Esqueceu a senha?

Os judaizantes da atualidade! Quem são eles?

por Artigo compilado - sáb nov 21, 1:25 am

candelabro judaico

Saudações a todos! Todo leitor da bíblia, aluno da escola dominical, e estudante da teologia, sabe muito bem quem eram os judaizantes, e como eles surgiram. Segundo o pastor Claudionor de Andrade os judaizantes faziam parte de um “movimento surgido nas primeiras décadas da Igreja Cristã, cujo objetivo era forçar os crentes gentios a observar a Lei de Moisés. Na verdade, o que esse movimento pretendia era reduzir o Cristianismo a uma mera seita judaica”.

E hoje? Ainda existe isso? Claro que sim! E logo mais, explicarei quem são exatamente os judaizantes de nossa contemporaneidade cristã. Mas antes disso, pretendo dar alguns esclarecimentos importantes sobre esse assunto. Aconselho a todos lerem o capítulo 15 do livro de Atos dos Apóstolos, a carta de Paulo escrita aos Gálatas, e a epístola anônima aos Hebreus, para um melhor entendimento do contexto do assunto nos tempos da igreja primitiva.

Considerações iniciais.

Como cristãos e participantes da Igreja de Cristo, temos que ficar atentos sobre os fatos referentes a Israel: Notícias, histórias que comprovam os fatos bíblicos, etc. Outrossim, temos que orar pelos Judeus, para que conheçam a verdade (Que Jesus Cristo é o Messias prometido nos escritos do Antigo Testamento, e que o cumprimento das profecias bíblicas do Antigo Testamento, se cumprem, em o Novo Testamento). A bíblia é clara no livro dos Salmos, sobre o papel de interceder e desejar o bem para Israel. No Salmo de número 122 o versículo 6 diz o seguinte: Orai pela paz de Jerusalém! Esta palavra (Paz) no uso bíblico quer dizer: perfeição, plenitude, contemplação, e saúde, isto é, uma paz dinâmica e frutífera”. Outra coisa, todo estudante de teologia, que estuda exegese, hermenêutica, contextos históricos e literários das Escrituras Sagradas, tem que estar atento a cultura do povo judeu, sua história, seus costumes, suas festas, celebrações, etc.

Não é porque, Israel, tem uma importância histórica para o povo Judeu, para a humanidade, e para a própria história do cristianismo, que temos que exagerar na medida, e nos apegarmos ao extremo do legalismo, da ignorância, e do fanatismo. Tanto os sacrifícios da Antiga Aliança, bem como as comemorações e festas judaicas, eram somente sombras, e símbolos que apontavam para a Nova Aliança. Portanto, temos que ficar com o que o Novo Testamento tem a dizer sobre isso.

Quem são os judaizantes hoje em dia? Quais são suas características? Quem são eles? Vejo pelo menos duas vertentes deste movimento herético atualmente:

Os sincretistas e místicos.

Não se engane caro leitor! O movimento judaizante continua a todo valor, tentando granjear mais adeptos e simpatizantes. É crescente o número de supostas igrejas, ditas evangélicas e cristãs, que aderem a um misticismo judaico e anticristão. Essas denominações eclesiásticas, no momento da liturgia e do culto usam símbolos judaicos, danças, e todo tipo de atitudes comportamentais que segundo eles mesmo dizem, estão adorando o único Deus, e relembrando suas tradições, e raízes hebraicas. Já quero deixar claro, que as viagens para Israel, são muito boas, mas somente para entendermos melhor as histórias bíblicas. Israel não é a Terra Santa como diz o movimento judaizante atual e contemporâneo. Outro ato estranho ao evangelho, e aos princípios da palavra de Deus são os inúmeros batismos no rio Jordão. A bíblia é clara ao afirmar que existe somente um batismo!

Enfim, o movimento judaizante atual, que permeia o cristianismo contemporâneo é sincretista e místico também, fazendo associações com o neo-pentecostalismo, e até mesmo com o ocultismo da cabala.

Teólogos e intelectuais.

Considero essa vertente do movimento judaizante atual a mais perigosa, simplesmente pelo fato de ela estar relacionada com a instrução, ensino, discipulado e aprendizado. Por mais que seja difícil, aconselho aos leitores do meu blog, repassarem essas informações para o maior número de pessoas possíveis, e principalmente para pastores e líderes cristãos.

Em um futuro artigo, quero tratar a temática da teologia e as redes sociais, o que postar, os limites das amizades virtuais, e a coerência no que tange aos posts, mas no momento quero relatar minha experiência pessoal. Já debati com alguns “amigos” no facebook sobre a questão da legitimidade dos escritos neotestamentários, que seguem essa heresia judaizante, e por isso tenho um pouco de familiaridade sobre o assunto.

Uma das características principais dessa vertente, é demonizar o Novo Testamento, e sua língua original, e dizer que o mesmo foi escrito em aramaico. A ala da intelectualidade judaizante, quer pressupor que é antijudaico dizer, ou ensinar que a língua original do NT é o grego koinê.

Segundo Oskar Skasaune: “Não há nada de antijudaico no fato do Novo Testamento ter sido escrito em grego. Pelo contrário, escrever a mensagem de Jesus em hebraico ou aramaico significaria restringi-la a um público por demais limitado constituído por falantes nativos dessas línguas, o que seria contrário ao espirito do judaísmo de então” que estava passando por mudanças por causa do processo de helenização do mundo. Vemos nestes processos de mudança e helenização do mundo, os seguintes fatos, no judaísmo do período entre o Antigo Testamento e Novo Testamento, que são muito importantes para uma compreensão real dos fatos: Alexandre o grande, e o triunfo do helenismo, a cidade helenística: a pólis, helenismo em Israel, um novo conceito da Torá, o conceito de judaísmo em uma época de poucos ismos, gregos em Israel, e a disseminação ativa do judaísmo e do cristianismo”.

Existem supostos teólogos, que querem ensinar isso. Mas com uma análise do contexto linguístico dos tempos neotestamentários, e por causa das descobertas arqueológicas, e também das inúmeras cópias dos escritos do Novo Testamento em grego, sabemos muito bem que o argumento do movimento judaizante atual é uma grande falácia, e uma grande mentira. Sites, blogs, e páginas nas redes sociais existem aos montes, para instruírem novos adeptos destes ensinos. Portanto, fica aqui meu alerta sobre essa conscientização.

Considerações finais.

Um cristianismo judaizante atualmente está totalmente errado! A teologia não dá amparo, e nem concorda com isso. Uma exegese dos textos bíblicos interpreta esse movimento como errôneo. Historicamente, esse movimento é incorreto e torce os fatos. E no que tange a uma questão apologética, esse movimento é refutado como heresia. Portanto, que todos os meus leitores possam meditar nessas informações, repassa-las para outros, e na medida do possível, e dos meus limitados conhecimentos, estou à disposição para ajudar e instruir quem desejar sair desse movimento.

[1] Dicionário Teológico, Claudionor Corrêa de Andrade, CPAD, Página: 242.

[2] Bíblia Shedd, Antigo e Novo Testamentos, Revista e Atualizada, Segunda Edição, Edições Vida Nova.

[3] A Sombra do Templo, As Influências do Judaísmo No Cristianismo Primitivo, Editora Vida, Página: 36.

Autor: Carlos Roberto do site http://carlosreflexoes.blogspot.com.br/ em 21/11/2015


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

51 Comentários

Comentários 1 - 50 de 51Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O que eu sei é que a árvore de Natal da lagoa, no Rio, símbolo de Baal, pedacinho da Babilônia, caiu. O vento levou…

    1. que que o sr diz da babilônia lá do congresso com seus deputados evangélicos sr dutra?

    2. Não seja ingênuo sr. R. Dias, quem manda no Brasil ainda é o papa.

    3. ou seja o sr admite que o catolicismo ainda é forte
      mas não foram os senhores que disseram que o catolicismo estava morto?
      melhor decidir logo antes que o pastor excomungue
      o sr se calou sobre a babilonia evangelica no congresso

    4. é esquisito que está com os dias contados profeta dutra, mas os evangelicos ainda se dão mt ao trabalho de inventar coisas e coisas como a pedofilia ligada ao celibato
      algo que está com os dias contados precisa de mentira para ser derrubado?

    5. Não interessam nomes denominacionais, mas a besta duo milenar está com os dias contados. E está desesperada.

    6. realmente profeta dutra a besta deve estar desesperada porque Deus é maior
      o problema é identificar tal besta, coisa que os senhores não decidiram
      acho que inventar mentiras para derrubar uma besta indica que a tal besta não é a besta
      qual a data que o sr marcou para o fim do mundo? 

  2. Inclusive, na foto está a chanukia, de 9 braços, invenção de homens. A Menorah, ordem do Eterno, tem 7 braços.

    1. aí o sr faça o seguinte
      quando no sábado alguém precisar de ajuda o sr deixe de ajudar porque é sábado
      parece que o sr se identificou com o titulo do artigo né?

    2. Shabbat, r. Dias. Sábado é papal dedicado a Saturno (saturnday).

    3. E quem disse q deixo de ajudar aos outros no Shabbat… O sr nem sabe o que fala…

    4. o sábado é papal
      interessante
      pensei que tinha sido estabelecido por Moisés
      o sr leu qual Bíblia? 
      não admira que gente como o sr se proclame profeta

    5. o sr sabe o que fala profeta dutra?
      qual a proxima data por fim do mundo?
      o sr sabia que eduardo cunha disse que foi o papa quem pediu para ele desviar dinheiro da petrobrás junto com jcp? 
      interessante não?

    6. Shabbat é uma coisa, estabelecida pelo Eterno. Sábado dia de saturno é imundície do teu chefe babilônico.

    7. shabat, sábado, foram decretados por Moisés com a anuência de Deus
      pensei que o sr soubesse ler a Torá
      não sei se o sr é falso profeta ou mentiroso
      talvez as duas coisas

    1. o teto das igrejas universal e mundial desabou por que certa vez?

    2. Pq o r. Dias, silvana, odilio estava lá na sessão do descarrego. Mas faltou nas seguintes…

    3. olha então o sr admite quem tem igreja evangelica que não é tão evangélica assim
      descarrego né?
      essa igreja aí não é a mesma que ensinou a quebrar imagens pelo país?
      o sr anda frequentando alguma sessão dessa?fala como se conhecesse

    4. Não preciso explicar ao sr, que deve ser chefe de… Dá pra entender pelas suas atitudes.

    5. O Senhor te repreenda!

    6. o sr falou em descarrego.Anda frequentando a igreja universal?
      agora sei onde o sr anda aprendendo a mandar quebrar imagens
      é  edir macedo fazendo escola

    7. o sr repreende quem se autoidolatra, assim como o sr profeta dutra

    8. O Senhor repreende quem se autoidolatra como o sr profeta dutra

  3. Vamos ter o olhar de Paulo, irmão. Quem é Baal? Ninguém! Só existe um Deus eterno, que é Cristo Jesus nosso Senhor. Tudo é para Deus e de Deus. Nós estamos em Cristo, e tudo é para Ele. (Romanos 14.14). É só ler Romanos.

    1. Ao Eterno o que é Dele e a césar o que é de césar. Natal, comércio, adoração indevida, tudo isso é do príncipe deste mundo, nada tendo a ver com Jesus.

    2. Deus Eterno é a Trindade, e não somente Jesus 1 João 5:7.
      Este tópico é sobre “judaizantes”; lembrando que o judeu ortodoxo não comemora natal, e sim a cristandade, veja o artigo 15 razões sobre o natal. 

    3. concordo
      baal não é ng
      pena que seus colegas alguns deles não pensem assim
      tanto que alguns aí alegam que estão retirando imagens de rios porque elas trazem a desgraça de Deus sobre eles
      parece o que o estado islamico faz lá em palmira né? detonando tudo
      mas lá é feio; aqui é lindo

    4. Discordo. Através dos tempos as entidades trocam de nomes. Acho q hj baal se chama r. Dias, silvana, odilio e que tais, e fica azucrinando os outros.

    5.  profeta dutra
      já que o sr se cala quanto á famosa iconoclastia, me responda algo mais fácil para não cansar seu cérebro: por que tem, mt pastor aí que não é celibatário e abusa de crianças? sim porque segundo teoria de vcs pedofilia é causada por celibato

    6. Sr. Não sei seu nome, iconoclastia é bíblica conforme Abraão e Gideão e mais infinitos… E abstenção não é para todos, mas àqueles com tal chamado.

    7. Iconoclastoa é destruição de imagens, não dos seres criados por YHWH!

    8. iconoclastia é algo perpetuado pelo clericalismo, não por Deus
      se o sr segue à risca á torá, então deve aprovar tb a queima de bruxas pela ICAR
      não se faça de desnetendido

    9. analise sr dutra se o sr não está debaixo da maldição da lei mosaica
      o sr me parece neofariseu

  4. “A maior façanha do mal é fazer acreditar que não existe”… Não lembro o autor, mas serve para os q dizem q algo citado diversas vezes nas escrituras n é ninguém.

  5. O livro de galatas INTEIRO é bem claro para quem se deixa envolver por judaísmo, caiu da graça de Deus. “sabado” é aliança com judeus ortodoxos. Êxodo 31:12-17. nada haver com a cristandade Colossenses 2:16-17 se precisasse guardar sabado, precisa tb guardar ano sabatico lev.25

  6. Da mesma forma que o “cristianismo” é fragmentado, existem diversas formas de Judaísmo. Inclusive o de Ye’Shua UM JUDEU. E sábado não é Shabbat. E “deus” é declinação de zeus. Romano e grego.

    1. o sr profeta dutra está muito preso a terminologias e nominalismos

      a palavra de Deus é o conteúdo também, não só a forma
      não seja herege

  7. blasfemia profeta dutra?
    a lingua em que foi escrita o novo testamento 
    que Deus usa para se referir a si mesmo: o alfa e o omega
    profeta dutra e profeta jcp se autoidolatram
    criaturas simiescas

  8. Sr. 
    Grego é língua de sodomitas. Grego “homem” gostava mais de homem que mulher. Paulo teve problemas con essa espécie de “jean wyllis”.

    1. sabe profeta dutra
      sua sabedoria é de uma abrangência grandiosa
      o grego a língua que Javé usa no A.T para se chamar de o alfa e o ômega
      o sr se autoidolatra
      em outras palavras, falso profeta

  9. O Besserot, “novo testamento” (aliança renovada) foi escrito na língua do Ha’Mashiah e destruída pelos greco-romanos baal. Teshuvah….

  10. Para encurtar: quando os povos cercarem Jerusalém vcs estarão ao lado dos Yehudim ou de Baal (natal, denominações, catolicismo, etc.?

  11. Odilio / “renato dias” no replies ao “Dutra” excepcionalmente concordo com mesmo porque deveras Jesus usou em apocalipse o grego Άλφα / Ωμέγα para se referir a si portanto chamar grego de “sodomia” no minimo é infantil. “R.Dias” a única idolatria é o que fazes de ti mesmo . 

  12. Sr jcp, de infantilidade o sr é doutor.

  13. Dutra,
    não gostou de ser no minimo infantil ?! então seja no médio e no máximo as suas conjecturas tidas como  hereticas pois prega culto judaizante. 
    S.Lucas era médico GREGO DE ANTIOQUIA, então ele era “do mau” e Jesus errou em escolhe-lo ?! acho bom o sr. rever seus conceitos

  14. Jcp,
    Este site discrimina todos, erradicando opiniões. E o sr faz parte deste grupo. Tudo contra Ye’Shuá, a quem chamam “Jesus”. Segure as pontas, irmão. Há tempo de se arrepender. 

    1. não posso ser irmão de judaizante como você, poupe-me deste seu “favor” e se és pró guarda Shabbat então por que não guarda o “Ano Shabbat” de leviticos 25 e fica um ano sem trabalhar ? 
      ou coma gafanhotos como fazia o último profeta do “torá” João Batista …

    2. Graças q ru mesmo me negues como irmão, tendo as doenças q tem em tua família. Tchau. 

  15. boa noite

  16. O que importa é a mensagem anunciada com verdade. Um pouco de hermenêutica e exegese não faz mal a ninguém.

Comentários 1 - 50 de 51Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement