Esqueceu a senha?

Onde estava Jesus entre Sua morte e ressurreição?

por Artigo compilado - sáb dez 21, 12:38 pm

A Palavra afirma em Efésios 4.9 que Jesus desceu às partes mais baixas da Terra. Aonde, então, Ele desceu? Porventura, o Senhor foi ao Sheol, ao Hades ou ao mundo dos mortos?

Tem sido questionado por muitos, o que teria acontecido no período obscuro entre a cruz e a ressurreição de Cristo. Inicialmente, sabemos que Jesus subiu ao céu somente após a sua res­surreição (At 1.9), porém enquanto seu corpo permaneceu no túmulo, Ele desceu, em espírito, às par­tes mais baixas da Terra (Ef 4.9). Esse lugar denomina-va-se Sheol, no hebraico, e Hades, no grego. E a região inferior situada nas partes mais baixas da Terra, próxi­ma ao inferno (Pv 15.24), que também pode ser chama­da de mundo invisível dos mortos. Portanto, Sheol, Hades e mundo dos mortos não significam lugares di­ferentes, mas uma só região.

E importante ressaltarmos dois fatos que aconteceram no intervalo entre a cruz e a ressurreição:

Cristo tomou as chaves da morte e do inferno (Hb 2.14-15 e Ap 1.17-18). Essa é uma linguagem simbólica que nos ensina três verdades. A primeira nos fala da grande vitória de Cristo sobre aquele que tinha o império da morte, o Diabo (Os 13.14 e ICo 15.55-57). Também nos mostra a autoridade, controle e domínio de Cristo sobre os mortos e os vivos. E a terceira, nos ensina que nem todos os crentes morrerão, mas que participarão do arrebatamen­to (ICo 15.51-52e lTs4.14-17).

Transferiu o paraíso para o terceiro céu (2Co 12.2-4). E bom observarmos que esse paraíso encontrava-se nas partes mais baixas da Terra, separado do inferno por um grande abismo, conforme podemos verificar em Lucas 16.22-26. Lá estavam os santos do Velho Testamento, que morreram na esperança da vinda do Messias prome­tido (Hb 11.13). A esses santos, Cristo proclamou a sua vitória sobre todas as forças do mal e lhes deu o livramento, tirando-os daquele lugar provisório e conduzindo-os ao terceiro céu.

————-

Waldemar Pereira Paixão é líder da AD em Alvorada (RS) e membro do Conselho de Educação Religiosa da Ciepadergs.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Parabéns pelo texto e pelo trabalho do CACP!
    Sempre com precisão e aprofundamento bíblico nós assuntos difíceis e na defesa da fé cristã.

  2. segundo a bíblia Peshitta que usa o texto Aramaico, da editora bvfilms/bvbooks, em 1 Pedro 3:19 diz ´´ E pregou às almas encarceradas no Sheol,´´;o pastor adventista, L.Quadros,disse que é espúria esta tradução;isto porque a palavra Sheol,derruba a doutrina mortalista dos adventistas.

  3. Olha o texto nada explicou ficou tudo no meio do caminho… Mas: no meu entendimento tenho algo a les falar: No antigo testamento quando um REI morria, a bíblia EXPLICA QUE: “RECOLHE AOS TEUS ANTEPASSADOS” e ou aos “TEUS FAMILIARES” E a bíblia também mostra outra coisa muito interessante:

  4. O texto nada ficou claro: Mas na minha opinião no antigo testamento os REIS morriam e a bíblia diz: recolhe aos teus antepassados: Eles não tinham esperança de SALVAÇÃO: em hebreus diz: ELES SEM NÓS NÃO SERIAM APERFEIÇOADOS HEBREUS 11: 38 A 40

  5. Nunca vi tanta besteira, agora o inferno fica no centro da terra….

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário