Esqueceu a senha?

Oposição tunisiana protesta na capital

por Artigo compilado - qua out 23, 3:46 pm

Oposição tunisiana protesta na capital do país por novo governo

Opositores ao governo islamita tunisiano estavam reunidos nesta quarta-feira na capital do país, Túnis, para exigir a renúncia do governo liderado pelo partido islamita Al-Nahda.

Os manifestantes, em sua maioria jovens, foram convocados pela Frente de Salvação Nacional (FSN), uma coalizão que agrupa 12 partidos opositores. A agência AFP fala em centenas de participantes, já a EFE, em milhares.

Reunidos na avenida Habib Bourguiba, os opositores exibiam bandeiras do país e gritavam frases como “o povo quer a queda do regime”, “fora!” ou “renúncia para o governo de traidores”.

As autoridades mobilizaram um importante dispositivo policial na avenida, lugar central da revolução de janeiro de 2011 que derrubou o ditador Zine al-Abidine Ben Ali, com dezenas de veículos e alguns blindados. Policiais e brigadas antidistúrbios também estavam presentes.

Paralelamente, uma manifestação a favor do regime, convocada pela Liga de Proteção da Revolução, não havia começado até meio-dia, apesar de ter sido anunciada para o período da manhã.

Os islamistas do partido governista Al-Nahda e os opositores se reunirão para tentar solucionar a crise política provocada pelo assassinato do deputado da oposição Mohammed al Brahmi em julho.

O governo dirigido pelo primeiro-ministro islamita Ali Larayedh se comprometeu há alguns dias a deixar o poder até o fim de outubro e abrir espaço para um gabinete independente.

Ontem à noite, o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Mustafá Ben Yafaar, se mostrou confiante em entrevista divulgada pela televisão oficial de que Larayedh “respeitará seu compromisso” e apresentará hoje sua renúncia.

As negociações desta quarta-feira também devem permitir a aprovação de uma Constituição, que começou a ser redigida há dois anos.

Extraído do site da Folha em 23/10/2013


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement