Esqueceu a senha?

Os cananeus foram destruídos?

por Norman Geisler - qui ago 21, 12:05 am

cananeus

JUÍZES l.28ss – Os cananeus foram destruídos ou simplesmente subjugados?

PROBLEMA: Josué 10:40 declara: “Assim feriu Josué toda aquela terra… destruiu a tudo o que tinha fôlego, sem deixar nem sequer um, como ordenara o Senhor Deus de Israel”. Mas logo depois, quando o povo ocupou a terra que tinham conquistado, Juízes 1:28 diz que Israel “sujeitou os cananeus a trabalhos forçados; e não os expulsou de todo”. Mas como isso poderia acontecer, se eles tinham sido totalmente destruídos?

SOLUÇÃO: Parece evidente que de início Josué conquistou a terra apenas como um todo, mas não destruiu literalmente todo vestígio dos antigos moradores. Primeiro ele passou por toda a terra e obteve as maiores vitórias, deixando as batalhas menores para aqueles que mais tarde se apossariam da região. Assim, a expressão “destruiu tudo o que tinha fôlego” ou é uma figura de linguagem expressando sua ampla vitória, ou é uma hipérbole com relação ao seu completo sucesso.

Entretanto, mesmo que tal expressão seja entendida mais literalmente, ela se completa com a frase: “sem deixar nem sequer um” (Js 10:40). Aqui nada se diz com relação aos que fugiram e só voltaram quando os exércitos de Josué rumaram para o norte, noutras batalhas. Sem dúvida, nesse ínterim, muitos dos cananeus retornaram e ocuparam suas habitações, e permaneceram como um espinho na carne do povo de Israel.

 Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement