Esqueceu a senha?

Os Filisteus tinham 30 mil carros de guerra?

por Artigo compilado - qua dez 25, 1:39 pm

filisteus

1 SAMUEL 13:5 – Como é que os filisteus poderiam ter um exército de 30.000 carros?

PROBLEMA: De acordo com esta passagem, os filisteus reuniram 30.000 carros e 6.000 cavaleiros. Entretanto, não se tem notícia de ter havido um exército com 30.000 carros em toda a história da antigüidade, mesmo nos impérios mais poderosos. Como foi que os filisteus conseguiram juntar tal quantidade de carros?

SOLUÇÃO: Trata-se de um provável erro introduzido nos manuscritos pelos copistas. E realmente bastante improvável que a relação entre cavaleiros e carros tenha sido esta: de 6.000 cavaleiros para 30.000 carros. E bem mais provável que os manuscritos originais tenham registrado um número de 3.000 carros. Isso faria com que a relação se tornasse bem mais razoável, ou seja, 6.000 cavaleiros para 3.000 carros, ou dois cavaleiros para cada carro. O fato é que no hebraico os números 30.000 e 3.000 são muito parecidos e, por isso, é bastante provável que algum copista simplesmente tenha se equivocado. Daí a dificuldade de se ter o número correto.

Nota: Neste artigo acrescentamos a observação do internauta, a qual nos pareceu bastante producente e factual:

“… neste v.v. 1 SAMUEL 13.5 não está querendo dizer que os 6.000 cavaleiros são os ocupantes dos 30.000 carros. Nos exércitos essas alas são distintas : cavalaria é uma arma, e carros-combate é outra. De fato, nesta época os filisteus estavam com tremenda superioridade militar, mas se vamos falar de “provável” como o autor disse, pensemos em haver muitas tropas mercenárias, que vieram de outros países para dar apoio aos filisteus, e não que houve erro de copista”.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia

Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

4 Comentários

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. ” … é bastante provável que algum copista simplesmente tenha se equivocado. Daí a dificuldade de se ter o número correto…”

    Hey ! o copista se equivocou? mesma cousa falar um erro na Biblia ou na Palavra? Afirmar isso abre precedente para interpretar “outros equivocos”.

    neste v.v. 1 SAMUEL 13:5 não está querendo dizer que os 6.000 cavaleiros são os ocupantes dos 30.000 carros.
    Nos exercitos essas alas são distintas : cavalaria é uma arma, e carros-combate é outra.
    De fato, nesta epoca os filisteus estavam com tremenda superioridade militar, mas se vamos falar de “provável” como o autor disse, pensemos em haver muitas tropas mercenárias, que vieram de outros paises para dar apoio aos filisteus. e não que houve erro de copista.

    1. Acrescentamos sua observação no artigo.

  2. concordo com sua colocaçao jcp.

  3. A biblia nao falha e nao erra se a biblia fala 30 mil
    Eu acredito

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement