Esqueceu a senha?

Os Amish

por Artigo compilado - sáb set 08, 10:27 am

Eles são um grupo cristão que busca viver isolado da sociedade moderna e de seus confortos – como automóveis, telefone e eletricidade. As comunidades amish recriam o modo de vida rural do século 17, quando a Igreja foi criada pelo suíço Jakob Amman (daí o nome). Reconhecíveis por suas roupas antigonas e carruagens, às vezes os amish são confrontados de forma nada agradável com o mundo dos “outros”. A mais recente foi a invasão de uma escola por um atirador que matou 5 alunas na Pensilvânia (EUA).

Os amish formam uma tendência radical entre os protestantes menonitas, que por sua vez se encaixam numa corrente religiosa chamada anabatismo – para esse grupo, o batismo de bebês não tem valor algum; o sacramento deve ser feito quando o fiel já pode se responsabilizar por seus atos. Originários da Alemanha e da Suíça, os amish da Europa ou emigraram para a América do Norte ou foram assimilados por igrejas menonitas menos ortodoxas.

No Novo Mundo, as comunidades amish floresceram: estima-se que hoje existam cerca de 150 mil pessoas vivendo em mais de 200 assentamentos nos EUA e no Canadá. Os hábitos dos amish são uma interpretação peculiar de algumas passagens bíblicas. Mirando-se nas ações de Jesus, por exemplo, eles introduziram a lavagem dos pés na liturgia. Pacifistas, eles se recusam a prestar o serviço militar. A ligação de outras singularidades amish com os textos sagrados não é tão direta. Algumas das regras para viver nessas comunidades incluem o veto ao estudo além do ensino fundamental, o uso de barba sem bigode pelos homens e a proibição de instrumentos musicais. Apesar de aparelhos elétricos também serem desaconselhados, as autoridades americanas forçaram os amish a instalar lanternas em suas carroças para trafegar à noite nas estradas.

Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_472616.shtml

  • Comentários desativados em Os Amish
  • 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos)
    Loading...
  • 4149 views
  • Print

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement