Esqueceu a senha?

O Salmo 139 corrobora com o determinismo?

por Artigo compilado - qui jul 10, 2:03 pm

Biblia como-estudar

Outro texto muito usado por deterministas* está no Salmo 139, onde Davi diz:

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Salmo 139.14-16)

Essa parece ser a declaração bíblica mais forte a favor do determinismo. Infelizmente para os calvinistas, essa é uma tradução mal feita, ainda presente em algumas versões da Bíblia. A King James, por exemplo, que é reconhecida como uma das traduções mais fiel aos originais – verte da seguinte maneira:

“Os teus olhos viram a minha substância ainda imperfeita, e no teu livro todos os meus membros foram escritos, que em continuação foram formadas, quando ainda não havia nem um deles”.

A Almeida Corrigida e Revisada Fiel segue na mesma linha e traduz:

“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”

Alon Franco conclui:

“Assim, as traduções citadas deixam exposta a ideia do original hebraico, que nos permite perceber o que foi pré escrito no livro de Deus: a formação dos membros do seu corpo é que foram pré-gravadas no ‘livro’ – isso se alguém ainda acha mesmo que devemos tomar esse tom poético literalmente. Como mencionado acima, o tema dos versos 13 a 15 é a formação do corpo de Davi. De fato, na primeira estrofe do verso 16, quando se diz: ‘Seus olhos viram a minha substância ainda informe’, também diz respeito à consciência íntima que o Senhor tem do salmista, mesmo antes que ele esteja formado. Davi louva ao Senhor pelo cuidado que tem dele, enfatizando a soberania e amor de Deus que o acompanhava desde o útero de sua mãe. Uma interpretação deste versículo que continua na expressão poética do autor do cuidado notável que o Senhor tomou na formação de seu corpo parece mais adequada”[1]

O comentário de uma bíblia de notas diz o seguinte sobre o verso 16 do Salmos 139:

“Os dias estipulados por Deus para a formação dos membros que compõem o corpo, a alma, e o espírito, ao longo dos estágios embrionários e fetais até o desenvolvimento de um ser humano perfeito” [2]

Portanto, não há nada nestes versículos que prove que os dias do salmista foram escritos previamente. É por isso que este texto tem sido pouco usado pelos eruditos calvinistas mais respeitados (especialmente entre os de fala inglesa, onde a KJV é muito respeitada), embora ainda seja muito usado por leigos que só leem uma versão da Bíblia. O próprio João Calvino não usou este texto nem uma vez, parecendo reconhecer que ele não fornecia uma evidência para a sua tese[3].

Extraído do livro “Calvinismo X Arminianismo”.


* Deterministas: que dizem que tudo que acontece é determinado por Deus – inclusive o pecado e o mal.

[1] Disponível em: <http://sempredestinacao.wordpress.com/2013/11/10/escrito-e-determinado/>

[2] Bíblia de Estudo DAKE, comentário do Sl 139

[3] Mesmo que a tradução correta fosse a fornecida pelos calvinistas em suas versões mais modernas, isso ainda não provaria o determinismo calvinista, visto que isso que foi escrito poderia se referir aos atos livres do ser humano que Deus, por sua presciência, sabia que seriam praticados livremente, e não por um decreto à parte das ações humanas.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Impossivel Deus não amar todos homens e mulheres e não querer salva-los ! Jesus deixou toda nação Israel e foi salvar um homem possesso de legião, o qual quem quer visse diria que estava condenado ! Todos os homens e mulheres podem ser salvos, basta crer em Jesus Jo. 3:16

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement