Esqueceu a senha?

Os ímpios serão aniquilados?

por Pr. João Flávio Martinez - qua set 05, 5:43 pm

Os adventistas dizem que e os pecadores serão exterminados para sempre, e tudo se fará limpo no universo quando acabar a controvérsia entre Cristo e o diabo (EG White; “O Grande Conflito”; Editara Casa Publicadora, 1981, pág. 550). Veja, que seria até poético se isso fosse verdade, mas não é isso o que ensina a Palavra de Deus. É certo que um dia a controvérsia acabará, mas os ímpios não serão exterminados e sim condenados a sofrer eternamente. Eles dizem que esta verdade é horrível e que Deus não procederia assim. Mas com que autoridades mudam a Palavra de Deus? Só porque achamos uma doutrina forte demais aos nossos olhos, isso não nos dá o direito de querer mudá-la. Somos humanos e não temos capacidade para analisarmos o que é certo ou errado para Deus.

Refutação:

Algumas passagens das Escrituras, como por exemplo, II Ts. 1:9, dizem que o ímpio será “destruído” por Deus, sofrendo “a segunda morte” (Ap 20:14) ou indo para a “perdição” (IIPe 3:7). Contudo, em outras passagens o texto fala que os ímpios sofrerão um consciente tormento (por exemplo, Lc 16:22-28). Surge então o questionamento: Os que não forem salvos serão aniquilados, ou terão um consciente sofrimento para sempre?

A palavra “destruição” não significa aniquilação, pois em caso contrário não seria uma destruição “eterna”. A aniquilação se dá num instante, e pronto, terminou. Se alguém sofre uma destruição eterna, então tem de ter uma existência eterna também.

Além disso, a “morte” não significa aniquilação, mas separação. Adão e Eva morreram espiritualmente no momento em que pecaram, contudo eles ainda permaneceram existindo e podiam ouvir a voz de Deus (Gn 2:17; cf. 3:10). De igual modo, antes de alguém ser salvo, ele está “morto em seus delitos e pecados” (Ef 2:1), contudo ainda é a imagem de Deus (Gn 1:27; cf. 9:6; Tg 3:9), e é convidado a crer (At 16:31), a arrepender-se (At 17:30) e a ser salvo.

Assim também, quando é dito que o ímpio vai para a “perdição” (IIPe 3:7) ou quando Judas é chamado de “filho da perdição” (Jo 17:12), isso não significa que eles sejam aniquilados. A palavra “perdição” (apõleia) significa apenas perecer ou ir à ruína. Carros que foram sucateados já pereceram no sentido de terem sido totalmente arruinados, mas ainda são carros, arruinados como estejam, e ainda permanecem no cemitério de veículos. Fazendo um paralelo, Jesus falou do inferno como sendo um cemitério de sucatas ou um campo de lixo, onde o fogo não cessará jamais, e onde o corpo da pessoa ressuscitada não será consumido.

Finalmente, há várias evidências em favor da consciência eterna do perdido:

Primeiro,
 o rico que morreu e foi para o inferno tinha plena consciência de seu tormento (Lc 16:22-28), e não há indicação alguma no texto de que esse tormento um dia iria terminar.

Segundo, 
Jesus falou repetidamente que, para as pessoas no inferno, “haverá choro e ranger de dentes” (Mt 8:12; 22:13; 24:51; 25:30), o que indica que elas estarão lá conscientes.

Terceiro, 
a Bíblia diz que o inferno tem a mesma duração que o céu, ou seja, é “eterno” (Mt 25:41).

Quarto, 
o fato de o castigo ser eterno indica que as pessoas também são eternas. Não se pode sofrer o castigo, a menos que a pessoa exista, para ser punida (IITs 1:9).

Quinto, 
a besta e o falso profeta serão lançados vivos dentro do lago de fogo quando começar o milênio (Ap 19:20), e ainda estarão lá, conscientes e vivos, depois de mil anos (Ap 20:10).

Sexto, 
as Escrituras afirmam que o diabo, a besta e o falso profeta “serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (Ap 20:10). Mas não há como ser atormentado pelos séculos dos séculos sem estar consciente pelos séculos dos séculos.

Sétimo – 
Jesus repetidamente referiu-se ao inferno como um lugar onde o fogo não se apaga (Mc 9:48), onde os próprios corpos dos ímpios nunca morrerão (cf. Lc 12:4-5). Mas não faria sentido algum haver chamas eternas, se os corpos não tivessem alma, que é necessária para a pessoa sofrer o tormento.

Oitavo,
 a mesma palavra usada para o verbo “perecer”, a respeito do ímpio, no AT (abad) é empregada também a respeito da morte do justo (veja Is 57:1; Mq 7:2). A mesma palavra é usada para descrever coisas que simplesmente tenham sido perdidas, mas depois encontradas (Dt 22:3), o que prova que “perdido” no texto em questão não significa deixar de existir. Assim, se “perecer” significasse “sofrer uma aniquilação total”, então o salvo seria aniquilado também. Mas sabemos que isso não acontece.

Nono, 
seria contra a própria natureza dos seres humanos a sua aniquilação, já que eles são feitos à imagem e semelhança de Deus, o qual é eterno (Gn 1:27). Para Deus, aniquilar a sua imagem no homem seria atacar o reflexo dele mesmo.

Décimo,
 a aniquilação seria algo que diminuiria tanto o amor de Deus como a natureza do ser humano como uma criatura moralmente livre. Seria como se Deus dissesse ao homem: “Vou permitir que você ‘seja livre somente se você fizer o que eu digo! Senão, acabarei de uma vez com a sua própria liberdade e com a sua existência!” Seria como um pai que dissesse ao filho que queria que ele se tomasse médico e, quando o filho decidisse ser guarda florestal, o pai o matasse! O sofrimento eterno é um eterno testemunho da liberdade e da dignidade do homem, mesmo daquele que não se arrependeu.

Fonte: Apostila “Como Responder aos Adventistas do Sétimo Dia”, CACP


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

29 Comentários

Comentários 1 - 29 de 29Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Décimo, a aniquilação seria algo que diminuiria tanto o amor de Deus ==== Cara, você se considera humanos. Falar que uma pessoa vai sofrer eternamente e dizer que o amor diminuiria????

    1. Eu não entendo.parece contraditório E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.Apoc.20 v 10.

  2. João 15:1-12 os cristãos devem permanecer no amor de Deus pela prática dos mandamentos de Jesus. não que a salvação seja por boas obras, mas é uma atitude de fé de quem tem a salvação. 
    Estando nós no Amor de Deus estamos livres do inferno.

  3. O autor do texto afirma que: para Deus, aniquilar a sua imagem no homem seria atacar o reflexo dele mesmo. Eu pergunto seria normal para Deus mandar a parte de sua imagem que está no homem para o inferno?.

    1. Segundo a bíblia, sim (Mateus 10.28)…

  4. Meu irmão vc precisa é estudar mais com os adventistas, porém sem preconceito.
    tenho certeza que vc irá ficar maravilhado com a compreensão que eles tem da Bíblia
    você está precisando! 
    Ore mais pedindo a Deus para ser iluminado por Ele e poder enxergar Suas verdades.

  5. Marco, a ASD trabalham em grande erro teologico pela EGW. O aniquilacionismo é um comodismo para satanas, depois de todo mal que o diabo e demonios fazem agora os adventistas vão dar uma “soneca eterna” para eles? Apoc. diz que a fumaça do tormento sobe para os seculos e seculos.

  6. No livro de Enoque há um relato de um juízo cujo efeito dura para sempre.

  7. Prezado amigo
    Acredito que vc é inteligente. Me responda uma coisa.No livro do apocalipse diz que: Bemaventurado e santo aquele que faz parte da primeira ressurreição pois nao sofrerão dano da segunda morte.Se os impios vão ficar queimando para todo sempre então não vão morrer. explique.

    1. Explica por que vocês deixaram o moço de Goiânia falecer por falta de transfusão de sangue?
      que tipo de sociedade são vocês que aceitam uma situação desta, só para ser fiel aos velhos manda-chuva lá do Broklin. Não quero saber discutir com vc, leia o artigo e basta.

    2. Ef .2.1.:   “Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados…” Sofrer a morte física nessas condições é ter a morte eterna, ou seja, separação eterna de Deus, em si só, isso é sofrimento eterno.

    3. O rico que morreu e foi para o inferno tinha plena consciência de seu tormento (Lc 16:22-28), Jesus falou: “haverá choro e ranger de dentes” (Mt 8:12; 22:13; 24:51; 25:30), o que indica que elas estarão lá conscientes.

  8. Existe a morte física e espiritual 

  9. Estudem mais sobre os adventistas, antes de falar de assuntos que não dominam.

  10. Onde estaria a justiça de Deus com a doutrina do tormento eterno? Estudem a Bíblia com os adventistas sobre o aniquilacionismo.

    1. será que seu aniquilacionismo é justo ? pois estaria dando uma soneca eterna ao satanas ao invês de punição eterna, Deus é eterno sua punição também. estudar com EGW ? não ! obrigado .

  11. agora se Deus decidir q o homem vai pagar eternamente entao ele mantera o homem vivo pq nenhuma criatura possui vida em si mesmo. essa ate pode ser a atitude de Deus nao da pra bater o martelo. mas a alma nao e imortal. so Deus e imortal dizer o contrario e ir alem do q esta escrito

    1. a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.Apoc.20 v 10
      é você que está indo menos do q está escrito.

  12. Pergunta aos aniquilacionista.
    Então á duas formas de redenção, uma em Cristo pagando os pecados dos salvos e outra nos aniquilados que pagarão com sua própria vida pecadora mediante seu extermínio, e assim não deverão mais nada a Deus? Então o pecador pode ser justificado sem Cristo?

  13. PENSO TBEM NA BAGUNÇA QUE PODE SER ESTA MULTIDÃO SAINDO DE LÁ , LEMBRE-SE NO INICIO DE TD, QUE TD ERA PARA SER PERFEITO E UMA SIMPLES COBRINHA DETONOU TD ACREDITA QUE TEMOS MTO QUE APRENDER, ACREDITA NA RESSURAIÇÃO NA VIDA ONDE VIVEREMOS ETERNAMENTE, NA MORTE ONDE É TBEM PARA SEMPRE.

  14. É justo uma pessoa pecar 30 anos e morrer e ser atormentado eternamente? E uma demônio que peca desde antes mesmo da humanidade e e ambos serem atormentado da mesma proporção?
    pq os demônios ñ foram aniquilados?? pulverizados.. ??

  15. A vida eterna provem de Cristo. quando ouver essa separação todos aqueles que não serão nele serão ANIQUILADOS SIM COM SEGUNDA MORTE E DEIXARÃO DE EXISTIR . PQ COMO HAVERIA VIDA ETERNA AFASTADO DE CRISTO ISSO SERIA CONTRADITÓRIA. Qual a finalidade de ser atormentado eternamente?

  16. eliton dom nov 06 at 9:36 am “Qual a finalidade de ser atormentado eternamente?”

    E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10

    1. “e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta Apocalipse 14:10-11

    2. Eliton, o seu problema é racionalizar de acordo com EG White, a Bíblia diz que haverá tormento eterno e pronto, e tentar descobrir “a finalidade” disso é uma perda de tempo, pois a escritura não mudará porque você quer.

  17. DEUS é ou não justo? Estão como ele vai dar a sentença aos impios  igual a de Lúcifer. Íria contra o seu caráter. 

    1. mania de chamar o diabo de “lúcifer” .. a referência bíblica ao mesmo é “satanas” ou “diabo” e outras como “belzebu” ou “belial”.

      ” ..malditos, Ide para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos…” Mt 25:41 b

      a sentença é a mesma p/ os impios. estude mais.

  18. A que inferno Jesus está falando? O de hoje ou do inferno eterno (Gr. Geena)?, faltá mais base para essa refutação.

  19. DEUS é amor mas também é juízo Ap 20:14,15.No verso 14 diz que a segunda morte tem relação direta com o lago de fogo onde a morte e o hades será lançado, e no verso 15 diz que os que não estiverem escritos no livro da vida,também serão lançados no lago de fogo; isso é deixar de existir?

Comentários 1 - 29 de 29Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement