Esqueceu a senha?

Os filhos de Deus, em Gênesis 6, eram anjos que se casaram com mulheres?

por Pr. João Flávio Martinez - sex set 14, 8:30 pm

“… pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu” (Mt 22.30).

Quem são os filhos de Deus e as filhas dos homens? ‘Filhos de Deus’ seriam, naturalmente, aqueles em quem se via refletida a santidade divina, ao passo que ‘filha dos homens’ seriam aquelas consideradas corruptas. Naquela época havia duas raças distintas: os descendentes de Sete (Gn 5.4), e os descendentes de Caim (Gn 4.17). Com lógica, baseado no que foi dito pelo Senhor Jesus em Mt 22.30, os filhos de Deus seriam os descendentes de Sete, e as filhas dos homens, seriam descendentes de Caim. Afinal de contas, o propósito mais amplo da narrativa é traçar os desenvolvimentos da piedosa linhagem de Sete e dos ímpios descendentes da humanidade. Portanto, os filhos de Deus são homens justos na imitação do caráter do seu Pai Celeste, e as filhas dos homens são as mulheres ímpias que eles desposaram.

Além do que, nossa interpretação evita problemas sérios. Pois, se os anjos se casassem com seres humanos, os filhos deles seriam meio humanos, meio anjos. Mas os anjos não podem ser redimidos – cf. Hb 2.14, IIPe. 2.4, Jd 6.

E ainda:

a) nossa interpretação se coaduna com o texto imediato; b) evita todo o problema decorrente da interpretação de que eram anjos; c) está de acordo com o fato de que os seres humanos também são mencionados no A.T. como filhos de Deus (cf. Is 43.6; Dt 14.1); d) condiz com a interpretação do próprio Jesus que entendia que tais seres eram assexuados; e) expressão “tomaram para si mulheres” é usada no V.T. somente com referência ao casamento legítimo; nunca às relações sexuais ilícitas.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

18 Comentários

Comentários 1 - 18 de 18Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. A crença mais antiga sobre Os filhos de Deus, em Gênesis 6,é que era anjos que se casaram com mulheres. até mesmo Apócrifos do Antigo Testamento confirmam essa antiga Crença e também comentários dos Pais da Igreja.eu creio que os Filho de Deus em Gênesis 6 eram Anjos e Não Homens.

    1. Frankmar Almeida,você esta certo,o que falta é discernimento os anjos de Gn.6 estavam materializados(teofania) e aí todo o funcionamento fisiológico.Os anjos de Mateus 22:30 estão nos céus(espiritual) assexuados e em obediência.se quiser um ensino maior me passe o EMAIL. 

    2. A paz do Senhor!
      Me passa este estudo detalhado por e-mail: eluanairma@gmail.com 

    3. É uma pena se pensar assim, ter uma visão fantasiosa das Escrituras sempre fará parte do vazio humano. O próprio Cristo falou que os anjos não se casam e não se dão em casamento. No contexto de Gênesis, os gigantes já existiam antes, e também depois dessas relações carnais.

  2. A ideia de que os “filhos de Deus” em Gênesis 6 seriam os ” filhos de Sete” e de que as “filhas dos homens” seriam as ” filhas de Caim” é Nova, surgiu faz pouco tempo, há cerca de 300 anos.

  3. Antes só existia a Ideia de que os Filhos de Deus que aparece em Gênesis eram Anjos que se casaram com Mulheres e geraram Gigantes.depois esses anjos pela sua desobediência de deixa o céu e casarem com mulheres.pois Anjos Não se casam,esses Anjos desobedientes foram presos no Tartaro.

  4. A antiga Crença Judaíca era de que os Filhos de Deus em Gênesis 6 era Anjos.O livro Apocrifo de Enoque(200 A.C) diz que eram Anjos.historiador Josefo do Século I (Antiguidades 1.3.1) também apoia que eram Anjos.a Septuaginta( século III a.C )apoia a ideia que eram Anjos.

  5. O Cristianismo Antigo que os Pais de Igreja defendia tinha a ideia que os Filhos de Deus em Gênesis 6 eram Anjos. os Cristão: Justino Mártir, Irineu, Atenágoras, Tertuliano, Lactantius, Eusébio, Ambrósio assim acreditavam, todos os Cristãos assim acreditavam.

  6. Por isso tudo rejeito a ideia moderna que os Filhos de Deus em Gênesis 6 eram filhos de Sete.eu acredito na crença Antiga Cristã de que os Filhos de Deus que aparece em Gênesis 6 eram Anjos que casaram com Mulheres e geraram os Nefilins.depois esses Anjos desobedientes foram presos no Tartaro.

  7. Eu acho que os filhos de Deus de Genesis 6 era os anjos do diabo pois antes eles era de Deus.

  8. É um absurdo achar que “anjos” cometeram coito com as mulheres Gn 6, Se fizeram uma vez quem garante que não fariam mais vezes, talvez ficaram “eunucos”. ??

  9. anjos nao se casao. pois sao espiritos como dis no livro salmos ele fais aos teus anjos ventos e a seus ministros labareda . nao confundamos o filme cidade dos anjos com. a realidade. da biblia isso e groseria

  10. ai eu me pergunto! se são anjos então os que não rebelaram na queda do diabo, alguns continuram pecando contra Deus,pois a natureza angelical é diferente da humana; será que Deus permitiu que seus anjos tomasse forma de homens para cometerem tal pecado?

    1. Os anjos tomavam sim forma de homem, como diz em Jó (Sodoma e Gomorra) Os homens queriam ter relações com os anjos…

      mas não achei nenhuma passagem que essa relação aconteceu de anjos com as mulheres .
      Continuo na duvida…mito ou verdade?

  11. Partindo do princípio, de que eram anjos, eu farei as seguintes pergunta: anjos são seres espirituais, ou humanos? anjos possuem membro masculino? ha! e só existem anjos? ou também existem anjas? e essas anjas possuem órgãos feminino?

  12. Roselma sáb fev 06 at 1:23 pm “mas não achei nenhuma passagem que essa relação aconteceu de anjos com as mulheres”

    ANJOS são mensageiros de Deus, não há interferência sexual. exceto no caso isolado dos cidadãos de sodoma que posteriormente foi destruida tal cidade por isto.

    1. “Gênesis 6:1-4 se refere aos filhos de Deus e às filhas dos homens.” nada prova que foram “anjos” que coabitaram com mulheres, apesar de tão sugestivo, mas aponta para a descendência de Set (os primeiros invocadores do Senhor) que relacionaram-se com elas. no v.v.3a diz “homens”.

  13. Um anjo e’ um bebe inocente  O amor e” tudo.  Esta’ mal explicado e mal compreendido. Foi Deus quem inventou o sexo para haver vida.  A explicacao fugiu aos sabios. Os anjos se cairam nao foi por terem relacoes sexuais. No ceu nao ha sexo. Apenas amor e carinho

Comentários 1 - 18 de 18Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement