Esqueceu a senha?

Os dois concertos e a heresia adventista

por Pr. Natanael Rinaldi - sáb jan 03, 12:03 am

advs

Os Adventistas do Sétimo Dia insistem em dizer que a lei – o decálogo para eles – é obrigatória para todos os cristãos. E assim perguntam: Por que os cristãos guardam apenas nove mandamentos da lei quando a lei são os dez mandamentos? Citam a seguir Tg 2.10 para afirmar que os cristãos são transgressores da lei porque não guardam o sábado do quarto mandamento.

Resposta Apologética:

Os Dez Mandamentos faziam parte do Antigo Concerto que abrangia os cinco livros da Bíblia conhecidos como o Pentateuco com 613 mandamentos a não apenas dez — Dt 4.12-13; 9.8; Êx 34.27-28. O Antigo Concerto foi abolido por Cristo. Vejamos as provas:

O Antigo Concerto foi dado a Israel na saída do Egito, junto ao monte Sinai – Êx 19.1-6; Hb 9.18-20. O povo Israelita, por sua vez, aceitou as condições do Antigo Concerto e assim foi firmado entre Deus a Israel – Ex 24.1-8. Logo, o concerto foi feito entre Deus a Israel: Deus propôs- Ex 19.3,6 — Israel aceitou – Ex 24.3-8 e não todos os homens – Sl 147.19-20. Como o povo não guardou o concerto, apesar de ter prometido que assim o faria, Deus prometeu um Novo Concerto – Jr 31.31-34; Zc 11.10; Mt 27.3-10; Jr 3.16. Este Novo Concerto foi estabelecido por Jesus, como declara o escritor de Hebreus. Lemos isso em Hb 8.6,13; 10.7-9. Também em 2 Co 3.3-14 Paulo reitera a abolição do Antigo Concerto.

Façamos as seguintes considerações:

  1. A promessa de Deus foi cumprida e o Novo Concerto foi anulando o Antigo Concerto foi estabelecido;
  2. Israel rejeitou a Jesus, o mediador do Novo Concerto, e agora foi o Novo Concerto tornado internacional – Jo 1.12; Gn 12.3;
  3. O Novo Concerto é melhor que o Antigo Concerto e está contido em melhores promessas – Hb 8.6;
  4. O primeiro era repreensível – Hb 8.7; isto é, não alcançou o fim desejado;
  5. Este Concerto Novo é melhor, pois está escrito no coração – Hb 8.10-11;
  6. Sendo estabelecido o Novo Concerto, o primeiro envelheceu – Hb 8.13 e foi posto de lado e com ele certamente o sábado que lhe é parte integrante – Cl 2.16-17;
  7. Hb 12.18-24 falando aos crentes em Jesus diz que eles não chegaram ao monte Sinai (onde foi dado o primeiro concerto), mas ao monte Sião através de Jesus, o mediador de uma Nova Aliança;
  8. O mesmo é repetido em Gl 4.21-26 na tipologia entre as duas mulheres de Abraão, Sara e Agar. A figura empregada de lançar fora a escrava Agar significa lançar fora o Antigo Concerto. Logo, o sábado e outros preceitos cerimoniais como comer, guardar dias de festa, lua nova eram parte integrante desse concerto e não são mais obrigatórios para o cristão.

Outros Argumentos

Os Adventistas do Sétimo Dia costumam argumentar da seguinte maneira para dar sustentação à guarda do sábado:

Podemos então matar? Cobiçar a mulher do próximo? E assim fazem com todo os Dez Mandamentos. A resposta óbvia do cristão é: Não! Não, a cada mandamento citado. Depois continuam eles com ar triunfante: E podemos quebrar o sábado. Esperam eles que, como dissemos a cada mandamento citado um não, logo no sábado e nossa resposta deveria ser Não. Entretanto, podemos responder afirmativamente, Sim! Podemos violar o sábado. Aí eles se surpreendem e indagam: Mas como se sua resposta foi negativa para nove mandamentos que não devem ser violados? Por que afirma para o quarto mandamento, sim, que pode ser violado? Aí tomamos a palavra e repetimos a mesma indagação deles, mas antes fazendo a leitura de Mt 12.5: Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam serra culpa? Depois do que perguntamos: Os sacerdotes podiam matar no templo e ficar sem culpa? Podiam roubar? podiam adorar ídolos? E eles sempre respondem não!

Então consideramos: podiam violar o sábado e ficar sem culpa? Aí o adventista não dá resposta. E por quê? Porque Jesus ensinou que aos sábados os sacerdotes violavam o sábado para atender as exigências dos sacrifícios: a) rachavam lenha; b) carregavam água; c) acendiam fogo, o que era vedado pela lei.

Ora, se o sábado fosse de natureza moral, poderia ficar subordinado aos sacrifícios e holocaustos que eram preceitos rituais? Naturalmente se isto acontecia era porque sua natureza era inferior, cerimonial ou ritual, pois não é possível uma lei moral ficar subordinada a uma lei cerimonial. Agora, se os sacrifícios foram abolidos – Jo 19.30; Mt 19.30; Hb 7.12-18, obviamente o sábado também.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

51 Comentários

Comentários 1 - 50 de 51Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. adventista começa a “guardar” o sabado a partir/termina das 18:00 hs(como na Biblia)  da 6ª feira até sabado; diz que horario comun “não é de Deus”, mas veja a incoerência : mas celebram o natal que é 00:00 hs (horário secular) do dia 24 para 25. ?!

  2. adventista jacta que “guarda a lei”, principalmente o “sabado”, mas ao receber serviços no sabado tais como : carteiro, coletor de lixo, eletricitário, se o adventista aceita suposto “o pecado” destas pessoas então adventista seria cumplice de “más obras”, 

  3. “não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.” Êxodo 35:2~3.
    EGW gostava de cozinhar, em dia muito frio, lógico quebrava esse mandamento, no século 19 os fogões eram a lenha. E adventista não venha com a conversa porque hoje fogão é gás ! você acende fogo.

  4. Desde a popularização da lampada incandescente (significa :ardente, candente ou candeia), os adventistas acendem luz no dia de sabado, um claro descumprimento da lei. Êx 35:3. E até a EGW acendia o lampião querosene. ADVENTISTAS SÃO SUPOSTOS GUARDADEIROS DO SABADO. VILÕES DO ERRO.

  5. entao se tudo foi abolido… é livre matar e roubar e ter outros deuses e cometer adulterio? e nao precisamos mais honrar mais os pais?

    1. FELIPE,
      NÃO SABE LER ? NINGUÉM DISSE QUE “TUDO FOI ABOLIDO” A LEI FOI RATIFICADA, MENOS O SABADO ! LEIA Cl 2:16~17. ADVENTISTA TEM MANIA DE “PERSEGUIÇÃO” DEIXA DE SER LERDO, LEIA OS ARGUMENTOS APOLOGÉTICOS, E VEJA O GRANDE ERRO QUE A ADVENTISTA ESTÁ.

    2. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Amém…

  6. Creio que a biblia nao foi feita para sabichoes. Mas para homens necessitados da graca de Deus. Tomemos cuidado pessoal, para nao estar aqui descendo a lenha mos outros e fazrndo nos mesmos coisas condenaveis. Estudemos a Palavra com humildade. 

  7. Mauri,
    esse é outro lerdo “necessitados da graça de Deus” ?! Mas não quer dizer burros !  
    a ADVENTISTA fere a inteligência do estudioso bíblico quando faz as incoerências nitidas. 
    se não é sabichão, aceitas isso? 

    http://www.cacp.org.br/eg-white-enoque-num-mundo-com-sete-luas/

  8. Oseias 2.11 diz a respeito do tempo da nova alianca. – E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sabados, e todas as suas festividades. Oseias 2.11

    1. Oseias 2:11 fala de tirar o sábado como uma coisa ruim

  9. Jesus ao se defender dos Judeus, não respondeu: “vocês não sabem que o sábado foi abolido? Eu o aboli “.  Mas mostrou q quem trabalha no sábado em prol da salvação do homem, fica SEM CULPA. Jesus não trabalhava na Carpintaria aos sábados. A obra dEle foi MEDICO-MISSIONÁRIA.  

  10. É importante lembrar que a lei de Deus nunca foi um meio de salvação Rm3:20 diz que ninguém será justificado por obras da lei em razão que pela lei temos o pleno conhecimento do pecado 1Jo3:4 diz que o pecado é a transgressão da lei função da lei apontar o pecado e nos conduzir a Cristo.

  11. Deve-se sempre pedir a Deus para que você
    Interprete a Bíblia Sagrada como Ele quer que você entenda
    Sem filtrar em doutrinas , crença pessoal, outros livros (como os de EGW),
     versíilos específicos, texto fora de contexto ,ou qualquer outra forma que
    possa distorcer a palavra de Deus

  12. Pq não consigo comentar o que quero aqui? 

  13. Gênesis 2:1-3 existiam judeus? Nem pecado existia! Expliquem isto se puderem, Pq Deus criou o sábado e o guardou e em seguida anula a santidade do dia dele?

  14.  Não invalidem a Bíblia com a própria Bíblia, não citem a Bíblia refutando o que ela mesmo fala, imaginem um ateu vendo este site? Teria mais convicções de não crer nela. 

  15. Alexandre qua set 02 at 10:12 am Gênesis 2:1-3 existiam judeus? Nem pecado existia! Pq Deus criou o sábado e o guardou e em seguida anula a santidade do dia dele?

    ADÃO E EVA ANDAVAM PELADOS EM GENESIS, VOCÊ TAMBÉM AGORA ANDA PELADO POR AIE? NUNCA OUVIU FALAR DE NOVA ALIANÇA?

    1. Está sem dúvida foi a tentativa de resposta mais vazia que eu já vi!Foi até engraçado rs. Ainda não respondeu minha pergunta. Talvez porque Deus não muda. Ainda não sei seu pensamento em relação a Gênesis 2:1-3. Sem judeu… Sem pecado.

    2. Sobre a nova aliança? Claro que conheço, Hebreus 8:10! Leis no coração? Nossa… Vai falar que o sábado santo de Gênesis 2:1-3 , êxodo 20:8-11 , Lucas 23:56 etc não está lá? 

  16. Alexandre qua set 02 at 10:14 am Não invalidem a Bíblia com a própria Bíblia, não citem a Bíblia refutando o que ela mesmo fala, imaginem um ateu vendo este site? 

    Nunca leu Colossenses 2:16-17 ? S.Paulo invalida a Bíblia ? Quem invalida a Bíblia é EGW, tire ela da sua cabeça.

    1. Já li Colossenses 2 inteiro inclusive, e comparei com Levítico 23:26-32 e entendi que Paulo falava de sábados cerimoniais e não do sábado eterno dos 10 mandamentos escritos pelo dedo de Deus, e de Gênesis 2:1-3(nem pecado nem judeu existiam)

  17. ou Paulo seria louco? Pois em romanos 7:12 ele diz que o mandamento é santo justo e bom. 
    Só citei a Bíblia, Pq vc alimenta  ódio tão grande por ela e por todos que refutam tanta heresia de vcs?

    1. Alexandre,
      você diz que leu Colossenses “inteiro” porém menos 2:16-17 você deve ter apagado da sua Bíblia.
      Grande coisa a lei “ter sido escrito pelo dedos de Deus”. Moises quebrou a primeira tábua.
      Estamos no NT, onde a Palavra [Jesus] veio até nós, não em um pedaço de pedra.

  18. é hilário quando os adventistas dizem “que me refuta” … vocês não refutaram nada !
    se alguém estava louco é EGW (suposta espirito profecia) diz que “viajou” para saturno..
    Por que não guarda a lei de Deus Lv 25 e fica um ano sem trabalhar ? e vê se ASD traz comida na sua casa.

  19. Pq não responde a pergunta? Por enquanto vc só enrolou e demonstrou ódio. Gênesis 2:1-3, não existia pecado, Muito menos judeu, me responde Deus estava cansado? Ou queria dar o exemplo pra humanidade? Pq ele abençoaria , santificaria este dia e depois cancelaria? Sem fugir agora! 

    1. Gênesis: 02.02 
      “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” 
      Se ele acabou algo no dia Sétimo devemos concluir que também se começou algo no mesmo dia, pois nada se acaba sem ser começado. 

  20. Sobre Levítico 26: não guardo Pq era sábado cerimonial , pelo mesmo motivo de Colossenses 2:16! Procuro guardar da melhor forma os 10 mandamentos , que inclui o não diras falso testemunho e tb o sábado de Genesis2:1-3 mais uma pergunta sua respondida! Aguardando sua resposta! 

    1. Alexandre, não seja “espertinho” eu não disse Levítico 26 , eu disse Levítico 25 !!!
      tem medo de lev.25?

      Colossenses 2:16 diz claramente “sabados” (no plural),
      quantos “sabados” voce tem nos mês?
      são 4 sabados, e se vc guarda sabado estando no NT, está sendo falso moralista.

    2. o das comidas também era cerimonial.

  21. Outra pergunta… Porque não abre pra comentários os outros textos seus sobre os adventistas? Há  o que temer? Será que seus comentários são mentirosos? Seja justo! Abra pra comentários as outras heresias deste site.

    1. EU NÃO POSSO “ABRIR OU FECHAR TEXTOS” SOU INTERNAUTA VISITANTE COMO TU.

  22. alexandre, vc disse : “Procuro guardar da melhor forma os 10 mandamentos” pelo AT isso não basta, se não guardar a risca é maldito. Se conseguisse guarda toda lei, então não precisa de Cristo. por que voce não briga com o lixeiro/carteiro que vem trazer carta para vc no sabado ?

  23. Alexandre, Genesis2:1-3 é AT e estamos no NT, adão e eva andavam pelados, você também anda pelado na rua ? 
    João Batista (ultimo profeta do AT) comia gafanhotos, você come gafanhotos?
    EGW é papisa ou similar “n.s.aparecida catolica” da adventista.

  24. alexandre,
    por que voce não comunica a sua concessionaria de agua e luz e diz para cortar o fornecimento no sabado ? (já que eles estão “em pecado” por voce?!)

  25. Mais uma vez não respondeu minha pergunta! Porque a palavra de Deus é imutável!
    Nem você acredita nas heresias que fornece neste site corrupto . Agora fica claro Pq não abre comentários pra todos os artigos mentirosos deste site. 

  26. Um versículo da Escrituta sagrada refuta todo este artigo falso.
    Gênesis 2:3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

    1. Em genesis, adão e eva  andavam nus e não se envergonhavam … você anda nú na rua ?!

      Jesus nunca mandou guardar o sabado …

  27. Sobre suas perguntas má intencionadas, creio que não quer aprender como guarda o sábado certo? Mas no caso realmente queira saber pode me passar um e-mail que te respondo como lhe damos com o dia do Senhor(Sabado)

    1. meu e-mail………jcp@não-guardo-sabado.com.br

      rs rs rs. 

  28. Espero que os leitores deste site maligno, tenham o discernimento do Espírito Santo pra não serem enganados por este site . Creio que pelo menos honestos vcs deveriam ser, mas preferem mentir do que falar a verdade.

  29. Pra vc fica alguns versículos da Biblia a mesma que vcs querem distorcer. 2 Pedro 3:15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,

  30. 16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

  31. 17 Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;

  32. Alexandre, maligno é você, que faz propaganda da EGW (SUPOSTA ESPIRITO PROFECIA), 
    essa tese sobre ela é um roubo do patrimônio Divino que pertence somente ao Espirito Santo, e também essa ladainha maldita que voce faz em torno disso.
    Obs. Não brigue com os carteiros …

  33. Alexandre qua set 02 at 5:34 pm  “…pode me passar um e-mail que … ”

    EU ENVIO UM E-MAIL PARA VOCE NO SABADO SOMENTE A TARDE OK ?!
    PORQUE NO SABADO DE MANHÃ EU TRABALHO, E A TARDE FAÇO UM CHURRASQUINHO DE COSTELINHA DE PORCO …

  34. Jesus mesmo disse que não veio anular a lei e os profetas, mas sim cumprir, e disse mais… que nem um til ou i será omitido da lei ate que tudo se cumpra. “Pecado é transgressão da Lei I Joao 3:4

    1. Jesus como Messias de Israel logicamente veio cumprir todo rigor da lei. mas Ele nunca disse para guardar “sabado” ! em nenhum momento no sermão do monte e em outra parte não ensinou e nem sequer mencionou o sabado como alguma coisa importante. pesquise mais.

  35. Não gosto desses adventistas e ponto final !!

    1. nas refutações ao adventismo não explana sobre “não gostar” de adventistas, apesar deles não serem irmãos na fé, são indivíduos comuns e portanto nosso são “próximos”. os artigos arguem o corpo doutrinário, melhor o sr. estudar mais. vide Lucas 9:56

  36. “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele [Jesus] é justificado todo aquele que crê.” Atos 13:39

Comentários 1 - 50 de 51Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement