- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Os 17 pontos da IJSUD

mormons_htf

Resposta Bíblica aos 17 pontos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, tida como única Igreja verdadeira sobre a face da terra

 

01. CRISTO ORGANIZOU A IGREJA

Resposta Bíblica:

A Igreja fundada por Jesus (Mt.16:18; At.2:37-44) no dia de Pentecostes, nada tem a ver com a igreja fundada por Joseph Smith Jr. em 6 de abril de 1830 (Doutrina e Convênios, 20.1). Embora pretenda ser a “única igreja verdadeira e viva sobre a face de toda a terra” (D&C 1.29), a igreja dos mórmons foi fundada por Alma entre 145 e 123 AC , sendo ele o sumo sacerdote, por ser o fundador da sua igreja (Mosiah 23.16). ‘Jesus disse sobre essa igreja: Esta é a minha igreja e eu a estabelecerei e nada a destruirá.” (Mosiah 27.13). Teria Jesus fundado duas igrejas?

 

02. A IGREJA VERDADEIRA DEVE TER O NOME DE CRISTO!

Resposta Bíblica:

Em 6 de abril de 1830 foi fundada a Igreja com o nome de Igreja de Cristo. Ocorre que em 3 de maio de 1834 foi mudado o nome para Igreja dos Santos dos Últimos Dias, não levando o nome de Crista Em 26 de abril de 1836 foi adotado o nome atual. Ora, desde que de 3 de maio de 1834 a 25 de abril de 1835 a Igreja deixou de levar o nome de Cristo, logo, ela não pertencia mais a Cristo, pois sem o nome de Cristo, não poderia pertencer a Cristo.

Qual o mais importante, o nome ou o ensino, pois Jesus disse que muitos no dia de juízo o chamarão de “Senhor” e Ele responderá: “Nunca vos conheci” (Mt.7.21-24). De maior importância é o evangelho que pregam, que deve ser o de Cristo (1Co.15.1-6). Se pregar “outro evangelho” deve ser tido como anátema (Gl.1.6-9).

 

03. A IGREJA VERDADEIRA DEVE TER UMA FUNDAÇÃO DE APÓSTOLOS E PROFETAS.

Resposta Bíblica:

Há que se fazer diferença entre os apóstolos de Cristo e os apóstolos mórmons:

a) os apóstolos foram selecionados por Cristo, antes do estabelecimento formal da Igreja, no dia de Pentecoste. Os mórmons selecionaram seus apóstolos depois que sua igreja foi estabelecida; (David Whitmer, Address to Ali Believers in Christ, Richmond, Missouri, 1887, p. 35, 50, 54, 55);

b) Cristo pessoalmente selecionou seus apóstolos, mas Joseph Smith falou a três testemunhas do LM para selecionar seus apóstolos – History of the Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints, 8ª edição, Lamoni, Iowa;

c) os apóstolos mórmons receberam a ordem de permanecer em Kirtland até que fossem investidos do poder do alto (Ibidem, p. 545). Não existe nenhuma prova de que eles receberam tal poder;

d) Nenhum apóstolo de Joseph Smith havia visto o Senhor Jesus antes de ser apóstolos, mas os apóstolos viram a Jesus, incluindo Paulo (1Co.15.1-6);

e) Judas apostatou antes do estabelecimento da Igreja, porém, depois de estabelecida a Igreja, nenhum deles apostatou. Os doze não apostataram porque seus nomes são os doze fundamentos da cidade celestial (Apocalipse 21.14). Paulo o apóstolo dos gentios, não apostatou, porque declarou ter pelejado a boa peleja (2Tm.4.7,8). Entretanto, os apóstolos de Joseph Smith Jr. apostataram:

– Lyman E. Johnson foi expulsa da Igreja em 1838;

– Orson Hyde, abandonou a Igreja durante certo tempo e fez certas declarações sobre assuntos duvidosos;

– Luke S. Johnson foi rejeitado e se foi com um grupo para Utah;

– John F. Boyton se tornou cético sobre religião;

– Thomas B. Marsh apostatou e fez declarações legais que contribuíram para aumentar a aposição contra a igreja, porém mais tarde acompanhou o grupo a Utah (Ibidem, p. 643-659);

– Parley P. Pratt apostatou e depois retornou à Igreja. Finalmente foi com o grupo de Brigham Young, e em 1857 foi morto pelo esposo de uma mulher que ele queria levar consigo a Utah (Ibidem, p. 658-695).

A Igreja Reorganizada considera apóstata, tanto os apóstolos que foram a Utah, como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimes Dias. Depois que a Igreja Reorganizada foi estabelecida, nomearam apóstolos e alguns deles apostataram mais tarde (Ibidem Vd. III, p. 217, 218, 741, 750, 751. IV p. 523/525).

Os apóstolos mórmons são falsos apóstolos (2Co.11:13-15). Os profetas mórmons são falsos profetas, a partir de Joseph Smith Jr, que fez as seguintes profecias:

a) que a guerra civil norte-americana seria tão intensa que daria margem a uma guerra mundial (Doutrina e Convênios, 87.1-3). Não aconteceu;

b) Em 14 de fevereiro de 1835 Smith profetizou que dentro de cinquenta e cinco anos se daria a volta de Cristo (História da Igreja, Vol II, p. 182). Não aconteceu;

c) o Templo Mórmon havia de ser erigido em Independence, Missouri. (D&C 84.3,4), naquela geração de 1832). Não aconteceu.

 

04. A IGREJA VERDADEIRA DEVE TER A MESMA ORGANIZAÇÃO QUE A IGREJA DE CRISTO.

Resposta Bíblica:

Se a Igreja deve ser organizada de acordo com a Igreja de Cristo, então a Igreja restaurou mais do que devia, pois na igreja de Cristo não havia tantos ofícios como os há na igreja mórmon: Presidente, Conselheiros do Presidente, os doze apostolas, os setenta, os sete presidentes de setenta, patriarcas, ministros evangelistas, sumos sacerdotes, anciãos, bispos, bispos conselheiros, supremo conselho, concílio de estacas, presidentes de estacas, presidentes de quóruns, sacerdotes, mestres e diáconos (com a idade de 14 anos) – The Foundations of Mormonism, New York, Revel, 1919, p. 151.

 

05. A IGREJA VERDADEIRA DEVE AFIRMAR A AUTORIDADE DIVINA

Resposta Bíblica:

Os mórmons insistem que só eles têm autoridade para pregar e batizar, porque Joseph Smith e Oliver Cowdery receberam o sacerdócio de Melquisedeque das mãos de Pedro, Tiago e João em 15 de maio de 1829, ou seja, nove anos depois da primeira visão ocorrida em 1820. Ora, na seção 84.21,22 Joseph Smith declara que sem o sacerdócio ninguém pode ver o Pai e continuar vivo. Na ocasião da 1ª visão ele não tinha o sacerdócio e viu o Pai. Como continuou vivo? Além disso, deve-se considerar que de acordo com Hb 7.21-24, Jesus tem um sacerdócio eterno, imutável e insubstituível: “Mas este com juramento por aquele que lhe disse Jurou o Senhor, e não se arrependerá Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque. De tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador. E na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, parque pela morte foram impedidos de permanecer. Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo”.

Logo, qualquer pessoa que se arroga como possuindo autoridade provinda do sacerdócio de Melquisedeque é um usurpador, possuindo então falsa autoridade. Por outro lado, o sacerdócio aarônico findou na cruz, quando Jesus deu o brado “Está Consumado” (Jo.19.30). “Com isso, o véu do templo se rasgou de alto a baixo” (Mt.27.51).

 

06. A IGREJA VERDADERA DEVE BATIZAR POR IMERSÃO.

Resposta Bíblica:

Por imersão, sim, mas imersão com efeito salvífico, não. E mais: muito menos batismo pelos mortos. Embora Joseph Smith tenha ensinado que o mais importante de todos os assuntos é o batismo pelos mortos (D&C 128.17,18), o Livro de Mórmon condena o batismo pelos mortos em Alma 34.32-36: “Porque, se protelardes o dia do vosso arrependimento para o dia da vossa morte, eis que vos tereis submetido ao espírito do Diabo, que vos selará como coisa sua… é este o estado final dos ímpios” (2Nefi 9.26). Ademais, a Bíblia confirma só haver uma oportunidade de salvação e isto enquanto temos vida física (Lc.16.19-31; 2Co.6.2; Hb.3.7-9).

 

07. A VERDADEIRA IGREJA NAO DEVE TER CLERO REMUNERADO

Resposta Bíblica:

Clero remunerado é bíblico. Paulo afirmou: “Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário” (2Co.11:8). Paulo também recomendou o seguinte “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho” (1Co.9:14). Agora, o que é errado, e muito errado, é ensinar que quem paga o dízimo é poupado da perdição como faz a Igreja Mórmon: “Sim, virá num dia em que há de haver igrejas estabelecidas que dirão: Vinde a mim e sereis perdoados de vossos pecados pelo vosso dinheiro” (Mórmon 8.32). Agora, confronte com o ensino de Joseph Smith no Livro D&C 64.23 “Eis que o tempo compreendido entre o presente e a vinda do Filho do Homem se chama hoje, e na verdade este é um dia de sacrifício, e um dia para o dízimo do Meu povo; pois aquele que paga o seu dízimo não será queimado na ocasião da sua vinda”. E ainda o LM em 1Nefi 22.23 afirma que “E rapidamente chegará o tempo em que todas as igrejas que foram estabelecidas para obter ganhos… todas aquelas que pertencem ao reino do demônio, são as que no devido tempo devem temer, tremer e estremecer-se; estas são as que serão derrubadas no pó; estas são as que serão consumidas como restolhos; e isso se fará de acordo com a palavra dos profetas (2Nefi 22.23).

 

08. A IGREJA VERDADEIRA DEVE DAR O ESPÍRITO SANTO PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

Resposta Bíblica:

Ninguém pode dar o que não tem. Nenhuma igreja pode dar o Espírito Santo porque não é atribuição de nenhuma igreja fazê-lo. O Espírito Santo só pode ser dado por Jesus (Mt.3:11,12; Jo.14:16,26; At 1:4.5,8). Além disso, biblicamente, o Espírito Santo no dia de Pentecostes desceu sobre os quase cento e vinte quando estavam sentados e sem imposição de mãos (At.2:1-4). O mesmo ocorreu na casa de Cornélio (At.10:44-48).

 

09. A IGREJA VERDADEIRA DEVE PRATICAR CURAS DIVINAS.

Resposta Bíblica:

Se se entender pela palavra igreja os membros de uma comunidade, a afirmação é correta (Mc.16:17). Mas, se se entende igreja como organização, então não. O que dizer da Igreja Católica Romana, que tem salas especiais de objetos representando os milagres operados através de santos ou de imagens? E os milagres nem sempre são provas de que alguém está crendo corretamente (Mt.7:21-24).

 

10. A IGREJA VERDADEIRA DEVE ENSINAR QUE DEUS E CRISTO SÂO INDIVÍDUOS SEPARADOS E DISTINTOS.

Resposta Bíblica:

O que na verdade ensina a Igreja Mórmon é que Deus é um homem exaltado “O próprio Deus já foi como somos agora – ele é um homem exaltado, entronizado em céus distantes. Esse é o grande segredo” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 336). Ainda se lê “Como o homem é, Deus foi. Como Deus é, o homem poderá vir a ser” (Regras de Fé, p. 389). E pior do que isso, Brigham Young ensina que esse homem exaltado foi Adão: “Quanta descrença existe nas mentes dos Santos dos Últimos Dias em relação a uma doutrina particular que eu revelei a eles, e que Deus revelou a mim – isto é – que Adão ajudou a fazer esta terra, a qual foi criada especificamente para ele. Nosso Pai Adão é um homem que está de pé na porta e segura as chaves da vida eterna e da salvação para todos os seus filhos, que vieram e hão de vir sobre a terra… ” (The Deseret News, 18 de junho de 1873). Compare essas declarações com a Bíblia:

Is.43.10: “…antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

SI.90.2: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus.”

E deve ser levado em conta que Brighan Young afirmou mais: “Eu nunca tenho pregado um sermão e o enviado aos filhos dos homens, que eles não possam chamar de Escritura. Deixem-me ter o privilégio de corrigir um sermão, e ele será uma Escritura tão boa quanto eles mereçam” (Journal cf Discourses vol . 13 p.95,26).

Sabem os mórmons que o Presidente Spencer Kimball, e milhares de outros mórmons, dizem que a doutrina do Deus Adão é uma doutrina falsa e chegam até a ensinar que Brigham Young nunca ensinou isso? (Church News 9-10-1976). De acordo com a Bíblia Adão foi criado por Deus (Gn.2:7) e não é Deus, como nenhum homem pode ser: “Deus não é homem…” (Nm.23 19). “Porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti.” (Os.9.11).

Qual o Jesus que a Igreja Mórmon apregoa? É o Jesus da Bíblia? Se fosse estaria correto, mas o Jesus dos mórmons não é o da Bíblia. É outro Jesus (2Co 11.4). Vejamos o Jesus dos mórmons:

a) é irmão de Lúcifer, logo, trata-se de uma criatura e não do Criador (Jo.1:1-3), gerado por uma mãe celestial;

b) ao tomar forma humana (Jo.1:1-14) não foi gerado por uma virgem pelo Espírito Santo, mas por meio de um relacionamento sexual entre Elohim e Maria (Journal of Discourses, vol 8, p.115; Mormon Doctrine, p. 547, edição 1979). A Bíblia afirma ao contrário, ao dizer que Jesus foi gerado pelo Espírito Santo no ventre da virgem Maria (Is.7:14; Mt.1:21-23).

c) é um Jesus que não deve ser adorado pelos mórmons (Vida de Cristo, p. 43) embora o livro 3Nefi 17.10 afirme que alguns o adoraram. A Bíblia diz que Jesus foi adorado (Mt.14.33; 28.9,17) e é adorado pelos anjos (Hb.1:6).

d) é um Jesus com o qual não se deve ter relacionamento muito íntimo e nem se deve orar a ele (Vinde a Cristo, p. 47. A Bíblia diz ao contrário, na linguagem de Paulo (Gl.2.19-21) e Estevão orou a Jesus (At.7.59), como também o fizeram os cristãos (1Co.1:2).

e) é um Jesus, cujo sangue não apaga todos os pecados, devendo a pessoa resgatar-se de determinados pecados pelo próprio sangue (Doutrinas de Salvação, Vol I, p.146). A Bíblia diz que o sangue de Jesus nos limpa de todo o pecado (lJo.1:7-9; 2:12; Ap.7:9-15; 22:14). O sangue de um pecador jamais pode purificar seus pecados (Jr.2:22).

 

11. A IGREJA VERDADEIRA DEVE ENSINAR QUE DEUS E CRISTO POSSUEM CORPOS DE CARNE E OSSOS.

Resposta Bíblica:

O Pai de nosso Senhor Jesus Cristo não tomou a forma humana. Logo, Ele não possui um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem. Em Jo.4.24 se dedara que “Deus é Espírito” e em Lc.24.39 se lê que um espírito não tem carne e ossos. Essas palavras são de Jesus, que se fez carne (Jo.1:1-14; Hb.10:5). Concorda com a nossa declaração o Livro de Mórmon (Alma 22.9,10) “É Deus aquele Grande Espírito que trouxe nossas pais na terra de Jerusalém? E disse-lhe Aarão Sim, Ele é o Grande Espírito que criou todas as coisas, tanto nos céus como na terra, acredita nisso? E ele disse sim, acredito que o Grande Espírito criou todas as coisas e desejo que me ensinem a respeito de tudo isso e eu acreditarei em tais palavras.”

Ainda lemos no livro Alma 18.26-28 o mesmo ensino “E disse-lhe então Amon: Crês tu que há um Grande Espírito e ele respondeu: Sim. E disse-lhe Amon: Este é Deus. E disse-lhe mais: Crês tu que este Grande Espírito, que é Deus, criou todas as coisas que estão nos céus e na terra? Sim, eu creio que ele criou todas as coisas que estão na terra, mas não conheço os céus.”

 

12. A IGREJA VERDADEIRA DEVE AFIRMAR RELAÇÃO DE DEUS CONOSCO.

Resposta Bíblica:

Na verdade Deus não fará nada sem primeiro comunicar sua vontade aos seus servos. Mas, como testar aqueles que se intitulam profetas de Deus, se suas profecias se tornam falsas? Por exemplo, Joseph Smith fez algumas profecias no livro D&C que não se cumpriram, ou que se mostraram falsas:

– Profecia nº 1 – David Patten iria numa missão no verão. (D&C 114.1) Ele não foi, pois foi morto antes do verão. Falsa.

– Profecia nº 2- A nova Jerusalém e seu templo seriam construídos em Missouri na geração de Joseph Smith. Não foi construído. Falsa. (D&C 84.1-4).

– Profecia nº 3 – Os irmãos iriam a Toronto, Canadá, e venderiam o Livro de Mórmon. Não conseguiram vender. Falsa.

– Profecia nº 4 – Sobre a segunda vinda de Jesus dentro de 56 anos a partir de quando proferida (History of the Church, vol. II, p. 182). A profecia foi feita em fevereiro de 1835. Adicionando-se mais 56 anos, o prazo terminou em 1891. Falsa.

– Profecia nº 5 – Profecia sobre a guerra civil americana, que se espalharia por todas as nações, até mesmo a Inglaterra (D&C 87.1-4). Falsa.

O teste de Deus para um profeta é simples e muito claro e ninguém precisa ser enganado por um falso profeta: “Porém, o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá. E, se disseres no teu coração como conheceremos a palavra que o Senhor não falou. Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou: com soberba a falou o tal profeta: não tenhas temor dele” (Deuteronômio 18:20-22).

Sabe o que Joseph Smith falou sobre revelações? Disse: “Algumas revelações são de Deus, algumas são dos homens e outras são do demônio”. Os profetas vivos têm o mesmo problema de Joseph Smith Jr., já falecido:

1. O apóstolo Parley Pratt profetizou em 1839 que em 50 anos não haveria mais um incrédulo gentio no continente americano;

2. Heber C Limball profetizou que Brighan Young seria presidente dos EUA;

3. Oliver B. Huntinton recebeu a bênção patriarcal, dada pelo pai de Joseph Smith, o profeta, que ele iria pregar o evangelho aos habitantes da lua (registro no Diário de Oliver B. Huntington, Utah Satate Historical Society, também registrado em Mormon’s Young Women’s Journal, vol. 3, nº 6, de 1892).

 

13. A IGREJA VERDADEIRA DEVE SER IGREJA DE MISSIONÁRIOS.

Resposta Bíblica:

Quando Jesus enviou seus discípulos, disse-lhes para ensinar o que Ele lhes havia ensinado. Os missionários mórmons enviados por todo o mundo ensinam as mesmas coisas que Jesus ensinou? Se pregam o que Joseph Smith ensinou, então anunciam outro evangelho (Gl.1:6). Joseph Smith buscou uma forma de justificar a poligamia ao dizer: “E novamente, no tocante a lei do sacerdócio, se um homem desposar uma virgem e desejar desposar outra, e a primeira o consentir, e, se ele desposar a segunda, e elas forem virgens, e não se tiverem comprometido a nenhum outro homem, então ele será justificado; não estará cometendo adultério porque elas lhe foram dadas; e ele não pode cometer adultério com o que pertence a ele e a ninguém mais. E, se dez virgens, lhe forem dadas por esta lei, ele não está cometendo adultério, pois elas lhe pertencem e lhe são dadas; portanto, ele estará justificado (D&C 132.61,62). Foi isso que Jesus ensinou? Ou disse que o homem deve deixar seu pai e sua mãe e se unir à sua mulher (e não 10 mulheres) e ambos seriam uma só carne (Mt.19.3-9). Além disso, o próprio Livro de Mórmon condena a poligamia (Jacob 2.23,27,28,35; 3.5).

 

14. OS OFICIAIS DEVEM SER CHAMADOS POR DEUS.

Resposta Bíblica:

Vide item nº 4.

 

15. A IGREJA VERDADEIRA DEVE SER RESTAURADA

Resposta Bíblica:

É verdade que alguns apostataram da fé, mas isso não significa que todos apostataram, como apregoa Joseph Smith Jr. em sua primeira visão, que não passa de uma falsidade. Quantas formas de relatar a primeira visão existem?

– A primeira visão é descrita em Joseph Smith Jr. 2.14-20 (A Pérola de Grande Valor);

– A primeira visão é descrita por Brigham Young no Journal of Discourses, volume 2, p. 171, e declara que não foi o Pai e o Filho que visitaram Joseph Smith Jr. e sim um anjo;

– A primeira visão é descrita por Heber C Kimball no Journal of Discourses, volume 6, p. 29, como tendo sido o apóstolo Pedro que visitou Joseph Smith Jr.

Afinal, quem visitou Joseph Smith: O Pai e o Filho, um anjo ou o apóstolo Pedro. Essa estória não está mal contada?

Jesus prometeu estar com sua igreja, todos os dias, desde quando a fundou (Mt.28:20); e que estaria com sua igreja onde dois ou três estivessem reunidos no seu nome (Mt.18:20), e que a igreja existiria por todo o tempo, e em todas as gerações (Ef.3.21).

Basicamente, existem quatro razões parque as mórmons necessitam do Jesus da Bíblia e da sua salvação:

1. O deus, ou os deuses do mormonismo, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 362,363, não é ou não são o Deus da Bíblia (Is.43.10.11; 44.6; S190.2);

2. O Cristo do mormonismo (polígamo, casado com Maria, Marta e outras mulheres, Journal of Discourses, vol.2 p.210, não é o Cristo da Bíblia (Hb 7.26);

3 Os profetas do mormonismo (vide item 12) não são profetas de Deus (2Pe.1:20,21; 2Tm.3:16-17);

4. A salvação do mormonismo (que inclui a encarnação de espíritos pré-existentes; que considera o pecado de Adão como bom e necessário, o mérito humano para alcançar a redenção, e uma salvação praticamente universal, e três reinos de redimidos na eternidade) não é a salvação da Bíblia (1Co.15:1-6; Jo.14:2-3).

 

16. A IGREJA VERDADEIRA DEVE PRATICAR BATISMOS PELOS MORTOS.

Resposta Bíblica:

Vide item 6.

 

17. PELOS SEUS FRUTOS O CONHECEREIS.

Resposta Bíblica:

Se Joseph Smith Jr. é profeta verdadeiro, então a igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é verdadeira. Mas, se ele é falso profeta como ficou provado, então a SUD não é a igreja que pretende ser. O mormonismo visto por dentro revela os seguintes ensinos, ocultos dos próprios missionários mórmons. Se não é verdade, então perguntamos aos mórmons:

1. Sabe você que existem homens na lua? Joseph Smith, o profeta mórmon, ensinou isso (Huntington Library, San Marino, Califórnia, Journal of Oliver B. Huntington, Vol. 2, p. 166);

2. Sabe você que existe vida no sol? Brigham Young, profeta mórmon, disse isso no Journal of Discourses, Vol. 13, p. 271. Afirmou também que nunca pregou um sermão que tivesse que corrigi-lo e que era essa uma boa Escritura (Journal of Discourses, vol. 13, p.95);

3. Sabe você que nenhum homem pode entrar no céu sem o consentimento de Joseph Smith? Quem disse isso foi Brigham Young (Journal of Discourses, Vol 7, p. 289);

4. Sabe você que aquele que não aceita o convênio da poligamia está perdido? Joseph Smith Jr. disse isso (Doutrina e Convênios, 132.4);

5. Sabe você que o único meio de o homem alcançar a divindade é ter mais de uma mulher? Brigham Young disse isso no Journal of Discourses, Vol II, p. 269; voll 3, p. 266.

6. Sabe você que houve tempo quando Deus não era Deus? “Pois vou contar-vos como Deus veio a ser Deus. Temos imaginado e suposto que Deus é Deus desde todo o sempre. Eu refutarei esta ideiae retirarei o véu, para que possais enxergar” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p.337).

Pode-se afirmar do mormonismo: “Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens” (Mt.15:9).

[1] [2]Compartilhar [3]