Esqueceu a senha?

O Sábado foi dado antes do Sinai?

por Pr. Natanael Rinaldi - sáb jun 22, 1:46 pm

ARGUMENTO: Êxodo 16:29: “Vede, visto que o Senhor vos deu o Sábado, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saía do seu lugar no sétimo dia”.

Afirmam os Adventistas: “O Sábado foi dado antes do Sinai, logo o Sábado foi guardado desde a criação e deve ser observado”.

RESPOSTA: Aqui é a primeira vez que aparece a ordem de se guardar o Sábado. Tal mandamento era uma observância nova para os Israelitas. A saída dos israelitas do Egito marcou uma nova época na vida deles. Deus lhes deu um novo ano e um novo princípio de meses (Êx.12:2). O vrs.30 é digno de nota, pois diz: “Assim repousou o povo no sétimo dia”(o texto da entender que o povo nunca o tinha feito antes). Por essa razão, Israel a partir daquele momento passou a descansar no sétimo dia, e não desde a época de Adão como querem os sabatistas. Outras passagens confirmam essa idéia: “E sobre o monte de Sinai desceste… E o teu Sábado lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo” (Ne.9:13-14). “E os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto. E dei-lhes os meus estatutos, e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem viverá por eles. E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles…” (Ez.20:10-12). Quando Deus lhes deu o Sábado? Quando os tirou da terra do Egito. Onde Deus lhes deu o Sábado?

No deserto. Para quem Deus deu o Sábado? Aos Israelitas (Dt.5:15), desde que o Sábado foi dado como um memorial. Fomos tirados da terra do Egito? Se não fomos, o texto não nos diz respeito e sim só aos Israelitas.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

18 Comentários

Comentários 1 - 18 de 18Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Adventistas insistem na guarda dos mandamentos da “tábua da lei”, pelo amor de Deus, entendam:
    Moisés quebrou essa primeira tábua num acesso de raiva, quando os israelitas aderiram a uma idolatria momentanea, e Deus não a re-escreveu novamente, Moises teve que escrever novamente depois. E estamos no novo testamento, onde a Palavra de Deus, veio até nós em forma humana, Jesus Cristo, e Ele resumiu o decalogo em dois mandamentos “Amar a Deus acima de tudo, e ao próximo como a ti mesmo.” e nos deixou o ministério dos apostolos com os evangelhos e epistolas.
    É só lembrar de Simeão, QUANDO ele viu o menino Jesus, Simeão disse ” Pois já os meus olhos viram a tua salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos ” Lucas 2:30
    Simeão viu que a salvação é uma pessoa, e não um conjunto normativo de conduta moral. .
    S.Paulo citou uma menção de Isaias: “…nossas justiça [própria] é como trapo de imundicia.

    1. Essa reposta não me convence em nadaAfinal,o proprio Jesus disse que não veio abolir a lei, mas cumprir. O sábado é um dia especial, uma bênção para o ser humano manter um contato mais íntimo com o Senhor e estar perto dos irmão. Outra coisa, a expiação do pecado ocorreu com a morte de Jesus na cruz ou com sua ressureição. Porque no evangelho de lucas, ultimos versículos, está escrito que as mulheres que cuidaram da seputura de Jesus descansaram no sábado conforme o mandamento. Ademais, quando Paulo pregava aos gentios e, portanto, vários anos após a morte de Jesus, ele os ensinava aos sábados e não aos domingos. A unica menção que é feita a respeito do domingo é que nesse dia se separassem as ofertas para os mais pobres, cada um na medida de sua condição. Isso não significa de forma alguma que esses cristãos guardavam o domingo, ao contrário, mostra que eles não lidavam com operações financeiras no dia de sábado, que era seu dia de descanso. Até mesmo os católicos dizem cheios de orgulho que o fato das igrejas guardarem o domingo é uma demonstração de obediência aos católicos, pq tal mudança foi estabelecida por eles.
      Atenciosamente
      Alessandra

    2. Observar o Santo Sábado, e uma questão de obediência, a DEUS, e guardar o domingo, e uma questão de desobediência, a Ele, e obedecer o deus deste mundo, do qual 90% dos que-se dizem protestantes andam de mãos dadas, tira o Sábado, o quarto mandamento. da lei moral de DEUS, e tu cometeras a quebra de todos o outros nove mandamento, Timóteo cp.2:v 10 ,

    3. sinceramente agora podemos matar adulterar mentir roubar e deixar Deus de lado também ?ou é no sábado que não devemos dedicar a Deus se Ele próprio escreveu com seu dedo para que não usassem isso contra a sua lei ,

    4. E então lhes disse: “O Filho do homem é Senhor do sábado”.
      Devemos Imitar a Cristo? ou seja seguir suas pegadas?
      A Bíblia te responde meu Amigo assim:
      Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
      1 Coríntios 11:1

    5. Moisés apenas lavrou as segundas tábuas, mas foi Deus quem escreveu novamente: Êxodo 34:1:
      “Então disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.”

  2. Observar o Santo Sábado, e uma questão de obediência, a DEUS, e guardar o domingo, e uma questão de desobediência, a Ele, e obedecer o deus deste mundo, do qual 90% dos que-se dizem protestantes andam de mãos dadas, tira o Sábado, o quarto mandamento. da lei moral de DEUS, e tu cometeras a quebra de todos o outros nove mandamento, Timóteo cp.2:v 10 ,
    architra

  3. só vou deixar os texto e deixar a palavra de Deus responder: apocalipse 12:17, Lucas 4:16, Lucas 23:56 (até Maria mãe de Jesus descansou…) e outros mais, por isso dito estas palavras lhe deixo esses 2 últimos textos Atos 17:30 e por fim Mateus 7:22 e 23 agora não terás desculpas diante de Cristo.

  4. enquanto não soubermos o que é verdadeiramente igreja,corpo de cristo sempre haverá essa questão sábado,domingo as pessoas ficam apegadas a uma religião… sempre se dizendo detentora da verdade…mas a única verdade é cristo ao qual devemos seguir para o alvo..pois se tenho o espirito de DEUS em minha vida….TODOS OS DIAS SÃO SÁBADOS E DOMINGOS pois meus dias estão na presença do senhor.amém

  5. Caro irmão Natanael Rinaldi, vejo que vc foi tendencioso quanto ao texto bíblico escolhido para refutar o argumento dos adventistas. Nós, adventistas, guardamos o Sábado porque foi o dia instituído como santo na semana da criação. Vocês acreditam na criação conforme o Gênesis ?

  6. Apenas uma colocação: Gênesis 2:3
    O 4º Mandamento, vem a ser um “memorial” disto… “Lembre-se do dia de Sábado para o santificar.”
    Se guarda o sábado em respeito, adoração e memorial a este ponto.

  7. Se o sábado não precisa ser guardado, o domingo muito menos lol

  8. “Determina outra vez um certo dia, HOJE … : HOJE, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.” hebreus 4:7
    QUE ADIANTA SER SANTARRÃO NO SABADO E NOS OUTROS DIAS NÃO ? Em nenhum lugar nos ensinos apostólicos temos a explação enfática sobre o sabado.

    1. Porque não há necessidade de falar do Sábado no novo testamento, pois o mesmo já era praricado pelos fieis.

  9. Isso não quer dizer que ninguém nunca guardou o sábado, esse pensamento esta errado, porque Deus alem de ensinar sobre os seus mandamentos Ele diz: Lembra te do dia de Sabado, so posso lembrar de algo que eu já conheço, não tem como lembrar de algo que não conheço.

    1. o decálogo mosaico foi substituído pelos mandamentos de Jesus, Ele ratificou todos os mandamentos de Deus no A.T menos o sábado CL. 2:16-17 Se você tentar se justificar ou viver pelo decálogo você não está debaixo da graça. tire egw da cabeça que vc entende.

    2. no Novo Testamento, nem Deus ou Jesus ou o Espírito Santo mandou “lembrar do sábado”.
      “Determina outra vez um certo dia, HOJE, dizendo por Davi, muito tempo depois … se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia” Hb 4:7
      o dia de Deus é o HOJE.

  10. Quantas vezes Jesus disse que deveriamos guardar o sábado?

Comentários 1 - 18 de 18Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement