Esqueceu a senha?

Os adventistas não são Evangélicos

por Enviado por email - qua set 05, 5:22 pm

Esclarecedor e significativo artigo de César Vidal Manzanares, em Protestante Digital.

Os Adventistas Não São Evangélicos

Ou que querem, meus irmãos, que lhes diga? 

Permito-me nesta semana fazer uma pausa na série que estou escrevendo sobre o que nós evangélicos devemos pregar porque li uma notícia nesta mesma página cujo comentário nem posso nem quero evitar. Em resumidas contas, a Aliança Evangélica Mundial declarou oficialmente que os adventistas NÃO são evangélicos. Rogo a meus irmãos que me desculpem, mas não posso evitar recordar as penalidades que realizar essa mesma afirmação me acarretou durante quase três décadas.

Que os adventistas NÃO eram evangélicos esteve sempre claro para mim. Converti-me lendo a carta aos Romanos e quando, em algumas semanas depois, em minha casa chegou um casal de adventistas com quem conversamos e contaram-me que estávamos debaixo da lei, me percaté de que sua versão da salvação se distanciava muito do contido no Novo Testamento. Em alguns meses depois conheci uma igreja evangélica na qual me batizei e nenhum desses passos me fez mudar de opinião.

De fato, durante um par de anos vivi num ambiente no qual ninguém tivesse questionado que os adventistas NÃO eram evangélicos. Mas então se fraguó o plano para assinar uns acordos com o Estado através de uma nova entidade criada com essa finalidade e que recebeu o nome de FEREDE(1). Opus-me à FEREDE desde sua criação por várias razões, mas uma das mais claras foi o fato de que admitisse em seu seio aos adventistas, os quais NÃO são evangélicos.

Cria eu, então, em minha ingenuidade, que o mais seguro é que os adventistas não entrariam na FEREDE ou que acabariam saindo dela imediatamente ou que denominação após denominação abandoná-la-ia. No entanto, pouco a pouco fui vendo como, em privado, não poucos de meus irmãos não tinham problema em me dar a razão, mas, em público, calavam ou inclusive afirmavam que os adventistas eram evangélicos ou quase isso.

Não estava eu disposto a me calar ante aquela aberração e, como sempre sucede, ainda que eu então não o soubesse, vieram as conseqüências. Por exemplo, um conhecido pastor que jamais falou comigo me dedicou um artigo de duas páginas numa revista de breve duração chamando-me de tudo por negar que os adventistas fossem evangélicos. Segundo a personagem em questão, eram, além disso, a denominação mais importante da Espanha. Mas eu segui falando. Então começaram a circular histórias truculentas sobre mim que se espalhavam em círculos privados para que se estendessem em público. Mas eu segui falando. Recebi convites de representantes oficiais dos adventistas nas quais se alternaram o bordão e o afago. Mas eu segui falando.

Então algum conhecido dirigente evangélico sugeriu aos dirigentes adventistas que me levassem aos tribunais. Afinal de contas, argumentava, tudo aquilo podia dar em fracasso com os acordos que a FEREDE ia assinar e que, dito seja de passagem, demorou anos em subscrever ainda que agora pareça existir um consenso generalizado no sentido de que serviram de pouco ou nada. Imaginemos, se até Mórmons e Testemunhas de Jeová tivessem um reconhecimento que nem batistas ou reformados têm por si mesmos!

Os adventistas fizeram caso daquele piedoso conselho pronunciado por uma personagem que já morreu e da qual melhor é não recordar nada. Interpuseram uma querela criminosa contra um missionário evangélico chamado Juan Cruz – o fundador de Liberdade – e contra mim. Pediam-nos não somente vários anos de cárcere senão uma quantidade de dinheiro que Juan e eu nunca tínhamos visto junto ao longo de nossa existência.

Em que acabou tudo? Pois em que os adventistas – que NÃO são evangélicos – perderam o procedimento legal. De fato, o juiz ordenou o sobrestamento definitivo da querela depois de nos interrogar, a Juan Cruz e a mim. Não me estranha porque a querela era um disparate no fundo e na forma. Mas aí não terminou tudo. Os líderes superiores adventistas ocultaram a realidade a seus seguidores ou lhes contaram falsidades, tais como tinham recorrido ao Supremo. Enquanto eles e seus aliados na FEREDE seguiram difundindo histórias falsas sobre mim, as quais iam desde afirmar que me tinha convertido ao catolicismo até dizer que não assistia a nenhuma igreja ou que não cria em nada. Bem, bem… Durante anos, houve mais de uma pessoa que se sentiu satisfeito pensando que me tinha liquidado. Afinal de contas, eu tivera a ousadia de me opor a seus propósitos. E, assim, passaram-se os anos e como nem eu me tinha convertido ao catolicismo, mas seguia fazendo parte de uma igreja local e desenvolvendo um ministério no meio do povo evangélico a um e outro lado do Atlântico e – não há mal que cem anos dure –, sobretudo, o Senhor é bem mais fiel do que podemos chegar a pensar, as coisas foram mudando.

Não tenho a menor dúvida de que aqueles anos foram uma forma de aprendizagem que o Senhor utilizou e que serviram para me curtir de uma maneira que jamais pudesse imaginar. E mais: Serviram para me reafirmar nesse ensino bíblico que afirma que há que se dizer sempre a verdade por muito custoso que resulte e que, se ontem isso tinha significado afirmar que os adventistas NÃO são evangélicos, hoje podia ser testemunhar na contramão do casamento de homossexuais ou a Educação para a cidadania. E agora resulta que, oficialmente, os adventistas NÃO são evangélicos.

Bom, pois que querem meus irmãos que lhes diga? Apesar de seu doloroso custo, eu estava dizendo-o trinta anos.

Veja o vídeo:


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

43 Comentários

Comentários 1 - 43 de 43Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. NÃO ENTENDI EVANGELICO NÃO É AQUELE QUE LEVA O EVANGELIO DE CRISTO E SUA PALAVRA COMO A PALAVRA CRENTE ANTIGAMENTE QUE REFERIA A QUEM CRER EM CRISTO OS ADVENTISTA NAO CRER EM CRISTO E NAO PREGA O EVANGELIO COMO FUNCIONA ISTO

    1. Amado Cristiano. A paz do Senhor. A Bíblia diz: Então, numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.
      Mateus 24:11. Infelizmente os adventistas são seguidores de seguidores, e não possuem a justa compreensão do Evangelho que Liberta. Abraços.

  2. ATOS 24:14 Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas,

    1. Engraçado a Seita testemunha de jeová usa o mesmo texto pra provar que eles são certos

  3. ESQUEÇAM religião! Leiam a Bíblia! Quem seria TOLO o bastante para seguir uma mulher que disse ter tido uma visão?! CADA UM EXAMINE A SI MESMO à luz das Escrituras! Salvem-se! O fim da lei é Cristo!

    1. concordo!!!!!

  4. Se gabam de guardar leis mosaicas, mas acho que para eles a carta aos gálatas é um apócrifo…

  5. Eles esquecem que CRISTO veio cumprir toda a lei, que nós não tinhamos o como guardar e cumprir.

    1. SE NÓS CONSEGUISSEMOS GUARDAR TODA LEI MOISAICA ENTÃO NÃO PRECISARIAMOS DE CRISTO E DO ESPIRITO SANTO.  HOJE ESTAMOS NO N.T ONDE IMPERA A LEI DO ESPIRITO : CRER, CONFIAR e MORTIFICAR AS OBRAS DA CARNE, E AMAR OS IRMÃOS ISSO É O MANDAMENTO DE DEUS. 

  6. Deus santificou o Sábado antes de existir Lei ou os hebreus, já na emana da criação;. E a lei MORAl de Deus (os 10 mandamentos) nunca foi abolida. Em Apocalipse 12:17 diz q a Igreja remanescente é a q guarda os mandamentos de Deus. Isaías 56 diz q o Sábado é para os estrangeiros também.

    1. A IGREJA ADVENTISTA NEM PODE SER CHAMADO DE IGREJA….PORQUE IGREJA REFERE SE AS PESSOAS CONVERTIDAS A CRISTO E NÃO A MOISÉS,,,,OS ADVENTISTAS SEGUEM A MOISÉS E NÃO A CRISTO,,,PARA OS ADVENTISTAS DE NADA ADIANTOU JESUS CUMPRIR TODA A LEI E DESFAZE-LA NA CRUZ, EFÉSIOS 2. 14-15, CL 2. 14

  7. ROBERTO, ENTÃO POR QUE VOCÊ NÃO GUARDA O ANO SABATICO LV 25 E FICA SEM TRABALHAR UM ANO INTEIRO E VÊ SE SUA IGREJA ADVENTISTA VAI PAGAR AS SUAS CONTAS. O SERMÃO DO MONTE E O MAGISTÉRIO DOS APOSTOLOS NUNCA ADMOESTOU SOBRE A GUARDA DO SABADO.

    1. Olha meu querido, acho que vc esta lendo puco a bíblia pois a lei é guardada desde o principio,
      Veja ai o exemplo dado pelo PAI DA FÈ
       5 Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Gênesis 26:5 

    2. “a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo.”
      João 1:17

      Ed Martins, tem que ver o contexto geral de genesis a apocalipse, e não v.v. isolados e muito menos postular a partir de EG-White.

  8. Olha você deve ler mais a biblia porque o seu intendimento esta totalmente errado sobre tudo e não adianta ficar achando desculpas para o dia do Senhor porque um dia isso tudo ira acabar e vamos ver quem vai estar certo.LEIA e APRENDA mais da bíblia e depois venha falar alguma coisa ok

  9. O vídeo é tão “bom” que se vc clicar no canto em baixo à direita com o nome Youtube.Verá na fonte (no próprio Youtube) que tem mais que o dobro de descurtidas do que curtidas.E ainda mais,bloquearam todos o comentários, assim os comentários embasados ficam ocultos.

  10. Os Adventistas deviam ler só a Bíblia e se assim veriam que Não precisam Guarda o Sábado e nem se abster de alguns alimentos.

    1. Bom irmão acho um pouco equivocado da sua parte em dizer isto, eu queria especificamente um livro que me mostra isso.

    2. talvez não precisa de livro, vide :

      http://www.cacp.org.br/category/seitas/adventismo/

    3. Mas se vc ama DEUS vc tem ki guardar todos os mandamentos Dele como diz la em João 14;15. Então se vc não guarda os 10 mandamentos vc não ama a DEUS.

  11. Se aluqém k fez esses comentarios lia a biblia n falava tanta agineira pk em Marcos 2:27 diz o sabado foi feito por causa do homem e n o homem por caus do sabado

  12. Maura, em Mc.2:27 Jesus respondeu ao Fariseus que colocavam o sabado acima da misericórdia de Deus; o sabatismo é irrelevante para Deus “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.”João 5:17. S.Paulo sombreou o sabado Cl.2:16-17. não tem “aginera”.

  13. Desculpe mas você nem sabe o que fala porque os adventistas não usam “Paz do Senhor” já os assembleianos sim e quanto ao que você disse “Helen-White-ismo” os livros dessa escritora nunca subatituiram a Biblia 🙂

  14. Você sabia que até a virgem Maria guardava o Sábado?

    Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no SÁBADO repousaram, conforme o mandamento”. Lucas 23:54-56.

  15. Leiam Levítico 11 e entenderao nos não seguimos Ellen e sim Deus! Seguimos o q está na bíblia sinto muito se nos desprezam mas não não nós diga o que fazer. PS:feliz sábado 

    1. Valéria, boa tentativa, mas não colou … vocês idolatram Ellen.

      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

  16. Vcs precisam saber diferenciar na palavra quando se esta falando da lei mosaica e quando se fala dos dez mandamentos. Errais por nao conhecer as escrituras. Abr.

  17.  Emerson qua fev 10 at 10:55 am “Mas se vc ama DEUS vc tem ki guardar todos os mandamentos Dele como diz la em João 14;15. Então se vc não guarda os 10 mandamentos vc não ama a DEUS.”

    negativo ! no v.v. 15 “Se me amais, guardai os meus mandamentos” não diz o decálogo.

  18. Eu vos faço um desafio aceite estudar profecia com teólogos adventistas, ai sim você vai ter uma profunda visão sobre a Bíblia… qual vai ser a maioria, de perdidos ou salvos? qual o evangelho de maior aceitação? Atos 24: 14
    pense nisso!

  19. Aquele que diz: eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. 1 João 2:4

    1. João está se referindo aos mandamentos de Jesus, que é o Amor espiritual e fraternal

  20. os adventistas não usam a paz do senhor entre si,mas para saudar os irmãos de outras denominações usam.

    1. adventista são doutores em falso moralismo.

  21. Acompanhei durante 20 anos a igreja da desgraça adventista,. HOje não vou mais. perdi minha familia por ausa destes pastores 171 , nao fazem nada na igrejas so levam os famosos irmãos na lábia. Fica aqui o meu alerta se afastem desta seita.

  22. Obrigado por nos condenarem e apedrejarem. Mas quem nos julgará é Cristo! é nEle que esperamos. O resto, quem se importa…

    1. bela representação teatral vossa … vocês adventistas tem mania de perseguição.

      Aprenda : “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por [Jesus] é justificado todo aquele que crê.” Atos 13:39

  23. Sou adventista há 17 anos e posso dizer com conhecimento de causa. A Igreja Adventista não ensina salvação por obras. Acreditamos que a salvação é somente pela fé.

  24. A obediência à Lei de Deus não tem como propósito salvar ninguém, pois ela não pode justificar o homem. No entanto ela importante como resultado e evidência da fé na Graça.

  25. No youtube tem mais deslike do que like. As pessoas estão acordando. Não querer guardar a lei é dizer que Deus é anarquista.

    1. a medição de vida espiritual não é deslike ou like prezado sr. néscio. e sim agradar a Deus por meio de Jesus Cristo, quanto a “guardar” mandamentos de Jesus nunca leu João 14:21?
      estamos no N.T e não somos escravos da caducidade da Lei. Romanos 7:1-11
      abaixo EGW !!!

    2. Deus é anarquista? fale por si só sr intele-jumento ! e se existe algum “anarquista” aqui esse alguém é o sr. e a velha EGW a falsa profetisa e demais descarados do plantão da reclamação adventista, se não tem argumento bíblico, pegue seu banquinho e saia de fininho.

  26. Misericórdia! Quanta asneira falam sobre os Adventistas. Esse aqui então! Acho até que ele não “bate bem da cinzenta”. Como diz o provérbio: Quem fala do que não domina, demonstra sua estupidez. Melhor ficar calado e se passar por inteligente. Prov.17:28.
    Perdeu uma grande oportunidade!

  27. Placa de igreja não salva ninguém, Jesus é o único caminho que leva a Deus, jesus morreu na cruz por mim e me salvou.
    Quem pode me negar isso?
    Crer no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e a tua casa, Jesus é o único salvador!

Comentários 1 - 43 de 43Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement