Esqueceu a senha?

O Templo Mórmon

por Artigo compilado - sex mar 19, 4:38 pm

A Igreja Mórmon tem algumas dezenas de suntuosos templos espalhados pelo mundo. Para que servem eles? Observe que no mormonismo as igrejas são usadas para cultos ou outras reuniões, enquanto que os templos são utilizados para cerimonia secreta.

No livro “ A casa do Senhor”, pelo apóstolo mórmon James E. Talmage, encontramos uma relação das cerimonias ali realizadas. (pg. 247).

Batismo ( especificamente batismo pelos mortos)

Chamado também batismo por procuração, quando uma pessoa viva se batiza por uma morta. Por isto a Igreja Mórmon é obcecada por genealogias, tentando sempre descobrir algum antepassado que necessite do tal batismo.

Ordenação

Inclui instruções relacionadas com os acontecimentos da criação a condição dos primeiros pais no Éden, o período da grande apostasia, e a restauração do evangelho.

Cerimonia de casamento

Os mórmons creem que as pessoas, além de casarem-se nesta vida, podem casar-se no templo para a eternidade.

Outras ordenanças de selamento

Dentre essas, uma para crianças que nasceram fora do casamento celestial ou eterno, afim de serem seladas aos seus pais.

Requisitos para entrar no templo:

– Excelente reputação moral

– Obediência as autoridades gerais da igreja

– Ser dizimistas fiel (integral)

– Guardar a palavra da sabedoria ( não tomar café, não fumar, não beber bebida alcoólica, não usar drogas, não tomar chá preto)

RESPOSTA BÍBLICA

A igreja mórmon usa I Co 15.29 para provar que o conceito deles de batismo pelos mortos (batismo por procuração) é um conceito bíblico. Porem, o principal assunto de Paulo em I Co 15 não é batismo pelos mortos, mas a ressurreição do corpo. Ele não está dando um mandamento para batizar pelos mortos no verso 29, mas simplesmente mencionando uma pratica pagã para reforçar o seu argumento a favor da ressurreição do corpo.

A história indica que havia seitas que praticavam o batismo pelos mortos.

Paulo está se referindo a eles quando diz: “ Doutra maneira, que farão os que se batizam (3ª pessoa do plural) pelos mortos?” Entretanto, note a mudança do pronome no versículo seguinte: “ Por que estamos nós a toda hora em perigo?” Note: Eles estão batizando pelos mortos e nós estamos em perigo.

Paulo não identificava a si mesmo nem outro qualquer cristão com aqueles que estavam batizando pelos mortos. Paulo simplesmente pergunta: “ porque eles estão fazendo isso se não há ressurreição? “ O que eles fazem indica que eles creem na ressurreição exatamente como nós que colocamos em perigo nossas vidas pelo evangelho cremos na ressurreição.

A igreja mórmon frequentemente muda os pronomes afim de ser lido da seguinte maneira: “ Doutra maneira, que faremos nós os que batizamos ( 1ª pessoa do plural) pelos mortos, se absolutamente os mortos não necessitam? Porque batizamos nós então pelos mortos? “ A verdade exige que a Bíblia seja transmitida honestamente. Em nenhum lugar da bíblia fala de uma segunda chance depois da morte. ( Veja Hb 9.27)

Casamento celestial ou eterno é contrario aquilo que Jesus declarou em Mt 22.30 “ Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamentos; mas como os anjos de Deus no céu.”

Em I Tm 1.4, Paulo admoesta: “ nem se deem a fabulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus…”

PAULO ROMEIRO


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário