 indica que esta era uma experiência nova para o povo de Israel. Eles não foram obrigados antes disso a guardá-lo.

9. As Dez Palavras foram dadas primeiramente quando a face de Moises brilhou, leia Êxodo 34:27-28; 2 Coríntios 3.

10. Se eles guardaram o sábado antes de Êxodo 16, então eles também provavelmente tiveram o maná como algo dado bem antes também. Mas os adventistas admitem sem nenhum problema que o maná era algo novo para o povo de Israel. Mas é justamente isso que o texto mostra, os judeus nunca conheceram o sábado e o maná antes do êxodo.

Alguém poderia objetar dizendo que isto pode ser provado mediante deduções lógicas, mas afirmações dogmáticas como essas requerem apoio bíblico e histórico que as acompanhe ao invés de meras conclusões precipitadas por falta de prova. Quando a pessoa está ansiosa a fim de provar seu ponto de vista, é fácil ela querer ver coisas no texto que não estão lá.
Demais disso, se for válida essa linha de pensamento, também deve ser válida em relação ao domingo no NT.

Não há nenhum registro que indique que qualquer um antes de Êxodo 16 guardou o Sábado. Apesar disso os Patriarcas foram instruídos em muitas outras coisas.

1. Ofertas: Gen 4:3-4

2. Altares: Gen 8:20

3. Sacerdotes: Gen 14:18

4. Dízimos: Gen 14:20

5. Circuncisão: Gen 17:10

6. Matrimônio: Gen 2:24 e Gen 34:9

7. Por que Deus omitiria o “Sábado” sendo que era um mandamento tão importante?

O Sábado não foi santificado se não depois que Deus descansou Gen 2:2; Ex 20:11 

1. Primeiro Deus descansou, só então, depois que ele descansou, foi que santificou o dia. Isto prova que o Sábado não era parte da lei eterna de Deus no céu antes da criação!

2. A Bíblia nunca diz quando ele santificou isto, somente diz que foi depois que Deus descansou.

3. Gênesis 2:2 nos conta a razão, não o tempo em que Deus santificou o Sábado.

4. Gênesis foi escrito durante o tempo de Moises, não antes disto. Nem Adão ou Abraão conheceram o livro de Gênesis! O sábado foi dado ao povo pela primeira vez no deserto, não antes !

5. Cristo era o cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo, (1 Pe 1:20; 2 Tim 1:9), mas isto não foi revelado se não muito tempo depois que o homem comesse da árvore da vida. Por milhares de anos Deus nunca revelou detalhes específicos até que Cristo encarnou e morreu na cruz. Deus reservou muito tempo para dar seu Filho como sacrifício mesmo tendo dito que ele havia sido morto antes da fundação do mundo. Assim também é em relação ao mandamento do sábado.

6. Suponhamos que Deus realmente descansou no sétimo dia no Éden, mesmo assim Deus nunca revelou qualquer mandamento de guardá-lo no Éden, porque não há absolutamente nenhuma evidência que qualquer um guardou-o antes de Êxodo 16. O simples fato de Deus santificar algo ou descansar não implica em mandamento.

O Sábado não era adequado para a vida de Adão enquanto estava no Jardim do Éden:

1. O mandamento de descanso após 6 dias de trabalho não fazia nenhum sentido no Éden já que o trabalho e a fadiga só existiu depois que Adão pecou Gênesis 3:19.

2. Também a menção de “estrangeiros”, “servos e servas” dentro das “portas” de Adão não faz nenhum sentido levando-se em conta a vida que Adão e Eva vivia naquele jardim. Eles não possuíam nada disso.

3. As únicas ordens que Deus deu o Adão foi lavrar a terra Gênesis 2:5, dar nome aos animais e não comer do fruto proibido (v.17).

O Sábado do 7º dia da criação não foi dado como mandamento 

Os adventistas fazem alarde pelo fato de que Moisés identificou o sábado com o seis dias criativos de Gênesis, mas isso não prova coisa nenhuma. Esse recurso empregado por Moisés é uma prolepse. O que vem a ser isso? Essa palavra vem do grego proleptikós, significando algo que é “antecipado”

“Diz-se dum fato que se fixa segundo uma era ou método cronológico ainda não conhecido quando ele ocorreu.” (Dicionário Aurélio).

Como se viu, isto é um anacronismo. Há vários anacronismos nos escritos de Moises. Sabemos que o livro de Gênesis foi escrito por Moises. A pessoa pode especular se ele escreveu este livro antes ou depois de Êxodo, ou se ele usou ou não usou documentos de fontes preexistentes. Mas isto não muda o fato que Moises escreveu o tempo de Gênesis da perspectiva de um israelita que havia acabado de ser libertado do Egito. A seguir alguns exemplos:

1. Em Gênesis 3:20 está escrito “E chamou Adão o nome de sua mulher, Eva; porquanto ela era a mãe de todos os viventes”, mas isto foi dito bem antes do nascimento de Caim e Abel.

2. Outro exemplo é Gênesis 4:20-21 onde Moisés diz “Ada deu à luz a Jabal, que foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.O nome do seu irmão era Jubal, que foi pai de todos os que tocam harpa e flauta.”, mas não àquele tempo da narração.

3. “…e Judas Iscariotes que também O “traiu”, mas essa traição só ocorreu depois de 3 anos. Todavia, o evangelista fala como se fosse naquela época.

4. Confira exemplos como 1 Samuel 4:1 com 1 Samuel 7:12

5. Em Gênesis 10:4-5 não havia nenhum Gentio na época de Noé. Mas Moisés antecipadamente já chamava de gentios aqueles povos.

6. Gênesis 2:24 fala sobre o pai e a mãe do primeiro casal, mas não havia nenhum e nem outro naquele momento.

7. Em Gênesis 2:10-14 há menção da terra de Cush. Cush era um nome comum para a terra do Egito pelos dias de Moises. Moises diz que sua própria esposa era da terra de Cush (Números 12:1).

8. Quando Moises escreveu o livro de Êxodo para os hebreus, ele mencionou a razão por que eles guardaram o sábado tomando como exemplo a criação (Êxodo 20:8-11), embora este fato só foi finalmente revelado quando se deu os eventos registrados em Êxodo 16.

Outra, a palavra “lembra-te”, não se reporta ao passado como preferem alguns adventistas, mas ao futuro, doravante eles teriam de lembrar-se do Senhor seu Deus e dos seus mandamentos. É inadmissível pensar que esta palavra se refere ao passado sendo que a lei só veio 430 anos depois de Abraão e nenhum patriarca guardou o sábado. Deus disse para Israel: “E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não se comerá pão levedado” Êxodo 13.3. Certamente que eles nunca haviam observado aquele dia antes, como poderiam se lembrar disso? Mesmo que a expressão “lembra-te” reportasse ao passado, não quer dizer que eles estavam fazendo menção desde Gênesis, por que o sábado havia sido determinado algumas semanas antes do decálogo estar em vigor no Monte Sinai. Sendo assim, isto pode perfeitamente recorrer a algum tempo atrás, mas dentro do contexto de Êxodo 16, não antes, quando o sábado foi dado juntamente com o maná pela primeira vez no deserto.

Diz certo comentarista: “A palavra Lembra-te deve ser entendida não como “recorda aquilo que já sabes”, mas “conserva em lembrança perpétua”. O repetido desprezo do sábado por parte de gerações posteriores ilustra e confirma a necessidade desse mandamento ser ‘relembrado’.” (Novo Comentário da Bíblia)

9. Por ai percebe-se que o registro de Gênesis onde mostra Deus santificando o sétimo dia, aconteceu somente em Êxodo, no monte Sinai. Mas como Moises escreveu seus livros depois do episódio do monte Sinai, depois que o sábado já havia sido dado como mandamento no deserto, ele quis dar uma razão, um exemplo, então passa a ilustrar com o descanso criativo de Deus.

10. Como já mostramos isto é muito comum e é visto até hoje em dia. Por exemplo, nós costumamos dizer que o Papa João Paulo II nasceu em 1920, mas com isso não queremos dizer que naquela época ele já era Papa. Isso nada mais é que uma prolepse. Assim também quando o sétimo dia é mencionado em Gênesis, é uma antecipação, mas o mandamento de guardá-lo só veio aparecer na época de Moisés, milhares de anos após.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

65 Comentários

Comentários 1 - 50 de 65Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. então antes de Moisés não existia lei? Deus aceitava adorar outros Deuses, Adorar em outro dia que ele não havia instituido na criação, tomar o nome dEle em vão, desonrrar pai e mãe, adulterar, mentir, roubar, desejar as coisas do próximo. Adão, Enoque, Noé, Abraão, Jacó faziam tudo isso e Deus não falou nada pra eles? Todos eles sabiam que isso não podia fazer, mas que falou pra eles?

    1. Rm4, Paulo deixa bem claro que a fé de Abraão era independente da lei quando cita o fato de Abraão ter tido fé antes da circuncisão(mandamento da lei)

    2. O que significa Shabat?
      Pra quem na sabe significa descanso, então o nome sábado esta sim em genesis
      Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
      E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera,(Shabat) descansou no sétimo dia de toda sua obra

    3. pois é acho que ele tinhão direito de fazer um monte de porcaria e nao eram condenado

    4. Ofertas: Gen 4:3-4
      2. Altares: Gen 8:20
      3. Sacerdotes: Gen 14:18
      4. Dízimos: Gen 14:20
      5. Circuncisão: Gen 17:10
      6. Matrimônio: Gen 2:24 e Gen 34:9

    5. Há várias ordens expressas por Deus, e vontades instituídas no Gênesis, como o irmão acima citou, mas nenhuma ordenança quanto à guarda do sábado. Me mostre o relato de alguém guardando o sábado no Gênesis, ou sendo castigado por deixar de cumpri-lo.

    6. Caim matou seu irmão Abel e foi castigado por isso. O homem quis ser como Deus ao construir uma torre que chegasse ao céu e foi castigado por isso. Sodoma e Gomorra se afundaram na imoralidade e foram castigadas por isso. O homens se afogaram no dilúvio por não adorarem a Deus.

    7. Mas aonde no Gênesis alguém foi castigado por trabalhar no sábado, ou recompensado por observá-lo?

  2. Boa tarde.

    Então por que o mandamento de Exodo 20 começa com o “Lembra-te” e aponta para a criação de Deus.
    E o episódio do maná ??? na sexta era retirado o dobro. Porque ?
    Por que Jesus disse que não cairia um til da lei até que a terra e os céus passassem ?
    No aguardo

    1. RODRIGO, POR QUE VC NÃO GUARDA O ANO SABATICO LEV25 E FICA UM ANO SEM TRABALHAR??

    2. por que Deus não mandou guardar o ano, mandou guardar o sábado semanal. BJ

    3. Os adventistas, muitas vezes , quando citam um versículo, são desonestos, alterando o versículo ou omitindo partes. Jesus disse: “até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.Mateus 5:18. Diz passará e não cair!!!

  3. : 1 João 2:4 aquele que diz eu conheço e não guarda seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdad. E o pai da mentira é o diabo j.8:44

    1. POR QUE VC NÃO GUARDA O ANO SABATICO LEV25 E FICA UM ANO SEM TRABALHAR??

    2. Pq o ano sabático é da terra, não p pessoas. Um determinado solo cultivado p 6 anos deve ficar 1 de repouso.

    3. cochrane, logico lv 25 fala da terra. deixa então seu quintal sem carpir um ano. rsrs.
      já que soube discernir minha pergunta perspicaz então explique isto, (se puder)

      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

      prezado (a) “n” adventista. 

  4. agradeseço a Deus por te encontrado aqui istituiçoes comprometida com o reino de Deus trasendo ecrarecimento a irmaos que tem sido ecravisado por aogumas seitas que esiste porair DEus vos abençoes por quebra este plotocolo

    1. Amigo devemos ler mais a Palavra de Deus,Ele é imutável. Jesus mesmo disse”NÃO VIM PARA REVOGAR A LEI E SIM CUMPRI-LA”. Graça e paz

  5. vcs são loucos um monte de bocaoo bestas

    1. filhos do capeta vivem deturpando a palavra de Deus.. S A B A D O é biblíco,  agora se vc faz o que o diabo que e problema seus que tirem a porcaria desse site do ar..

    2. vc é louko um monte de bocaoo besta
      ilhos do capeta vivem deturpando a palavra de Deus.. GUARDAR S A B A D O não é biblíco,  agora se vc faz o que o diabo que e problema seus que permaneça o site no ar. .

  6. Então Deus foi injusto com Caim quando matou Abel porque Caim não tinha a lei de Moisés e não sabia que matar é pecado, certo? E o que dizer de Génesis 26:5? Moisés se equivocou ao escrever ou é uma “prolepse”?

  7. em Gênesis 7 animais limpos e impuros como assim

  8. geneis 26:5 Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.

    Que leis era essa então???

    1. em que aliança você está ? sabia que estamos no Novo Testamento, e neste não contempla a guarda do sabado ? Cl.2: 16~17 não postule a partir de EGW, essa falsa profetiza. 

    2. Icabode,Jesus disse “Não vim revogar a lei,vim cumpri-la”,não é somente o sábado,são o dez mandamentos.

  9. A bíblia diz jamais um homem desafiou Deus Jeová e permaneceu vivo.Agora, se a lei de Deus está abolida já podemos ser vândalo não há nada que nos condena.

    1. Bom, talvez sim, caso vc não aceitasse os ensinamentos dos apóstolos como mandamentos de Deus. O que o decálogo diz sobre levar o evangelho a todos os povos? Em Gálatas ou Romanos não há nenhuma definição do que é pecado? não exemplifica nenhum?

  10. Qualquer homem pode fazer sexo com a tua mulher ou tua filha e nada possa condenar.posso substituir Jeová por outro ou desrespeitar todos e tudo.Uma pessoa atenta não precisa ler outros versículos para perceber que tem validade. sem a lei seriamos vândalos.Faça a pergunta em cada mandamento

    1. SR. FRANCISCO. O QUE FOI CANCELADO É A LEI CERIMONIAL. A LEI MORAL OU DECALOGO VALE DESDE QUE MENCIONADA E RATIFICADA NO NOVO TESTAMENTO POR JESUS E PELO MAGISTÉRIO DOS APOSTOLOS, E NESTA NÃO CONTEMPLA O SABADO.
      NUNCA LEU COLOSSENSES 2:16-17 E OU GALATAS INTEIRO ?  

  11. Em Gálatas 3:17 fala em lei do livro. E não Lei das tábuas da pedra escrita pelo dedo de Deus. Fiquem com Deus.

    1. E, se o ministério da morte, GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
      Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
      (2Co 3:7-14)

  12. O cacep nao sabe e de nada sobre lei moral se nao se arrepender vao  prestar conta diante de Deus mateus 5:17.

  13. Entao que dizer de Hebreus 4:9:10 que  devemos se esforçar pra entrar no descanso de Deus eo mesmo sàbado do setimo dia da criaçao infelimente o inimigo de Deus lutra contra a lei de Deus.mas Deus tem seu povo escolhido de apocalipse 12:17.A vitória sempre sera do povo remanescente de Deus .

    1. mané “pregador novo reino” – o sr. deveras esqueceu de dizer sobre “aceitar Ellen G. White”

      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

    2. ” … e achareis DESCANSO para a vossa alma.” (Mateus 11:29).

      o descanso que diz capítulo 4 de Hebreus refere-se a pessoa de Jesus Cristo e não guardar sábado. Colossenses 2:16,17

      A salvação é uma pessoa Lucas 2:30 e não somente lei Romanos 7:6

    3. sabia que sua profetiza mesma reconhece que o descanso de hebreus não é o sábado? devia saber mais sobre sua papisa. aliás, ali tem o significa do descanso. peça a Deus pra retirar o véu que vc entenderá. leia 2Cor 3 todo. Deus te ilumine

  14. Primeira corintios capítulo 13 sem amor não adianta nada nada

  15. Não sei porque há tanta discussão sobre este assunto! Se é simples de entender se colocar o que era para os Israelitas e o que era para Igreja do Senhor Jesus!
    Somos gentios e assim não tínhamos nem uma lei para seguir a Deus! Pois o Senhor veio para os seus e os seus não o que quiseram!

  16. As leis estão escritas em tábuas de carne! O final da lei é Jesus! Seguimos seus mandamentos em nossos corações! Não existe dia para isso! Nem sábado e nem domingo!!! E sim todos o dias!!! O sábado andou com os judeus e eles não O quiseram!!! O descanso que nos trás a paz!!!

  17. Isso mesmo,desde o inicio o plano de salvação e as leis foram feitas para os judeus . Nos estavamos excluidos. Fomos aceitos porque eles rejeitaram o salvador .

  18. Lei(h), originada do substantivo hebraico “Towrah”, que significa: instrução; orientação; lei deuteronômica ou lei mosaica; leis específicas, por exemplo: lei de oferta queimada;

  19. códigos específicos, por exemplo, o Decálogo. A “Towrah” por extensão de sentido abrange os ensinos proféticos.

  20. Mais lamento ler os comentários e o embasamento do assunto abordado, o Sábado é um ponto polemico porque fere a quem não quer caminhar com cristo. Pois o mesmo dedo que escreveu Não mataras também escreveu sobre a santificação do Sábado.

    1. “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes” galatas 6:4

      “Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. ” João 5:45

      ESTAMOS NA NOVA ALIANÇA OU NOVO TESTAMENTO E NÃO NO ANTIGO.

    2. IsraeL seg out 16 at 3:13 pm A “Towrah” por extensão de sentido abrange os ensinos proféticos.

      EM EZEQUIEL 4, DEUS MANDA EZEQUIEL ASSAR PÃES EM ESTERCO, VOCÊ FAZ ISSO TAMBÉM ? UÉ FOI DEUS QUE MANDOU NÃO VAI OBEDECER ?
      DEIXA DE SER LEGALISTA, ESTAMOS NO N.T.

  21. Agora o mais importante: a palavra Hebraica usada para não trabalhou é (Shabbat) Significa Cesar em português, e a palavra Descansou no Hebraico é (Nafash) que significa Refrigério. Mais acontece algo diferente em Êxodo 20:11

  22. Por isso Gênesis enfatiza o que Deus NÃO fez no sétimo dia, e em Êxodo enfatiza o que ele fez nesse dia. Pois o povo estava esquecendo, por isso o mandamento começa com Lembra-te… Êxodo 20:8.

    1. Sr. judaizante, voce mesmo disse “o Sábado é um ponto polemico porque fere a quem não quer caminhar com cristo. ”

      se vc não quer ser cristão, pelo mesmo motivo não queremos ser judaizante.

    2. Caro amigo, lamento ter ofendido o senhor ou sua crença, mais apenas comentei usando as verdades escritas na Bíblia. Como pode ver as traduções não são fieis aos originais, mais se o senhor é professa ser Cristão, porque não guarda o Sábado? Sendo que Deus mesmo o guardou?

    3. Boa resposta Israel. Jesus mesmo disse “Não vim revogar a lei(dez mandamentos) e sim cumpri-los”

  23. Em Ester vemos a palavra que nos indica a o que Deus fez no sétimo dia: Ester 9:17-18. A palavra usada Descansaram e a mesma palavra em Hebraico (Nuach), e fizeram dessa data dia de festa e alegria. Então sabemos como foi o descaso de Deus ele se alegrou e festejou por sua obra. E viu que era BOM.

    1. no Novo Testamento Deus fez melhor, Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana.
      prezado sr. judaizante, os crentes de fé evangélica protestante interpreta o antigo testamento pela luz do novo testamento, e não ao contrario.

  24. Bom dia irmãos a paz de Deus a tod@s

  25. Bom dia.Deus abençoou o 7º dia; Gên 2:3. Apóstolos e Jesus o respeitaram cf costumes. Ha contradição de interpretação.

  26. Amar a Deus sobre todas as coisas equivale do 1° ao 4° mandamento e Ao próximo como a se mesmo do 6° ao 10° Nada foi anulado Mat 5:18. Satã atua nos confundindo. Reflitam.

  27. http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

    “wildes” você também é um dos tais que já “aceitou” EGW ?

    Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado. Êxodo 35:3
    quando cumprir esse verso a risca volte a comentar, quando não cala-te.

  28. Talvez tenha sido para evitar tantas confusões desse tipo que JESUS, mais tarde, tenha dado os “DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS”. Nesses dez mandamentos, já inclui tudo o que pode e o que não pode ser praticado.
    Basta seguir.

    1. os mandamentos foram ratificados por Jesus e Apóstolos, e neste não contempla o “sábado” vide colossenses 2:16-17. Repare bem no sermão do monte (ápice da doutrina de Jesus) o “sábado” nem sequer é citado. o mais importante da Lei é a Justiça, Misericórdia e Fé mateus 23:23

    2. Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,. Efésios 2:15

      Entenda a sra. que estamos no NOVO TESTAMENTO ou NOVA ALIANÇA, agora ninguém é justificado dizendo que guarda a Lei.

    3. Vós, que vos justificais por meio da Lei, estais separados de Cristo; caístes da graça! gálatas 6:4

    4. E quando alguém diz que segue a Lei é mentira, segue nada, acha que segue. peca-se toda hora por olhar e por pensamentos, no N.T dependemos da GRAÇA para viver em novidade de Vida, a Lei foi somente um aio, e não a causa da nossa salvação.

  29. – Existe base nas literaturas judaica de que Geneses 2:3; é uma prolepse?

  30. porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis”.

    Gênesis 26:5

  31. Então Noé roubou, matou, adulterou, etc…. ?

Comentários 1 - 50 de 65Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement