Esqueceu a senha?

Os cristãos primitivos praticavam o comunismo?

por Artigo compilado - sáb dez 30, 4:53 pm

ATOS 2.44-45 E 4.34-35 – OS CRISTÃOS PRIMITIVOS PRATICAVAM O COMUNISMO?

Alguns têm inferido que os cristãos na Igreja Primitiva praticaram uma forma de comunismo, devido ao fato de que “vendiam suas propriedades e fazendas” e tinham “tudo em comum”. Alguns grupos sectários têm citado tais versos, forçando os seus membros a entregar todas as suas posses materiais ao grupo.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Essas passagens não são prescritivas, mas simplesmente descritivas. Em parte alguma elas colocam esses fatos como normativos. Essas passagens simplesmente descrevem o que estavam fazendo as pessoas que criam. Até onde está indicado pelo texto, tal sistema era um arranjo temporário. Aparentemente, ficaram juntos em Jerusalém, uma vez que esse foi o lugar onde o Espírito Santo desceu sobre eles, e a primeira grande entrega de pessoas a Cristo aconteceu. As necessidades geradas pelo fato de estarem vivendo juntos e fora de suas próprias casas ocasionaram esse tipo de arranjo comum.

Esse esquema comunitário acontecia espontaneamente. Não existe absolutamente qualquer indicação no texto de que fosse compulsório. E era também parcial. O texto implica que vendiam propriedades e campos extras, ou seja, que não vendiam o único domicílio residencial que possuíssem. A maioria dessas pessoas acabou deixando Jerusalém, para onde tinham vindo para a festa de Pentecostes (At. 2.1), e retornaram a seus próprios lares, que estavam espalhados por todas as partes do mundo de então (At. 2.5-13).

————

Texto Base: Resposta às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 1997. Texto adaptado e compilado pelo Pr. Edison Miranda da Silva e Maria Candida Alves.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement