Esqueceu a senha?

Os sabatistas nada fazem no sábado?

por Artigo compilado - sex ago 02, 12:26 am

OS SABATISTAS defendem a guarda do sábado com muita energia e convicção. O sábado é tema principal de seus trabalhos de evangelização. Dizem que o cumprimento do quarto mandamento é necessário à salvação. Mas há controvérsias. Enquanto a “profetiza” Ellen G. White declara que os que substituem o sábado pelo domingo são seguidores do papado e possuem a marca da besta, o Doutor Samuele Bacchiocchi (1938-2008), teólogo adventista, Ph.D., que foi professor de História da Igreja e de Teologia, na Universidade Andrews, considerado um gigante da erudição bíblica, declarou no último parágrafo do seu livro “Do Sábado para o Domingo”, o seguinte:

“Poderíamos dizer, portanto, que Paulo rejeitava o sábado como meio de salvação [grifo acrescentado], mas aceitava-o como sombra apontando para a substância que pertence a Cristo”. (01)

Controvérsias à parte, vejamos o enunciado do mandamento sobre o sétimo dia:

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás NENHUMA OBRA, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas” (Êx 20.8-10).

Vejamos quais são as obras que não devem ser feitas, como diz o mandamento, e qual o castigo correspondente:

“Aquele que profanar o sábado certamente morrerá, porque qualquer que nele fizer ALGUMA OBRA aquela alma será extirpada do meio do seu povo” (Êx 31.14). “Qualquer que no dia do sábado fizer obra, certamente morrerá” (v.15).

“Que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia” (Êx 16.29). “Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o; e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar ponde em guarda para vós até amanhã” (Ex 16.23). “Todo aquele que fizer obra [no sábado] morrerá”; “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas” (Êx 35.2-3).

“Guardai a vossa alma e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém, nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, NEM FAÇAIS OBRA ALGUMA” (Jr 17.21-22).

“Acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. Disse o Senhor a Moisés: Certamente morrerá o tal homem. Então, toda a congregação o tirou para fora do arraial, e com pedras o apedrejaram, e morreu, como o Senhor ordenara a Moisés” (Nm 15.32-36).

Os sabatistas observam totalmente as diretrizes acima? Ou transgridem a lei e ficam sujeitos ao castigo correspondente? É verdade que não viajam, não dirigem seus veículos, não fazem qualquer tipo de comida em suas casas e também não se alimentam em restaurantes, não passeiam com suas família e não trabalham na internet? É verdade que NADA fazem no sábado, conforme está no mandamento?

Eu já desconfiava que alguns não guardavam o sábado de acordo com as ordenanças do Antigo Concerto. Minha desconfiança tinha razão de ser. Recebi uma mensagem de e-mail escrita por um adventista no dia cinco de fevereiro de 2011, um sábado. Pedi-lhe que me explicasse o que pode e o que não pode um adventista fazer no dia santo. Ele não retornou.

O trabalho na internet viola o Quarto Mandamento: “Não farás NENHUMA OBRA” (Êx 20.8-10). O sabatista não deveria exercer QUALQUER tipo de atividade. A ordem é: “Não façais obra alguma”. Os sabatistas cumprem ou não cumprem o mandamento? E o que acontecerá com o sabatista que violar o sábado, por exemplo, com aquele que trabalhar na internet, viajar no sábado, varrer a casa, cuidar do jardim, passear, comer em restaurantes, acender o gás da cozinha para o café da manhã?

Os violadores serão apedrejados? Não? Por que? Recorrerão à graça abundante da Nova Aliança para se livrarem da morte? Buscarão o perdão das Boas Novas para fugirem ao castigo da severa lei? Relembremos o que diz a Bíblia para compreendermos por que o cristão não guarda o sábado:

(01) “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rm 6.14). “Agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra” (Rm 7.6).

(02) “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.1-2).

(03) “Pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé” (Gl 3.11). “De maneira que a lei nos serviu de aio [aio ou tutor: uma pessoa que conduz uma criança] para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados; mas, depois que a fé veio já não estamos debaixo de aio” (vv. 24-25).

(04) “Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gl 4.4-5).

(05) “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” (Cl 2.14).

(06) “Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou, e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus” (Hb 7.19). “A lei do AT era imperfeita porque não podia comunicar vida divina, nem o poder de cumprir suas exigências, nem oferecia acesso perfeito e completo a Deus” (Comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal).

(07) “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente… que está confirmado em melhores promessas; porque se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo” (Hb 8.6-7).

Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa

Referência:

(01) Link do livro de Sábado para o Domingo, de Samuele Bacchiocchi:

http://setimodia.wordpress.com/2008/12/12/livro-do-sabado-para-o-domingo/

Vídeos e artigos sobre o assunto: www.palavradaverdade.com

Vídeo correspondente: http://www.youtube.com/watch?v=DTBuDbqqgws


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

10 Comentários

Comentários 1 - 10 de 10Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Meu querido irmão sincero. Entenda que o sábado deve-se fazer o bem. (mt 12:11-12)
    Entenda que devemos ler o texto e estudar o contexto para não gerar um pretexto, pois cegos guiando outro cego, ao seu cabo é o ‘buraco’. Dou graças a Deus pois estabeleceu o Sábado dia santo (gen 2:1-3) na Criação primeiro. Alguns afirmam que Adão, Enoque não guardavam tal dia, mas se observarmos a lei foi imposta em ex. 20 e os israelitas em ex. 16 declaram o Dia do Senhor sendo sabado atraves da chuva do maná. O sabado é um Dia no qual posso me desligar das coisas do mundo como trabalho etc, coisas que envolvem o meu eu, e dedicamos unicamente para Cristo, como meio de Pregação e adoração a Deus em espírito e verdade, amém ?

    1. Fazer o bem no sábado ? Só no sábado ? Fazer o bem é todo dia amigo não só no sábado,estão querendo deturbar o evangelho introduzindo na mente do povão que é pecado trabalhar no sábado.

    2. Mateus 19:16-22 EXPLICA ISSO IASD!!!!

  2. ainda tem muitos outros, basta ler a Bíblia, inclusive o Novo testamento.
    Além do Sábado os adventistas ainda pregam muitas coisas interessantes, se um dia vc fosse em um culto saberia q esse nem é o assunto mais falado.
    Espero ter ajudado.

    1. I.A.S.D está catalogada como religião falsa, tendo como “profetisa” H.G.W denominada “espirito profecia” cujo nome precisa ser “aceito” na hora do batismo. http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/ voces trabalham em erro doutrinário.

  3. meus irmaos por favor vamos parar de discutir sobre o dia do Senhor pois os dias para se adorar é agora como Jesus falou a samaritana que a hora vem e já é , en que os verdadeiros adoradores adorarão ao pai em espirito e em verdade vamos adorar todos os dias.

  4. A lei é perfeita porq quem a deu é Perfeito. Jesus seguiu a lei e nós cmo sndo os seu seguidores temos que fazer o mesm. O amor gera a vontade de guardar os mandamentos e procurar se aperfeiçoar através deles João 14:15.

    1. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Rm 8:3

    2. não adulterarás exodo Êxodo 20:14

      não adulterarás, Eu, porém, vos digo que todo o que põe seus olhos em uma mulher, para a cobiçar, já no seu coração adulterou com ela. Mateus 5:28

      Jesus ratificou a lei, e o sabado não é contemplado nisso CL.2:16-17

  5. Meu amigo gostaria muito que você entrasse em contato comigo você disse que tentou comunicar com um Adventista e ele não te respondeu gostaria de conversar contigo. E espero que o Espírito Santo de Deus possa te tocar para que vc veja essa mensagem e se interesse.

Comentários 1 - 10 de 10Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement