Esqueceu a senha?

O Segredo

por Enviado por email - qui set 13, 10:05 pm

Assisti, há pouco tempo, um filme chamado “O Segredo”, emprestado por uma colega de trabalho. Creio que o mesmo ainda não chegou ao Brasil, pois não encontrei referências sobre ele em nenhum site da Internet especializado em comentários de filmes de cinema e ou em DVD. Provavelmente foi baixado pela Internet ou copiado de algum DVD importado.

O único filme que possui críticas e comentários na Internet, é um de nome “Quem Somos Nós?”, lançado no Brasil em DVD, que apresenta, na forma de uma história, a mesma teoria de “O Segredo”.

“O Segredo” é um documentário narrado em inglês, com legendas em português, de origem americana (pra variar). Os narradores falam sobre uma suposta “Lei da Atração” da física quântica que, segundo eles, “é a lei mais forte do Universo”.

O filme prega que nós, homens, podemos conseguir tudo o que queremos: dinheiro, bens materiais, curas de doenças, bons relacionamentos pessoais, etc., através do “pensamento positivo”, bastando focar o pensamento naquilo que queremos, pois “tudo aquilo que pensamos se materializa, coisa boas ou ruins”. Usa, inclusive, a metáfora do “gênio da lâmpada”, onde o Universo é o “gênio” que atende aos nossos desejos conforme nossa vontade, tentando infiltrar na cabeça do espectador que a realidade é maleável, basta pensar positivo e tudo pode acontecer!

Justificam que somente cerca de 1% da população da Terra é rica porque tais pessoas conhecem “o segredo”. E que pessoas famosas e importantes do passado, como Albert Einstein, Isaac Newton, Michelangelo, entre outros, foram bem-sucedidas porque também já conheciam “o segredo”. Quanta bobagem!

Tenho conhecimento que tal filme tem sido apresentado por alguns psicólogos aos seus pacientes, como ferramenta auxiliar na terapia e tratamento dos mesmos. Não entendo o por quê disso, visto que o mesmo não aborda nada da ciência psicológica. “O Segredo” é apenas um filme de ficção científica, materialista, pagão, antibíblico, com forte pensamento esotérico, principalmente quando afirma que “aquilo que os teólogos chamam de Deus é apenas uma energia do Universo”.

O filme parece estar preparando as pessoas (não salvas) e o mundo para a religião única que será implantada pelo falso profeta e a Besta no período da Grande Tribulação, que será baseada na adoração da imagem da Besta, mas também, muito provavelmente, no Esoterismo e na Nova Era.

“O Segredo” ousa, até, fazer uma paráfrase de I João 4:4b (“porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”), usada na explicação sobre a “força interna” que há homem. No filme é dito: “maior é a força que há dentro do homem do que aquela que há no mundo”.

Atente a outro detalhe: no final do filme, depois de toda a indução à mentira, há ainda uma música sutil, bonita até, mas cuja letra diz simplesmente o seguinte: “Agora vou conseguir o que quero e ninguém vai me impedir”. É uma afirmação assustadora, o auge do espírito de rebelião contra Deus, que pode ser perfeitamente atribuída ao “espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo” (I João 4:3b).

Para a maioria das pessoas, “O Segredo” é apenas um filme inocente que só quer o nosso “bem”, com “comprovação científica” e “filosófica”, e que nos deixa mais tranqüilos e “harmonizados” com o Universo, mas trata-se, na verdade, de mais uma evidente armadilha do Diabo. Fuja disso!

O Espírito Santo revela perfeitamente a verdade de Deus em Sua Palavra, e Jesus Cristo, Seu Filho, expõe essa verdade perfeitamente. Deus pôs tudo em Suas mãos e deu-lhe Seu Espírito sem medida: “E o governo estará sobre os seus ombros” (Isaías 9:6); “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra” (Mateus 28:18).

O Universo não está submisso à vontade ou ao pensamento do homem, mas sim ao do Criador e Soberano Deus, e de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Tudo está em Suas mãos, tudo está sob Seu controle e dentro de Sua vontade perfeita ou permissiva.

Por isso, não precisamos de “segredos” da física quântica, não precisamos de visões místicas, não precisamos de “revelações” adicionais ou de “ciências da felicidade”. Mas precisamos, urgentemente, de uma grande quantidade de estudo da Bíblia. Na Bíblia, somente na Bíblia, encontramos a Verdade Viva (Jesus Cristo) e as normas para a vida.

Porém, temos aí mais um sinal dos tempos, lembrando das palavras do apóstolo Paulo: “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (II Timóteo 4:3-4).

Vivemos hoje, infelizmente, rodeados de pessoas que estão voltadas muito mais para os mitos e fantasias do que para Deus e Seu Filho Jesus Cristo, e como a maioria acredita em tudo que americano inventa, a tendência é que esse tipo de “auto-ajuda” continue aumentando.

“Somente a ti, ó SENHOR Deus, a ti somente, e não a nós, seja dada a glória por causa do teu amor e da tua fidelidade” (Salmos 115:1).


Escrito por Carlos Matheus Tarzia Jr.

Presbiteriano, estudante de Teologia

  • Comentários desativados em O Segredo
  • 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem Votos)
    Loading...
  • 3387 views
  • Print

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement