Esqueceu a senha?

Os mortos possuem lembranças?

por Artigo compilado - sáb fev 17, 5:21 pm

  • Será anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição? Sl 88.11
  • Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Ec 9.10

As Testemunhas de Jeová e os Adventistas argumentam que “em profundo sono” não estamos conscientes de nada, o que está de acordo com a expressão hebraica em Ec. 9.5. Interpretam a Bíblia dizendo que “o ser humano não possui uma alma, mas que ele é uma alma”. Daí “não existe uma existência consciente após a morte. Não existe felicidade, e não existe qualquer sofrimento. Todas as complicações ilógicas do depois desta vida desaparecem”.

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

A Bíblia ensina que a alma sobrevive à morte em um estado de compreensão consciente (IIRs. 14.29; IICo. 5.8). Salomão claramente especificou o seu comentário, dizendo que era “na sepultura” (Ec. 9.10) que não haveria “nem ciência nem sabedoria alguma”. Ele também afirmou que os mortos não sabem o que está acontecendo “debaixo do sol” (Ec. 9.6). Os mortos não sabem nada do que diz respeito ao que se passa aqui na terra, mas certamente conhecem o que está se passando no lugar onde se encontram, em gozo ou tormento (Lc. 16.22-26).

————————–

Fonte: Resposta Às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 2000 – Texto compilado e adaptado pelo Pr. Edison Miranda da Silva. Bíblia Apologética, ICP, 2000.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Acontece que em Eclesiastes 9:10 a palavra hebraica para “sepultura” é “Sheol”, onde outras traduções vertem por “Inferno”, “Mundo dos mortos” ou “Além”. No “Sheol” não há atividade nem conhecimento.

  2. A bíblia é clara ao declarar que após a morte os “pensamentos” (ou a consciência) do ser humano acabam. Salmo 146:4.

  3. É evidente que os mortos, sejam aqueles que estão em descanso ou sofrimento, não sabem o que se passa dó lado de cá, mas minha dúvida é se eles tem preservado na memória tudo o que deixaram aqui.

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement