Esqueceu a senha?

Onde estava a alma de Jesus na sua morte?

por Pr. João Flávio Martinez - seg jul 26, 1:06 pm

A Descida de Cristo ao Hades é uma doutrina na Teologia Cristã referenciada no Credo dos Apóstolos e no Credo de Atanásio (Quicumque vult) e que afirma que Jesus “desceu ao Sheol ou Hades”.

A expressão em grego utilizada no Credo dos Apóstolos é κατελθόντα εἰς τὰ κατώτατα – “katelthonta eis ta katôtata” – e, em latim, descendit ad inferos. O termo grego τὰ κατώτατα (“o mais baixo”) e o latino inferos (“os abaixo”) podem também ser traduzidos como “profundezas”, “morada dos mortos”. Versões modernas do Credo geralmente o traduzem de forma mais literal como “ele desceu até os mortos”.

Diversas passagens do Novo Testamento são utilizadas para provar que Cristo teria descido ao hades ou ao reino dos mortos antes de sua ascensão. Entre elas:

  • A passagem da Epístola de Pedro é uma das principais bases para a doutrina: porque, por isto, foi pregado o evangelho também aos mortos…” (I Pedro 4:6)

————

  • Mateus 12.40, que traça um comparativo entre o profeta Jonas, que foi engolido por um peixe enorme, e Cristo, que ficou três dias morto: “pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra”.

————

  • Atos 2.27e Atos 2.31, que declaram explicitamente que Cristo não seria deixado no Hades, e que a sua carne não veria a corrupção:
    Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção”… “nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção”.

————

  • Efésios 4.8-10também já foi proposto como sugerindo a doutrina da descida ao inferno: “Por isso diz: Quando ele subiu ao alto, levou cativo o cativeiro, Deu dons aos homens. (Ora que quer dizer isto: Ele subiu, senão que também desceu aos lugares mais baixos da terra? Aquele que desceu é também o que subiu muito acima de todos os céus, para encher todas as coisas.)”.

————

  • Apocalipse 6.9: “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos”.

————

Fonte de Pesquisa:

  • Cristianismo Através do Séculos, Cairns, Vida
  • Wikipédia

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário