- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

O Senhor nosso Deus é o único Senhor, Dt 6.4

[1]Testemunhas de Jeová – Declaram que o texto prova que não há pluralidade de pessoas na divindade.

Resposta Apologética

“Shema,Israel:Adonai Elohenu Adonai Echad”,
 Diz Deuterônomio 6.4 que Jeová é “único”. A palavra única no original hebraico é echad e está no construto. Se essa unidade fosse absoluta, como querem o Corpo Governante, a palavra correta aquí seria yachid,a mesma usada em Gn 22.2 que diz: “ Toma agora o teu filho o teu único filho…” essa aí é unidade absoluta, pois é usada a palavra yachid que significa uma unidade absoluta.Portanto yachid para unidade absoluta como em Gn 22.2 e também Provérbios 4.3, Jeremias 6.26 e outros mais,e echad para unidade composta como em Gn 2.24 que diz: “ …e eles têm de tornar-se uma só carne”(I Coríntios 6.16,17).

Ninguém jamais pensou em fabricar uma imagem de Adão e Eva com um corpo e duas cabeças mas quando as TJs falam em Trindade tentam passar uma imagem de um Deus com três cabeças o que é uma aberração como também uma distorção dos fatos,aliás, típico da Organização.

Confrontando a passagem com outros textos, aprendemos que há um só Deus verdadeiro, que é trino em personalidade (2 Co 13.13), ou seja, há três pessoas de uma só natureza. Cada uma das três pessoas da Trindade é chamada na Bíblia de Deus: o Pai (1 Pe 1.2), o Filho (Jo 20.28) e o Espírito Santo (At 5.3-4). Ademais, cada uma possui os atributos da deidade, incluindo onipresença (Sl 139.7; Mt 28.20; Hb 4.13), onisciência (Mt 9.4; Rm 11.33; 1 Co 2.10) e onipotência (Mt 28.18; Rm 15.19; 1 Pe 1.5). Também encontramos uma referência à Trindade em Mt 28.19: Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. A palavra nome é singular no grego, indicando que existe um Deus. Mas, existem três pessoas distintas na divindade, como é indicado pelos artigos definidos: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Fontes:

Bíblia Apologética, Editora ICP

“Como Respodender às Testemunhas de Jeová”, Esequias Soares, Vol. 1, Ed. Candeia, edição de 1995.

[2] [3]Compartilhar [4]