Esqueceu a senha?

Os mortos estão dormindo?

por Artigo compilado - ter out 10, 9:47 am

IIREIS 14.29 – OS MORTOS ESTÃO DORMINDO OU ESTÃO CONSCIENTES?

Aqui a Bíblia se refere à morte como um período de tempo em que uma pessoa “dorme com os seus pais” (IRs. 2.10; 11.21,43 e 14.20). Jesus disse: “Lázaro dorme” (Jo. 11.11) na ocasião em que Lázaro estava morto (v.14). Paulo fala de crentes que “dormiram” no Senhor (lTs. 4.13; ICo. 15.51). As TJs e os ASD criaram a doutrina do aniquilamento, e dizem que tais versos indicam que “quando uma pessoa está morta, está completamente fora da existência. Não tem consciência de nada”. Contudo, em outras passagens a Bíblia fala de pessoas que morreram e estão conscientes na presença de Deus (IICo. 5.8; Fp. 1.23; Ap. 6.9).

RESPOSTA APOLOGÉTICA: O primeiro conjunto de versos refere-se ao corpo, e o segundo à alma. “Dormir” é uma figura de linguagem apropriada para o corpo, uma vez que a morte é apenas temporária, aguardando apenas a ressurreição, ocasião em que o corpo será “despertado”. Além disso, tanto o ato de dormir quanto a morte possuem a mesma postura — o corpo permanece deitado.

A Bíblia é muito clara quando ensina que a alma do crente (e o seu espírito) sobrevive à morte (Lc. 12.4). Ela está conscientemente presente com o Senhor (IICo. 5.8) em um lugar melhor (Fp. 1.23), onde outras almas estão conversando (Mt. 17.3).De um modo semelhante, a alma do descrente está em um lugar de tormento consciente (Mt. 25.41; Lc. 16.22-26; Ap. 19.20—20.15).

————————–

Fonte: Resposta Às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 2000 – Texto compilado e adaptado pelo Pr. Edison Miranda da Silva. Bíblia Apologética, ICP, 2000.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Fui testemunha de Jeová desde criança até os meus 30 anos de idade e sempre senti mau estar com essa doutrina. Simplesmente ela é deprimente. O vazio deixado pela morte de um ente querido fica mais difícil de enfrentar. A eternidade é mais do que isso.

  2. Abandonar este corpo nada tem a ver com uma alma saindo do corpo, e sim com o corpo corruptível e pecador que temos, para que tenhamos um corpo novo (na volta de Cristo) incorruptível e revestido da imortalidade que provém de Cristo. Isso sim é o ensino bíblico desde Gênesis até Apocalipse.

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement