Esqueceu a senha?

Os patriarcas guardaram o sábado?

por Itard Víctor Camboim de Lima - sex dez 27, 10:54 am

sabado-iasd

Segundo a fundadora-mor da Igreja Adventista Do Sétimo Dia, Ellen G. White, os patriarcas bíblicos guardaram o Sábado, e isso está registrado em um dos seus livros, vejam:

Santificado pelo descanso e bênção do Criador, o sábado foi guardado por Adão em sua inocência no santo Éden; por Adão, depois de caído mas arrependido, quando expulso de sua feliz morada. Foi guardado por todos os patriarcas, desde Abel até o justo Noé, até Abraão, Jacó”(O Grande Conflito página 453-EGW).

Datas históricas aproximadas antes de Cristo:

3.728 a . C – Deus criou Adão.

2.672 a . C – Nasceu Noé.

2.072 a . C – Ocorreu o Dilúvio.

1.780 a . C – Nasceu Abrão.

1.705 a.C. -Deus chama Abrão aos 75 anos, para a terra de Canaã (Gên 12.1-3)

1.580 a.C. -Deus confirma a aliança  que tinha feito com Abraão a Isaque,  quando Isaque era da idade de 100 anos, sendo Jacó da idade de 40 anos (Gên 26.1-5).

1.512 a.C. – José aos 17 anos de idade é vendido como escravo no Egito, a faraó. (Gên 37.36).

1.490 a.C. – Jacó tinha 130 anos de idade, quando ele e seus filhos entraram no Egito (Gên 46.1-26).

1.060 a.C. – Moisés tinha 80 anos quando tirou os Filhos de Israel do Egito, Após 430 anos. “ O Êxodo” .

Se eu subtrair o ano de nascimento de Adão (3728 a.C) – ao ano da saída dos hebreus do Egito(1060 a.C) dará um total de 2668 anos sem guardar o sábado. Porém posso pegar o ano de nascimento de Abraão que foi em (1780 a.C) e subtrair (1060 a.C)que foi o ano em que os hebreus deixaram a escravidão egípcia e teremos um total de 720 anos sem a guarda do sábado.  Mas eu ainda posso fazer outro calculo em desfavor aos defensores do sábado fatalista bastando eu pegar o ano em que os hebreus entraram no Egito(1490 a.C) e subtrair ao ano da saída deles(1060 a.C) e teremos um total de 430 para corrobora com o que o apóstolo judeu, doutor da Lei  e guardador do sábado Paulo de Tarso escreveu na epístola aos Gálatas que, a Lei só veio 430 anos(depois de Abraão) Gl.3:17,sendo assim, o sábado só passou a ser instruído e guardado pelos hebreus após a saída do Egito e isso pode ser conferido a partir do capítulo 16 de Êxodo que mostra claramente as primeiras instruções sobre o dia JUDAICO, e por isso os cristãos não precisam guardarem o sábado judaico, pois é um ritual judaico e também porque a Igreja nunca praticou tal ritual senão aqueles que eram judeus e não para ser salvos e sim por costume cultural e também com intuito de pregar o evangelho aos líderes judaicos principalmente aos sábados, dia esse em que era mais fácil de tratar do assunto já que nesse dia semanal havia uma aglomeração maior de pessoas para ouvir a palavra de Deus.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

40 Comentários

Comentários 1 - 40 de 40Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Muito Bom.

  2. Ótima cronologia biblica.

  3. Se em 1060 a.C., os hebreus saíram do Egito e o tempo dos juízes foi de 300 anos, então, o reino de Saul seguido por Davi e Salomão, compreende-se entre 700 a 400 a.C.?

  4. atenção cacp,

    falso internauta usando “jcp sex dez 27 at 6:26 pm”
    falso internauta usando nick name sendo falacioso e mentiroso. e o cara é religioso pois argumenta anonimamente na covardia usando nome dos outros. 

    JCP titular é assinante do cacp e sempre segue a lógica pensamento do site. 

  5. E quanto ao sétimo dia no Jardim do Éden? Qual era a utilidade dele no mundo sem pecado? Por que Deus abençoou e santificou esse dia no Jardim do Éden antes de entrar o pecado nesse mundo se não tinha nenhuma utilidade prática para Adão, Eva e seus descendentes?

    1. Para dizer que o homem não é maquina mas precisa cessar suas atividades

    2. E quanto a circunsisão antes da lei(Gn17)? Vai fazer circuncisão tb?

  6. Gênesis 26:5 porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis”.

    1. Mas não define que LEIS aí, sejam as MOSAICAS. Nem os judeus, defendem isso.

  7. a visão da teologia deve ser olhada pelo ponto de vista da nova aliança, logicamente também não perdendo de vista a antiga aliança, como por exemplo, até salmos é chamado de “lei”. O ministério de Jesus é maior que o de Moises, como servo fiel de Deus, Jesus guardou toda a lei, e Ele é o preletor na nova aliança (do seu sangue), “o monte sinai” de Jesus foi o “sermão do monte”, lá Ele detalhou a lei, e não fez menção de “guardar sabado” , e nos evangelhos fala dos “mandamentos de Jesus”, que é o amor e a principal lei de Deus. os apostolos não deram nenhuma enfase ao sabado, tanto que em galatas, Paulo reprova os “judaizantes” e ainda lança em rosto “guardais sabados?” conforme hebreus 4, o dia que deve-se ser observado é o HOJE, que deve-se dar ouvidos a Deus, e não esperar pelo sabado ou outro dia para ser santarrão, nos outros dias semanais não.

    1. osmar, não adianta voce ficar citando o AT esquece que tem o NT ? em genesis fez menção do sabado, mas e daí ? adão e eva andavam pelados, voce vai na sua religião sabateira pelado também, todo mundo fica pelado lá só porque está em genesis, acorda peão está em barco furado.

  8. na antiga aliança Moises recebeu a palavra de Deus em tábuas de pedra, na nova aliança a palavra de Deus, veio em forma humana, em Jesus, e quando no templo, o menino Jesus foi ser circuncidado, um homem chamado Simeão, disse : “…despede em paz o seu servo pois os meus olhos viram a sua salvação.” a salvação de Deus era contemplar Jesus, pois o aglomerado de mandamentos, conforme S.Paulo veio revelar acusação contra nós, na nova aliança somos salvos pela fé, e andamos na piedade pelo Espirito Santo, fazendo mortificar as obras da carne, até a nossa redenção final que é a vinda de Jesus.

  9. e certo que a salvação foi e é pela graça de Deus nosso salvador e  certo que jesus guardou o sábado 
    lucas 4:16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.seria sábio se os amigos seguissem o conselho de paulo e imitassem a paulo  como ele imitou a cristo.    

    1. e daí que Jesus entrava na sinagoga no sabado, isso implica em mandativo? Ele estava vivendo na era da lei e em Israel pois isso fazia assim. 
      João, o batizador comia mel silvestre e gafanhotos, voce come gafanhotos também?S.Paulos e outros apostolos sempre fizeram exortações reforçando a vida piedosa e refutando as obras da carne, e em nenhum lugar, eles falam enfaticamente ou explicitamente que precisa guardar o sabado.”Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” romanos 13:9E agora vem no seculo 19 (epoca faroeste americano) essa mulher H.White dizendo que quem não guarda o sabado não tem salvação … o que ela pensa? melhor que o apostolo Paulo, Pedro e outros QUE NUNCA FALARAM TAL COISA ? infelizmente, Helen White nasceu numa epoca errada, naquele tempo a medicina não sabia tratar ataques epileticos, e não havia o gardenal ou outro tarja preta para medicar-lhe e isso na epoca era entendido como diabolico, mas como ela “falava de Deus” então acharam que era algum fenomeno espiritual, e tacharam-na de “espirito da profecia” e saiu isso aíe : IASD. e o resto da historia todo mundo sabe.

    2. ERA DA LEI? KKKKKKK Onde tem isso na bíblia? Desde a queda de homem, a salvação sempre foi pela graça de Deus. A lei é só uma expressão de quem realmente está salvo pela graça. Pecado é a transgressão da lei. Quer ser Cristão e não quer obedecer. Que rebeldia é essa?

    3. Romanos 13:9 também não cita que Devemos amar a Deus sobre todas as coisas e também não cita para não fazer imagens de esculturas e nem adorá-las. E daí? Agora está liberado para o cristão adorar imagens e ter outros deuses só porque não citou? Vai estudar, JCP!

  10. e daí que Jesus entrava na sinagoga no sabado, isso implica em mandativo? Ele estava vivendo na era da lei e em Israel pois isso fazia assim. 
    João, o batizador comia mel silvestre e gafanhotos, voce come gafanhotos também? S.Paulos e outros apostolos sempre fizeram exortações reforçando a vida piedosa e refutando as obras da carne, e em nenhum lugar, eles falam enfaticamente ou explicitamente que precisa guardar o sabado.“Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” romanos 13:9 E agora vem no seculo 19 (epoca faroeste americano) essa mulher H.White dizendo que quem não guarda o sabado não tem salvação … o que ela pensa? melhor que o apostolo Paulo, Pedro e outros QUE NUNCA FALARAM TAL COISA ? infelizmente, Helen White nasceu numa epoca errada, naquele tempo a medicina não sabia tratar ataques epileticos, e não havia o gardenal ou outro tarja preta para medicar-lhe e isso na epoca era entendido como diabolico, mas como ela “falava de Deus” então acharam que era algum fenomeno espiritual, e tacharam-na de “espirito da profecia” e saiu isso aíe : IASD. e o resto da historia todo mundo sabe.

    1. Sr JCP,

      A primeira igreja a ensinar que o sábado do decálogo esta em vigor foi a Igreja Batista do Sétimo Dia a partir de 1617. Nada temos a ver com a falsa profeta EGW. Também não ensinamos que o sábado é ponto de salvação assim como não ensinamos que os outros nove mandamentos são ponto de salvação. A salvação é somente de graça mediante a fé em Jesus. Mas discordo quando falas que Cristo não se referiu ao sábado em seus ensinos. “É lícito fazer bem aos sábados”.

    2. nOSSA pesado..” e daí se Jesus entrou nas sinagoas no sabado”, se devemos imitar Jesus não devemos entrar nas sinagogas no sabado?

  11. reply View Replies (1) para Pastor Vaner, um abraço respeitoso, eu não conhecia a sua denominação. permita-me um reply, mas mesmo assim a sua igreja tem como item a guarda do sabado, e sobre Jesus dizer “é licito fazer bem aos sabados”, Ele disse isso para “quem guardava” o sabado, os fariseus.
    Jesus nunca falou da necessidade de guardar o sabado, seja direta ou indireta, Ele guardava porque estava vivendo no regime da Lei. neste evento com um jovem rico : “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 19:18-19 Pergunto ao Sr. será que Jesus esqueceu de mencionar o sabado, se fosse tão importante isso? Falta-me tempo e espaço para debater com o sr. mas aqui no site cacp tem no menu vários artigos sobre isso.

    1. Então caro jcp, quer dizer que se Jesus também não mencionou : Não terás outros deuses além do Deus da Bíblia, como também não farás para ti imagens de esculturas e nem as adorarás, então, por isso podemos fazer tais coisas que no passado a Lei Moral Divina proibiu? Está na mesma Lei Moral, mas Jesus não mencionou né… Então não é mais pecado, só era errado e considerado transgressão na época do antigo testamento, mas Deus mudou de opinião e hoje sua vontade permite a gente transgredir não somente o sábado como outras coisas mais, talvez, conforme o nosso interesse e interpretação de conveniência, não é mesmo? Você jura que a sua Bíblia é a mesma Bíblia dos escritores do Velho e do Novo Testamento?

    2. Varner e JCP.Já fiz muita pesquisa e muita pesquisa, inclusive com judeus (rabinos). O entendimento até deles, é de que HÁ UMA DISTINÇÃO muito clara, entre NAÇÃO ISRAELITA e GENTIOS. Sábado é para eles!

    3. Natan Serafin, ao invés de estudar a bíblia, vai perguntar a judeus sobre sábado. Não consulte homens! Adventista não ganha e não perde nada ensinado sobre o sábado. Agora a maioria dos pseudos-teólogos distorcem mesmo sabendo a verdade, pois isso implica nisso: R$ R$ R$ R$

  12. rsrs

    1. Então Natan Serafin, no ceu vai haver distição de pessoas? é isso q vc quer dizer, pois no ceu os salvos guardaram o sabado isaias 66:23
      ou é so os judeus que guardaram..
      detalhe os judeus não aceitam jesus como messias

  13. João Vitor,
    Quando guardarás “o ano sabático” Lv 25 ? a ellen white irá mesmo voando até ti com “asas de águia” trazer sustento para voce, visto que ficará um ano sem trabalhar?
    http://www.cacp.org.br/ellen-gould-white-e-a-astronomia/

  14. É a White tinha mesmo problemas mentais, viu até Enoque em um planeta com sete luas.faltava TARJA PRETA na época

  15. E o pior é que agora eles tem um canal de TV espalhando suas HERESIAS contaminando mais pessoas ainda, vamos orar a Deus pedindo por todos nós

  16. O apostolo Paulo recebeu o chamado para o ministério depois de cristo e o dia que ele guardava era o sábado (Rom.3:31 e 7:12) (atos 18:4). O próprio Jesus guardou o sábado. (Lucas 4:16,31)
    os 10 mandamentos refletem o caráter de Deus e o Seu caráter é imutável.  

  17. Marley, no site tem dezenas de artigos sobre a refutação sabatista, e você vem com três v.v. fora de contexto? Jesus guardou o sabado ? ora Ele estava em Israel … não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.16-18)

  18. Jesus no sermão do monte ratificou os mandamentos exceto o sabado e acrescentou Jejum, e Ele é superior a Moises, e num certo sentido abolitivo chamou-0 de VOSSO ACUSADOR SERÁ MOISÉS! (Jo 5,31-47). S.Paulo em colocensses 2 :16~17 sombreou o “sabado”.  estamos no N.T. e ñ VT.

    1. Jesus estava na lei, cumpriu tudo, estamos no NT e no magistério dos apostolos, Paulo colocensses 2 :16~17 sombreou o “sabado”. quem guarda sabado hoje é falso moralista, dispensa então o coletor de lixo, carteiro, eletricitário que trabalha para vc no sabado.
      guarda Lev.25. ?

  19. guardar sabado hoje é falso moralismo, por que então aceita que “pequem” por você, o carteiro, coletor lixo, eletricitário e concessionaria agua e esgoto “trabalhem para voce no sabado” ? fala para eles manda cessar os serviços, e vê se as visões da EGW presta para alguma coisa.

  20. a velha gringa morta, disse que teve uma visão,aurela em torno do 4º mandamento dando a guarda do sabado, tanto que “botaram” o nome da seita de “ASD” – julgando-se ser a “profetiza”, marcou datas para Jesus vir, só foi fiasco, agora tem tonto do Brasil que segue essa maldita.

    1. responde aqui se tem argumento.

  21. Mas o próprio Deus guardou o sábado (Gênesis 2:3), então a guarda do sábado foi feita primeiramente por nada menos que Deus, que quebra toda essa sua conta aí.

    Abraços

    1. sua profetiza guardava o “sabado” ? como determina a Lei ? PROIBIDO ACENDER FOGO NO SABADO. Êxodo 35:3. Ela viveu 1800 e bolinhas .. não tinha energia eletrica e nem aquecimento, só na lenha e querosene .. passava frio no inverno NÃO ACENDIA A LAREIRA A LENHA ?

    2. quem quebra “essa sua conta aí” é você e os adventistas que andam ultrapassando a palavra de Deus, vai ler a carta de Paulo ao Galatas e não livro de EGW.

      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

  22. Neto qua mar 29 at 7:20 am “próprio Deus guardou o sábado (Gênesis 2:3), então a guarda do sábado”

    Atitude de Deus e Jesus sobre o “sabado”

    “Mas Jesus respondeu a eles: “Meu Pai continua trabalhando até agora, e Eu também estou trabalhando.” João 5:17

    1. Atitude de S.Paulo sobre o “sábado” :

      Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
      Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
      Colossenses 2:16,17

Comentários 1 - 40 de 40Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement