Esqueceu a senha?

O sal perde o sabor e o crente a salvação?

por Artigo compilado - qui nov 20, 12:44 pm

sal

Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” (Mateus 5.13)

O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros” (Marcos 9.50)

As palavras acima deixam claro que é possível que o sal perca seu sabor, de modo que não possa mais ser restaurado. Obviamente, Jesus não estava preocupado com o sal, mas estava fazendo uma analogia com os crentes, que ele disse que são “o sal da terra” (Mt.5:13), Mas, ao invés de dizer que este sal nunca poderá perder seu sabor ou deixar de ser salgado, ele diz exatamente o contrário, confirmando, mais uma vez, que uma vez salvo não é, necessariamente, salvo para sempre.

O termo “restaurar” nos mostra que a referência é a pessoas que uma vez foram salvas, pois se o texto estivesse falando de falsos convertidos que nunca foram salvos de verdade ele nunca teria empregado a palavra “restaurar”, que induz ao fato de que já foram transformados uma vez. Eles não poderiam “perder” o sabor se já não tivessem tido o sabor. Se Jesus estivesse falando de falsos convertidos, ele não teria dito que eles eram o sal da terra, mas que pareciam ser o sal da terra. Mas o texto transmite a ideia de algo real, de alguém que realmente foi salvo uma vez.

Além disso, o mundo não é “sal”, e nem pode ser considerado “bom”, como Jesus disse em relação ao sal (Mc.9:50). O sal é, então, claramente uma figura dos crentes fieis. Mas Jesus também disse que esse sal pode perder o seu sabor e nunca mais ser restaurado, que não servirá para nada e que será jogado fora e pisado pelos homens (Mt.5:13).

Isso é nitidamente um retrato da condenação de pessoas que se perderam. É difícil imaginar que Jesus estivesse dizendo que pessoas ainda salvas não servissem para nada, não pudessem ser restauradas e seriam pisadas pelos homens. Isso a Bíblia sempre fala em relação aos descrentes, nunca aos crentes. Em Malaquias, por exemplo, Deus disse:

“Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha, e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. E pisareis os ímpios, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos” (Malaquias 4:1-3)

Os que são “pisados”, portanto, se refere aos ímpios que serão condenados no juízo. Jesus não estava inventando ou acrescentando nada que já não tivesse sido claramente dito por Deus acerca dos ímpios e que era muito bem conhecido pelos judeus. Eles sabiam perfeitamente que o “pisados pelos homens” era uma referência à condenação dos ímpios descrita em Malaquias, onde exatamente esta mesma linguagem havia sido empregada.

Portanto, por consequência lógica essa associação demonstra que o “sal” não apenas “perde uma recompensa”, mas incorre na mesma condenação dos ímpios, e isso só pode ocorrer por ter perdido a salvação, já que ele realmente era um “sal da terra” antes, e não um falso convertido. A possibilidade da perdição foi aberta, então ela pode acontecer.

Extraído do livro “Calvinismo X Arminianismo: quem está com a razão?”, Biazoli, cedido pela comunidade de arminianos do Facebook


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

84 Comentários

Comentários 1 - 50 de 84Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. A “segurança” dos calvinistas deixa a seguinte ideia: posso fazer o que quiser, beber, fumar, fornicar, violar cada um dos Dez Mandamentos. Mas o que importa? Minha segurança está garantida pela minha eleição. Se eu for um eleito posso fazer o que for que vou pro céu de qualquer maneira.

  2. E isso não digo da minha cabeça, mas ouvi da boca de um calvinista: “Posso fazer qualquer coisa que minha salvação é garantida. Por isso não me prendo a dogmas. Bobo é você que fica com medinho de Inferno, se policiando em tudo que faz.”

  3. Ainda me disse mais: “Se você tivesse certeza da sua eleição e garantia de salvação independente do que você faz, você ia viver em maré mansa.” Isso tudo me fez pensar por muito tempo em quão grandes trevas de ignorância espiritual vivem os calvinistas.

  4. O CAMINHO CRISTÃO NÃO É UMA RUA “DE OVOS” PARA FICARMOS COM MEDO DE QUEBRAR ALGUMA REGRA SE PISAR EM FALSO QUEBRANDO ALGUNS OVOS.JESUS DISSE “VIGIAI E ORE PARA NÃO CAIR SOB TENTAÇÃO”TIAGO DIZ :O PECADO CONSUMADO,GERA A MORTE.”NÃO VALE A PENA PECAR.SE ACONTECER,TODAVIA, TEMOS UM ADVOGADO.

  5. PORÉM, NA DOUTRINA CALVINISTA DA DEPRAVAÇÃO TOTAL, ELA DÁ UMA CERTA LIBERTINAGEM PARA O INDIVIDUO QUE PENSA ASSIM, = Q.Q.COISA QUE ELE FIZER É UM ALIBI PARA SEU PECADO. PENSAM “SOU DEPRAVADO, MAS ELEITO ! Q.Q. COUSA QUE EU FIZER DE “BESTERINHA” SOU MESMO ASSIM SOU SALVO .”

  6. J.BATISTA DEIXOU BEM CLARO : “TODA ARVORE QUE NÃO DÁ BOM FRUTO SERÁ CORTADA, E LENHA SECA DEPOIS LANÇARÃO NO FOGO” E JESUS DISSE QUE O RAMO DER FRUTOS SERÁ LIMPO, RAMO INFRUTIFERO SERÁ CORTADO, SECADO E LANÇADO AO FOGO. 
    VAMOS ACORDAR GENTE !!!

  7. VAMOS ACORDAR GENTE, O DIABO APOSTA NA MENTIRA, VIDE O EXEMPLO INFELIZ DE EVA. O DIABO SABE QUE DEUS RESPONSABILIZA OS ENGANADOS, SEJA POR FALSAS DOUTRINAS E OU ENGANOS DO PRÓPRIO CORAÇÃO, POR ISSO DE GRAÇA E PARA QUEM QUISER FOI DISPONIBILIZADO UM ESCAPE : JOÃO 3:16

  8. A começar pelo título, já se pode notar que tudo é uma viagem… Gente, pelo amor de Deus, pra quê discutir bobagens? Creia em Cristo e ande nEle! Simples assim.

  9. Marcos, pelo jeito você deve fumar um baseado, pois diz “tudo é uma viagem” – Cristo ande Nele é simples ?! será que na prática é bem assim, o que você acha de “quem não aborrece a sua própria vida não pode ser meu discipulo.”? o site de apologética, logo há dissertações. 

  10. Caro jcp, não fumo baseado nem nada mais. Não precisa julgar os outros pelos teus procedimentos. O evangelho é simples. Seguir a Cristo é simples. O jugo do Senhor é suave e seu fardo é leve.
    Lógico que deve haver dissertações. Discuta-se o amor, o evangelho. E não tolices.

  11. Gosta de falar em “viagem”, eu acho que você viaja muito na maionese. “evangelho é simples, seguir a Cristo é simples”, vamos ver se você topa o desafio de Jesus “quem não aborrece a própria vida não pode ser meu discipulo”, – “discuta-se amor” – você parece uma flor do campo.

  12. Desafio? Renunciar a si mesmo é pela graça de Jesus. Deus nos dá isso diariamente. Quem tem a Cristo assim o faz. Simples assim.
    Voce só sabe dizer q fumo baseado e sou flor do campo? Vc me aponta e me julga pelo o que tu é.

  13. Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.Lc 9:23
    É que os calvinistas pensam “já estão salvos” pela eleição arbitrária e acham que não precisa do trabalho de “negar a si”. quando safadeza heim marquinho, és um calvinista em oculto

  14. Amor cristão não é em meras palavras e essa melosidade que dizes … mas é na prática, o primeiro ato de amor cristão é falar a verdade. 

    1. Desculpa aí mas ta apontando demais o “dedo”. Tire primeiro a trave que está em seu olho… Cadê a mansidão? A temperança? Isso ta virando discussão… E o que a bíblia fala sobre isso? Religiosidade não salva ninguém! VC esta sendo hipócrita.

    2. Desculpa aí mas ta apontando demais o “dedo”. Tire primeiro a trave que está em seu olho… Cadê a mansidão? A temperança? Isso ta virando discussão… E o que a bíblia fala sobre isso? Religiosidade não salva ninguém! VC esta sendo hipócrita…

    3. fabio, se estou sendo hipocrita, voce já é, a verdade dói. 

  15. Fumar baseado, flor do campo, calvinista em oculto… Vc só sabe apontar o dedo e julgar os outros? Isso sim é safadeza! Há um só juiz que é Deus! Textos que mais parecem dissertações farisaicas. Haja falta de Deus! Enfim, vãs discussões… fique com elas. Já fui liberto!

  16. Marquito,

    Já foi liberto ?! muito bom ! continue assim : sendo sal da terra, e espero que tenha aprendido a lição de não mexer com quem está quieto. 

  17. Hahaha, vc só pode ter uns 13 anos de idade, falando desse jeito!
    Falta vc aprender a sua: não julgue os outros. Vc não é o dono do céu pra saber quem vai e quem fica.
    Pena que vc escolhe vãs e tolos textos que não vai a lugar algum.

  18. Concordo com Marcos.
    Acho que o foco deve ser o evangelho da graça. Quem julga é Deus. Como o Tito 3:9, “devemos sair de questoes loucas e debates acerca da lei. Sao coisas inúteis e vãs”, como o texto acima. Legalismo, tô fora! Boa, Marcos!

  19. Marquito, você nahum tem jeito mesmo, é um moleque traquina, tenho certeza que sua mamãe vai aplicar-lhe algumas palmadas com chinelo havaiana no seu bumbum.

  20. kkkkkkkkkkkkk

  21. Pmatias, nossa você chegou a essa conclusão sozinho? que estória é essa de legalismo? você deve ser um calvinista oculto, que pensa que está salvo pela eleição arbitrária, então aé acha que o artigo é legalista … ah moluque !

  22. o pior calvinista que tem é aquele que diz que “não é calvinista” igual esse sem-vergonha do Pmatias.

  23. Nao sou calvinista. Não sou arminiano. Sigo a Cristo, não a homens! jcp só pode ser um bebê na fé! Algum pastor aí pra ajudar essa criança?

    1. Pmatias,

      Se sua mamãe for uma “pastora” ela poderá ler para mim o livro “a bíblia junior” ….
      Como é que é ? “Nao sou calvinista. Não sou arminiano. Sigo a Cristo, não a homens!”
      nossa vc parece um super-crente.

  24. PMatias, vamos respeitar a religião do jcp. Ele é devoto de São Arminio. kkkkkkkkkkkk

    1. PMatias, vamos respeitar a religião do Marco. Ele é devoto de São Calvino. kkkkkkkkkkkk

  25. ‘a biblia junior’ é muito avançado pra ti. Vc nao tem capacidade de entender.

    1. a “pastora” é dedicada não se preocupe.

  26. Verdade, Marcos, São Arminio aqui é o próprio “Deus” kkkkkkk
    Sigamos a Cristo.

  27. Nao, caro jcp, a “pastora” não trabalha em conjunto com a APAE. kkkkkkkkkkkkk

    1. kkkkkkkkkkkkkk

  28. Quando o povo chegar na porta do céu, lá estará jcp pra fazer a triagem…. Mais fácil é ele estar na porta do inferno! Satan que gosta de julgar os outros. Deve ser Arminio-Satan

    1. Marcos e o Pmatias,
      Esses dois calvinistas ocultos, estão tentando tirar a minha salvação, eleição e predestinação para o céu que eu tenho em João 3:16, simplesmente “porque eles querem” … acho que eles pensam que fazem parte dos 24 anciãos ou dos 144 mil.

    2. Marcos, eu condeno pessoas ?! olha o que você disse aqui …. você é uma pessoa que é um problema, é um mexeriqueiro que promove discordia entre as pessoas. você o pivô de tudo.

  29. Rapaz, vendo estes últimos comentários… Não sou crente, e até que simpatizo… Mas ser crente pra ser igual a esse jcp… Prefiro ficar como eu tô…. aff

    1. IIlson, você demostra uma fraqueza de espirito muito grande, qualquer coisa se sente abalado.
      avante.

  30. Uma vergonha, jcp! Seu comportamento é desprezível.

    1. O marco deve ser um filho pródigo do Boris Casoi : Isso é uma vergonha !

  31. Ilson e marcos, vocês são dois maricas-vai-com-as-outras e uns pouca-vergonha.

  32. Lamentável o comportamento do tal jcp. Uma vergonha para o evangelho.

  33. PMATIAS, LAMENTÁVEL SEU COMPORTAMENTO, ISSO É UMA VERGONHA ! É UMA DECEPÇÃO. AFFF.

  34. Fraqueza de espírito, Cesare, é ter comportamento troncha igual ao do jcp. Prefiro estar como sou a ser um crente igual ao jcp. Quero é melhorar e não andar para trás!

  35. Ilson, “Diz o néscio no seu coração: Não há Deus” (Sl 14.1). 
    Não estou aqui para “agradar seu coraçãozinho”, você tem livre arbitrio, se quer Jesus ou Não, suas desculpas são esfarrapadas. 

    1. Pra ser “crente” igual a vc, prefiro ser macumbeiro. Dá no mesmo, sendo igual a vc…

    2. será que alguém quer ser como você ? 

    3. Enfim, prefiro ser macumbeiro a um “crente” julgador e que fala asneiras que nem você.

  36. llson, suas lamentações soa como um crente provisório, observa as admoestação :
    “As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.” Lc 8:13

    1. Nada a ver. Ai que burro, dá zero pra ele!

    2. Ilson, tenho pena de você, és como gado, só engordando para o dia do fim, com fé provisória, esperando que alguém lhe agrade em algo. pobre borboleta. 

    3. Mais um juiz que “Deus” nomeou sobre a terra… Pobre animal….

  37. Ilson, você uma pobre borboleta. se não quer ser admoestado porque visita esse site? para brigar? se for isso então não passa uma pobre larva, nem borboleta é !

    1. Mais um juiz que “Deus” nomeou sobre a terra… Pobre verme iludido….

    2. sem condições de dialogar com esse perfido Ilson, bem provável que ele não nasceu mas foi evacuado, a prova disso são as bobagens que fala. 

    3. Não existe diálogo entre homens e vermes. Sou homem. E serei julgado por Deus e não por você, ínfima ameba!

    4. Olha a arrogância desse Ilson : disse diz-se ser único “homem” do mundo e outros são “vermes”.
      Mas não passa de um ignobil paspalho descrente.

  38. Tem o texto lá em cima e os comentários sem pé nem cabeça. VEJA, AUTOR DO TEXTO, AS VÃS DISCUSSOES QUE VC CRIOU!

  39. Sr.Pmatias, sim compreendo, mas o sr. também disse muitos impropérios provocativos, fica dificil falar quem começou o que, quando também VC CRIOU. 

    1. Pois é. Tudo errado. Isso lá é evangelho!

  40. Vcs ainda estão nisso? Abstrai, galera, isso aí não dá em nada! Vamos crer só em Jesus e acabar com essas baboseiras!

    1. Falou e disse, Marcos!

  41. Marcos,
    foi você que iniciou a discussão, eu lá li, lá no topo quando disse “tudo é uma viagem” e chamou de bobagem o artigo. agora você vêm dando uma moderador iluminado, sendo que é você o pivô da discussão. 

  42. Leia direito. Não disse que o artigo era bobagem. DISSE “PRA QUE DISCUTIR BOBAGENS?” É diferente, Máximus. Disse que “tudo é uma viagem” sim, pois o evangelho é simples e os homens que complicam. É crer em Jesus e só. Simples assim.

    1. Marcos ” … Não faço viagens. Quem o faz é o autor do artigo, que aplica vãs filosofias e pensamentos” Você primeiramente disse que o problema não era o artigo, e agora fala que é, realmente como disse internauta Máximus, você é o pivô da discussão, devia se envergonhar. 

  43. Falou bonito, Marcos! Assino em baixo!

  44. Marcos, a sua dialética é ambigüa, você aproveitou um comentário, para lançar sua desaprovação ao artigo, como conhece tanto sobre “viagem” ? deve ter experimentado muito ou ainda faz. e o Pmatias é seu papagaio concordativo que repete tudo.

  45. Por acaso não posso descordar? Tenho todo o direito de discordar. Não faço viagens. Quem o faz é o autor do artigo, que aplica vãs filosofias e pensamentos sobre algo que é tão simples como o evangelho.

    1. Você tem plenos direto de discordar lógico, estamos em um país livre, mas o seu direito termina aonde começa ao do outro, assim como ninguém tem a obrigação de concordar com você. Discussões, é errado dentro do recinto da igreja, no virtual pode-se desde que o moderador ñ reprove.

    2. E ninguém é obrigado a concordar contigo!
      É… que briguem os porcos! kkkkkkkk

  46. Serei concordativo com o que é certo. Se falarem que quem crê em Jesus tem a vida eterna, concordarei. Terei prazer em ser o papagaio da Graça de Deus! Direi sempre amém ao evangelho puro e simples. Repudio tolices e vãs discussões, como admoesta o apóstolo Paulo.

  47. Nas vãs discussões, que briguem os porcos!

    1. o zé carioca ficou nervoso agora … e não critique seu passado.

    2. Não fico nervoso com pouca coisa. Principalmente com essas besteiras aqui! Divirto-me com a cegueira alheia kkkkkkk Vãs conversações….

  48. Evangelho? Todas essas discussões passam longe!

  49. Marcos, a sua mascara caiu … e se existe algum porco aqui, esse alguém é o sr.
    quero ver se fará “kkkkk” quanto estiver “rangendo os dentes”. 

    1. Máscara caiu? Nada a ver, que burro!
      Vejam todos! Máximus é juiz sobre as almas da humanidade. Ele já me condenou ao inferno, dizendo que rangerei os dentes! kkkkkkkkkkk Calvinista de uma figa! Já me predestinou? kkkkk A máscara caiu foi pra ti, mané!

  50. Joel Cruz, não acuse o evangelho, se existe um problema, esse alguém é o sr.

  51. Resposta ao título do artigo: SIM. 1 Exemplo: Quando irmãos brigam entre si, como visto no comportamento dos comentários acima… Triste. Nada até agora contribuiu para uma boa edificação.

  52. Marcos, você é muito encrenqueiro. você faz isso na sua Igreja ?

    1. Julgar os outros? Com certeza não.

  53. e uma vergonha para quem não é crente como eu ver uma dsicurssão sem resultado algum para os não crentes

  54. Vejo os comentários dos que crêem que o cristão perde a salvação e, fico pensando e imaginando Deus com uma borracha e muita paciência quando cometo algum erro. Vai e apaga o meu nome do Livro da Vida. Quando peço perdão, Ele vai e escreve novamente meu nome novamente.

Comentários 1 - 50 de 84Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement